Os gargalos do BRT Leste-Oeste

 O Corredor de BRT Leste-Oeste liga Camaragibe ao centro do Recife, operado pela Mobibrasil, as linhas que vão até o centro do Recife perdem em pontualidade e eficiência devido a falta de prioridade para os ônibus em alguns trechos das avenidas Belmino Correia, Caxangá e Conde da Boa Vista. 

Os BRTs dividem espaço com ônibus comuns na Conde da Boa Vista

Conheça os pontos críticos do Leste-Oeste:

Sentido Camaragibe - Recife 

Avenida Belmino Correia perto da Elisa Cabral

Mesmo sem atender boa parte desta avenida, com apenas um ponto de parada para as linhas que seguem para o Derby e Boa Vista, o BRT encontra trânsito lento já na subida a partir da Maternidade municipal até chegar na Estação Eliza Cabral.

Estação Eliza Cabral até a Praça de Camaragibe

Quando atende a Estação Eliza Cabral o BRT ainda enfrenta lentidão na descida da Belmino Correia até depois da entrada de Aldeia, com semáforos de dois tempos para veículos e semáforos para pedetres, até finalmente ter acesso a via exclusiva para o Via Livre. 

Saída dos ônibus que fazem linhas alimentadoras para o TI CDU

Em diversos horários os congestionamentos têm se tornado constante no percurso dos ônibus do TI CDU para a Avenida Caxangá 

Saída do TI CDU

Um dos pontos que tem se tornado gargalo para as linhas do Corredor Leste Oeste é a saída do TI CDU para a Avenida Caxangá, neste local está localizado um colégio particular, e dois cruzamentos sem semáforos no itinerário dos ônibus que seguem para o centro do Recife, Rio Doce e Joana Bezerra.

Rua Benfica - Praça do Internacional

Um dos maiores pontos de travamento do Leste - Oeste atualmente, após atender a Estação Benfica o BRT perde prioridade no trânsito e até a Praça do Derby disputa espaço com os carros, principalmente no péssimo trecho que passa na frente da Praça do Internacional. 

Avenida Conde da Boa Vista

Nesta avenida os BRTs dividem espaço com os ônibus comuns e veículos de passeio, tirando a prioridade e rapidez dos ônibus que atendem as estações Soledade e Rua do Hospício, localizadas no centro da avenida.


Sentido centro do Recife - Camaragibe

Praticamente todos os trechos de perda de velocidade do BRT no sentido centro se repetem na volta para Camaragibe

Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, antes de chegar no Derby 

Descida da Ponte do Derby até a Estação Benfica

Mercado de Camaragibe até a Estação Frei Caneca

Da Estação Eliza Cabral até a chegada no TI Camaragibe

Prioridade semafórica para o BRT

O governo do estado anunciou recentemente a instalação e modernização dos semáforos nos trechos onde operam os BRTs do Leste-Oeste e Norte-Sul, este operado pelo Conorte.

Os novos semáforos permitirão atualização em tempo real do trânsito, e darão prioridade aos ônibus nos cruzamentos dos dois corredores.


Quer saber os horários dos seus ônibus antes de chegar no TI, acesse e crie o atalho fácil do seu terminal na tela inicial do seu celular, experimente 

Horários de linhas de ônibus, TIs do Grande Recife



Comentários