Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

O bairro de Beberibe : aspectos, história e mobilidade

Linha 700 Beberibe / Afogados

Criado em 1908 como distrito de Olinda , passou a fazer parte do município de Recife no ano de 1928 .

O bairro de Beberibe já foi muito maior do que é hoje , a exemplo de Casa Amarela que teve o desmembramento de várias localidades que hoje se tornaram bairros ; a Grande Beberibe , podemos dizer assim , abrangia o território dos bairros : Porto da Madeira, Cajueiro, Fundão e Água Fria , Caixa D’Água, Águas Compridas, Dois Unidos, Linha do Tiro, Arruda , Alto do Pascoal, Alto Santa Terezinha e Bomba do Hemetério

Transporte

O bairro de Beberibe já foi servido por linha de maxabomba , e depois por bondes elétricos. Com a chegada da CTU nos anos 60 , foi implantada a linha de ônibus elétricos de Beberibe . Com o zoneamento de linhas da EMTU , a CTU saiu de cena e foi criada uma linha convencional , operada pela empresa São Paulo , que surgiu no mesmo bairro , infelizmente foi engolida pela licitação que até hoje não foi concluída , das linhas de ônibus do Grande Recife.

A maioria das linhas que trafegam pelo bairro são operadas pela Rodoviária Caxangá , que assumiu várias linhas que pertenciam a extinta São Paulo.

O bairro é cortado pela Avenida Beberibe , uma das vias bem mais servidas por linhas de ônibus do Recife . Veja abaixo a cobertura de linhas de ônibus nas vias do bairro :

PAC Beberibe

Trata - se de um projeto na Bacia do Beberibe , contemplando os moradores dos arredores e áreas ribeirinhas com saneamento , asfalto , dragagem do rio e construção de habitacionais . Muita coisa já foi feita , mas ainda tem muito por se fazer , uma delas é a conclusão de uma artéria margeando o rio de mesmo nome , ligando os bairros que fazem limite com o rio .

Nova via margeando o Rio Beberibe


Visualizar Nova beira rio em um mapa

Algumas desapropriações precisarão ser feitas , no trecho onde será construído a via que ligará os bairros de Campina do Barreto à Dois Unidos margeando os rios Beberibe e Morno.

As obras fazem parte do PAC II da Mobilidade, e além de trazer desenvolvimento para os bairros que ficam na Bacia do Beberibe, a nova via também poderá ser uma alternativa a quem hoje trafega pelas congestionadas avenidas Beberibe e Presidente Kennedy.

Pesquisa : https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/pernambuco/olinda.pdf

http://vozesdazonanorte.blogspot.com/

2 comentários:

Unknown disse...

boa.

Rodolfo disse...

Antes da caxangá era a metropolitana depois veio a Caxangá

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...