Itapemirim - uma breve história, um novo recomeço - parte 2

Em 1971 a empresa implantou o serviço de tv nos ônibus, um pioneirismo da Itapemirim.



Itapemirim na linha Rio/Recife, créditos : O Cruzeiro

Itapemirim chega ao Nordeste 

De fato neste ano a Itapemirim, que já atendia aos estados : Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas , Bahia ( que pertenceu a Região Leste até este ano ) e Distrito Federal; passou a atender a Região Nordeste a partir da transferência das linhas da Auto Viação Progresso, que ligava o Recife ao Rio e São Paulo. Mas a Itapemirim não ficou sozinha no início, dividindo as linhas citadas com a Expresso Pernambucano, na inauguração da linha pra Recife, teve show dos cantores Roberto Carlos, Luiz Gonzaga e Elis Regina no Club Internacional na capital pernambucana ;10 ônibus da empresa desfilaram pela cidade e ficaram em exposição na pracinha do Diário; Campina Grande e Natal também passaram a contar com os serviços da Itapemirim neste ano.

Em 1972 a Viação Itapemirim inaugurou o Parque Rodoviário Willy Borghoff , na Avenida Brasil, Rio de Janeiro; Com 20 mil metros quadrados, e capacidade para liberar e receber 300 ônibus diariamente das linhas interestaduais ,além de alojamento para 96 motoristas ; perdendo apenas para o parque rodoviário de Cachoeiro do Itapemirim, onde a empresa surgiu em 1946, com apenas um ônibus ( jardineira ).

 Sua frota já era de 800 ônibus .

Exposição do Rodonave na Praça do Diário, em Recife

As linhas Recife/Rio e Recife/São Paulo passaram a ter os Rodonaves em sua frota, reduzindo o tempo de percurso e aumentando o conforto dos passageiros. O Sr Camilo Cola esteve em Recife mais uma vez, para inauguração do serviço, os ônibus ficaram em exposição na Praça da Independência, para apreciação do público.

Foram apresentados os OM 355 importados, uma exclusividade da Itapemirim.

Em 1973 a ECT - Empresa de Correios e Telégrafos começou a transportar cargas postais em linhas denominadas tronco - nacional, a exemplo da Rio / Recife ( Feira de Santana ).

Neste ano a Itapemirim adquiriu a Expresso Fortaleza , a maior empresa de ônibus interestaduaus do Ceará, e que fazia linha diárias para Rio e São Paulo, com uma frota de 45 ônibus leito e semi leito. Fato curioso do acontecimento, quando um ônibus da Itapemirim adentrou na rodoviária de Fortaleza cumprindo um horário da Expresso Fortaleza, deixando o pessoal presente no terminal surpresos e admirados.

Em 1974 uma parceria entre a Itapemirim e a Shell permitiu a construção de 12 hotéis ao longo da BR 101 do Rio a Recife, os hotéis recebiam o nome de Flecha, os primeiros a serem inaugurados foram em Sergipe e Rio de Janeiro.

Inaugurou o Parque Rodoviário de Brasília, com capacidade para receber 288 ônibus por dia.

Em 1975 inaugurou a linha Belém / Rio de Janeiro, ganhou concessão junto com a Transbrasiliana.

A Itapemirim foi pioneira na utilização de banheiros dentro dos ônibus nas linhas interestaduais, enquanto o DNER estudava a implantação do equipamento, dos 1.500 ônibus da sua frota neste ano, parte deles, que faziam linhas para o Norte e Nordeste já possuíam sanitários em seu interior.

Neste ano a Shell assumiu o controle da empresa e da sua subdsiária Penha.

Em 1976 em comemoração aos 26 anos da empresa, esteve em Recife mais uma vez o Sr. Camilo Cola que inaugurou a nova frota no serviço executivo para  o Rio e a nova linha, ligando o Recife a Brasília, com um modelo da Ciferal de 3 eixos. Ainda na ocasião anunciou a construção de uma base de operação no Recife, onde ficaria parte da frota das linhas para o Nordeste, além de um hotel para atender ao setor de turismo.

Colocou em funcionamento a sua linha mais longa : Rio/São Luís ( MA ), depois partindo de São Paulo passou a operar a mais extensa do Brasil na época, com 3 mil e 800 kilômetros.

Um dos executivos da Itapemirim 

Inaugurou os primeiros executivos, modelos de ônibus autorizados pelo DNER, para maior conforto dos passageiros.

Frota : 1500 ônibus, sendo 86 rodonaves.

Em 1977 a Itapemirm adquiriu as linhas da Princesa do Agreste nos trajetos : Serra Talhada/São Paulo, Caruaru/São Paulo, Recife/Brasília e Caruaru/Brasília.

Em 1979 a Itapemirim tinha 30 ônibus diariamente para o Nordeste, atendendo desde Salvador até São Luís. A garagem em Recife ficava na esquina das avenidas Mário Melo e Cruz Cabugá em Santo Amaro.

Adquiriu neste ano a linha Recife/Belo Horizonte

Perdeu a primeira parte ? clica no link >> Itapemirim - uma grande história, um novo recomeço

 Pesquisa : Jornal do Brasil ( RJ), Diário de Pernambuco, O Jornal ( RJ ), Jornal do Comercio,  Diário da Manhã, Correio Brasiliense, Folha Capixaba

Comentários