Itapemirim - uma grande história, um novo recomeço

 A Viação Itapemirim chegou a possuir 1.500 ônibus em sua frota na década de 70, operando linhas em 14 estados do Brasil.

Anúncio do Rodonave

Foi a primeira empresa a introduzir o ônibus - leito em linhas rodoviárias, os famosos rodonaves, em 1970 já possuia 600 ônibus leito e semi-leito em sua frota, que era a maior do mundo em número de ônibus Mercedes Benz.

Características do Rodonave - interior atapetado, 17 poltronas reclináveis, lanche e refrigerantes a bordo, serviço de rádio em comunicação com os pontos de apoio e comandante a bordo. 

O início das linhas interestaduais

Em 1952 inaugurou a sua primeira linha para fora do estado do Espírito Santo, ligando Cachoeiro do Itapemirim a Campos no Rio do Janeiro.

Em 1953 já eram 10 ônibus e a linha passou a ser a Cachoeiro/Vitória/Rio.

Em 1956 inaugurou o seu primeiro parque rodoviário, na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, sua frota era de 26 ônibus.

Em 1957 a Itapemirim se utilizava dos ônibus com carroceria Grassi.

Até 1959 a FNM - Fábrica Nacional de Motores foi a fornecedora da Itapemirim, que neste ano inaugurou a Rodoviária de Campos no Rio de Janeiro, construída pela empresa.

Os luxuosos Super HL

Em 1961 a Itapemirim adquiriu os Super HL , o mais moderno ônibus da Mercedes Benz na época, para reforço nas linhas Vitória/Rio, Vitória/Cachoeiro e Cachoeiro/Rio.

Em 1962 passou a ser uma sociedade anônima, a Viação Itapemirim S/A, com frota de 30 ônibus.

Em 1963 construiu a rodoviária de Vitória/ES e inaugurou a primeira linha ligando Vitória a São Paulo, conectando a capital capixaba ao maior centro do país. Já possuía 200 ônibus em sua frota, atendendo cinco estados.

Em 1965 iniciou a construção do seu parque industrial, que permitiria a fabricação dos seus próprios ônibus e a expansão das suas linhas  para outros estados brasileiros. Após isso comprou a linha Rio/Salvador, que trafegava por estradas perigosas e sinuosas, exigindo muito dos motoristas, o que fez com que a Itapemirim idealizasse um novo avanço, os pontos de apoio para descanso e troca de motoristas, além de cuidados com o veículo em viagem e restaurantes e outras facilidades para os passageiros, instalados a cada 200 ou 300 quilômetros.

Iniciou a operação da linha Vitória/Salvador, com percurso feito em 17 horas.

Em 1967 inaugurou a garagem da Guanabara, no Rio de Janeiro, junto com uma frota de 20 ônibus novos adquiridos da Mercedes Benz,  modelo OM - 326, chegando a 300 ônibus na frota, todos Mercedes. Pôs em circulação os ônibus leito na linha Rio/Salvador.

Parte da frota dos 450 ônibus da Viação Itapemirim

Em 1969 passou a operar na concessão da linha Rio/Brasília, chegando a mais de 100 linhas no total, com uma frota de 500 ônibus.

Passou a operar também a linha Brasília/Belo Horizonte, quando adquiriu a Viação Amazonas, detentora da linha.

Em 1970 o diretor da Itapemirim, Sr. Camilo Cola esteve em Pernambuco, em visitas as instalações da Imperial Diesel. Na ocasião anunciou a implantação de uma linha de ônibus da sua empresa, ligando o estado do Espírito Santo a capital Recife.

Inaugurou um Parque Rodoviário em Minas Gerais.

Em 1971 a empresa implantou o serviço de tv nos ônibus, um pioneirismo da Itapemirim.

Continua na próxima parte, aguarde...

As fotos e a pesquisa foram retiradas dos periódicos e jornais pesquisados na web, Fontes : Jornal do Brasil (RJ ), Diário de Pernambuco, O Jornal ( RJ ), Jornal do Comercio,  Diário da Manhã, Correio Brasiliense, Folha Capixaba


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