Para os busólogos mais jovens, que não vivenciaram o fim da CTU e da EMTU Recife, o período compreendido entre os anos 2000 e fim dessa década é visto como um fosso na web, onde é difícil encontrar informações da época em questão.
Os fotologs saíram da web e as imagens de ônibus da época são encontradas quando algum busólogo mais conservador posta uma de suas relíquias no site Ônibus Brasil, nascido em 2009 e que até hoje é referência em acervo de fotos de busólogos de todo o Brasil.
Os jornais daqui do Recife não estão digitalizados neste período do início dos anos 2000 . Com isso o Blog Mobilidade foi atrás de documentos oficiais, e sites do governo para apanhar alguns fatos relevantes que ocorreram nesse período. Na cronologia abaixo estão alguns acontecimentos que mudaram o transporte público da RMR nessa época.
2000 - Concretizada a venda da CTU para a Transportadora Santinense de São Paulo, a ex - estatal passou a se chamar CTUR. A empresa paulista assumiu as 30 linhas, operada por 147 ônibus a diesel e 49 trólebus.
2001 - A EMTU inicia os testes com cofres e câmeras instalados nos ônibus, a primeira empresa a receber a instalação das câmeras de segurança foi a Rodoviária Caxangá.
A Itamaracá Transportes recebeu os primeiros 10 ônibus articulados ( de um total de 30 adquiridos ) para operar no SEI, nas linhas PE 15 / Joana Bezerra e PE 15 / Afogados; antes da aquisição o sistema só contava com 8 articulados da Borborema, na linha PE 15 / Boa Viagem.
2002 - Criação da linha Circular do Carnaval, entre o Recife e Olinda, operada pela Tamará.
As empresas Transcosta, Viação Mirim e Transmetro, passaram a operar linhas em Camaragibe.
2003
* Três novas linhas em operação : Camaragibe / CDU ( seis veículos ), Caixa Dágua / Afogados ( seis veículos ) e Afogados / Aeroporto ( cinco veículos ).
Começou a funcionar o SET ( Sistema Especial de Transporte ) , facilitando o deslocamento de pessoas com deficiência que utilizam cadeira de rodas. O sistema iniciou com 10 ônibus em nove linhas, veja quais :
* Circular ( Conde da Boa Vista )
* Avenida Norte / Macaxeira ( Encruzilhada )
* Camaragibe / Derby
* Camaragibe / CDU
* PE 15 / Joana Bezerra
* Rio Doce ( Princesa Isabel )
* Rio Doce / Derby
* Cabo ( Centro )
* Cavaleiro
Os passageiros começaram a ter acesso ao ônibus pela porta dianteira nos 68 novos ônibus ( 24 da Caxangá , 30 da Metropolitana e 14 da CRT ) que entraram em operação no Grande Recife com a catraca instalada na parte da frente, 22 ônibus pertencentes a Borborema já haviam sido modificados com a mudança da catraca em 10 linhas operadas pela empresa.
* Entrada em operação da linha Pau Amarelo ( Conde da Boa Vista - via Derby ), com 12 veículos da Cidade Alta, metade deles com ar condicionado. Um mês antes foram criadas as linhas Piedade / Derby e Rio Doce / Derby.
* Inauguração do novo terminal de Abreu e Lima, reformado e integrado ao SEI.
* As linhas Beberibe / Boa Viagem, Dois Unidos / Boa Viagem e Vasco da Gama / Boa Viagem tiveram o seu itinerário reduzido até o bairro de Afogados, mudando a nomenclatura das três e a redução da passagem do anel C para A; as linhas vinham apresentando pouca demanda até o bairro de Boa Viagem.
* A linha Cavaleiro / Afogados recebeu a troca dos seus 7 miniôbus por cinco convencionais com ar condicionado.
* terminal da linha Dois Irmãos ( Rui Barbosa ) saiu do padre Cícero, próximo a Ponte da Caxangá para a Rua Acadêmico Hélio Ramos, junto do terminal das linhas CDU/ Boa Viagem. A linha Torre saiu das proximidades do GOE para a recém inaugurada radial 5 ( atual paralela da Caxangá ). A linha TIP ( Circular ) / BR 408 teve seu itinerário expandido até o Curado V.
* O Sistema Complementar de Transporte começou a ser regulamentado em Camaragibe, com a entrada de 90 kombis regulamentadas pelo município.
* Um mês depois foi a vez de Olinda começar o ordenamento do transporte alternativo, três pontos de bloqueio foram criados, onde os passageiros das kombis e vans podiam embarcar de graça nos ônibus das linhas municipais.
2004 - a EMTU reduz em 50% o preço das passagens aos domingos em toda a Região Metropolitana do Recife, no horário das 5 às 24 horas para tarifas pagas em dinheiro.
Criação da linha Porto de Galinhas ( complementar ), com três microônibus fazendo o percurso por Boa Viagem, no roteiro de hotéis no bairro e com atendimento a praia de Muro Alto.
2005 - as linhas de ônibus que ligam o Recife a Porto de Galinhas tiveram renovação da frota, com aquisição de 10 ônibus alongados, o que significou a renovação total dos ônibus da linha, com poltronas reclináveis, piso emborrachado e espaço para bagagens na área interna e externa, pertencentes a Auto Viação Cruzeiro. Esse acontecimento representou também a entrada de Ipojuca no sistema de transporte da EMTU Recife.
Ônibus da Auto Viação Cruzeiro |
- Binário da Rua Barão de Souza Leão altera itinerário de 14 linhas de ônibus que trafegavam pela área.
- Inauguração do Terminal Integrado da Estação Recife
- Sistema complementar passa a aceitar cartões
- paradas de ônibus do Shopping Recife passaram por reforma; os 140 ônibus de diversas linhas que atendiam ao centro de compras passaram a embarcar e desembarcar os usuários em 3 paradas seletivas, além disso os ônibus passaram a trafegar em faixa exclusiva no entorno do shopping. O acesso entre o shopping e as paradas ganhou cobertura.
Cidade Alta e Transcol em 2007 |
2006
ônibus da Tamará na linha Circular ( especial ) |
A linha 219 Curado / TIP ( Sancho ) ganhou 4,5 km de extensão em seu itinerário, passando a atender as avenidas Liberdade, José Rufino e a rua Padre Ibiapina, beneficiando centenas de estudantes dos colégios localizados nos bairros do Sancho e Tejipió.
2007
2009
- anúncio da construção de mais 12 terminais integrados ao SEI, duplicando o número existente, que contava com 11 terminais na epóca
- inauguração do TI Pelópidas Silveira
- reativação da linha 949 Caetés / Cidade Tabajara ( Paratibe ), alterando sua denominação para Caetés / Centro de Paulista ( Paratibe )
- desmembramento da linha 988 Desterro / Paulista, criando a linha 984 Loteamento Bonfim / Paulista, integrantes no TI Pelópidas.
- toyoteiros deixam de ter acesso ao Recife e passam fazer terminal de suas linhas vindas do interior em Tiúma, São Lourenço da Mata.
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