O Novo Recife: a área do Cais José Estelita e o futuro da mobilidade na Região Central da cidade

 

A área central do Recife passa por mudanças em sua dinâmica urbana já a algum tempo; Rua da Aurora, proximidades da Conde da Boa Vista e o Cais José Estelita ( Projeto Novo Recife ) se tornaram áreas de investimento por parte das construtoras. 

Novo Cais com o sistema viário 

O Novo Recife, do consórcio de construtoras que tem a Moura Dubeux é o que mais envolve mudanças, seja na parte de moradia, com a construção de edifícios de alto luxo, como de equipamentos e transformações viárias que esses empreendimentos estão trazendo para um local que poderia ser chamado antes de velho Recife, com seus armazéns e ferrovias desativadas. 

Uma nova mobilidade no Cais José Estelita

Com a construção dos edifícios, parques e novas avenidas no entorno, o Novo Recife trará para a cidade diversas mudanças na mobilidade e transporte na área entre o porto e o Cabanga, podendo se estender até o bairro de Afogados se o projeto de VLT - veículo leve sobre trilhos se concretizar, conectando o metrô de superfície com o novo equipamento. 

O sistema viário teve sua inauguração hoje, com a utilização das vias que passam próximo as construções edificadas pela Moura Dubeux formando um binário com a avenida antiga, um Novo Cais da Alfândega. Mas as mudanças devem continuar e tomar novos rumos com a construção do parque público e a decisão sobre a demolição ou não do viaduto Cinco Pontas. 

As ações no trânsito e no aspecto urbano reforçam que a cidade se expande a cada ano, modificando seus antigos usos e de toda forma se modernizando para atender ao mercado imobiliário principalmente. Os "Novos Recifes" surgirão por toda parte, com territórios modificados e melhorados com o lançamento de futuros projetos tanto na área central quanto na parte mais periférica da cidade.

Comentários