Ônibus monobloco - a história, do primeiro ao último

 1970 

lançou o novo monobloco O-352. 

Anúncio da Imperial Diesel sobre o O-352.

Em julho deste ano a Imperial Diesel apresentou ao empresários de transporte do estado de Pernambuco, o O-352 A, monobloco de luxo fabricado pela Mercedes-Benz. O ônibus levou parte da comitiva do Recife até Gravatá, num test-drive que incluiu a íngreme subida da Serra das Russas, demonstrando o alto desempenho do veículo.  

1971 

Começou a ser produzido o novo monobloco O-362, com facilidade de aquisição através do novo FINAME- financiamento de máquinas e equipamentos, que passou a incluir o transporte por ônibus. 

1973

O-362 era um sucesso de vendas. Foi apresentado no Recife o OM-352, pela Norasa e Imperial Diesel. 

O-362 da Penha

1974 

Um monobloco O-326 recebeu a Distinção de Alta Quilometragem, concedida pela Mercedes aos produtos que ultrapassam 1 milhão de quilômetros rodados sem alteração do equipamento original. O veículo pertencia a Viação Bonfinense e fazia o trajeto entre São Paulo e o interior da Bahia. 

ônibus da Bonfinense

1975 

Foi produzido o ônibus de número 20.000 pela Mercedes no Brasil.

Incabasa - Indústrias de Carrocerias da Bahia

1976 

A fabricante de monoblocos forneceu 150 unidades e 40 chassis montados em carroceria Ciferal para o Sistema Integrado de Transportes de Goiânia. Surgiu a Incabasa no mercado de monoblocos, produzindo o primeiro executivo totalmente nacional, com capacidade para 44/45 lugares.

1977 a CTU( Recife ) - Companhia de Transportes Urbanos adquiriu 18 monoblocos O-362, pintados na cor laranja, preto e amarelo-ouro nas dependências da estatal. O primeiro monobloco com ar-condicionado estreou numa linha intermunicipal do Rio de Janeiro.

foto do O-364

Em 1978 a Mercedes começou a fabricar ônibus completos em sua nova sede: Campinas,  lança o O-364, nas versões 12 R e 13 R, com diversas modificações visando ampliar a capacidade do veículo e consequentemente conforto ao passageiro. Outro detalhe foi a fixação da carroceria com solda de ponto, eliminando os furos em sua estrutura.  A Expresso 1002 que faz linhas intermunicipais para o interior de Pernambuco recebeu 12 monoblocos O-362, de um total de 24 adquiridos. 

Em 1979 a Mercedes colocou no mercado brasileiro, o O - 364 - 11, ( nas versões rodoviário, interurbano e por último o urbano ), em substituição ao O-362, que já rodava no país há 20 anos. 

frota do modelo O-364 adquirida pela São Domingos
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