Arquivo de imagens

Arquivo de imagens

domingo, 18 de novembro de 2018

Corredor Leste - Oeste ainda não tem prioridade em Camaragibe

Previsão é que sejam construídas quatro estações do Leste - Oeste no trecho de Camaragibe

A copa do mundo 2014 se foi , não é mais uma referência para a questão da mobilidade na cidade de Camaragibe , região metropolitana do Recife e por onde passa ou deveria passar o Corredor Leste - Oeste.

Terminal Integrado de Camaragibe

Ponto inicial do Corredor Leste - Oeste, o TI Camaragibe ainda não foi adaptado para o BRT, ou seja , com embarque e desembarque em nível e outras melhorias . Um terreno ao lado do TI que poderá servir para a ampliação do mesmo , está fechado , servindo as vezes como estacionamento dos ônibus da Mobibrasil , empresa que opera o Leste - Oeste. A avenida por onde trafegam os BRTs em Camaragibe , a Dr. Belmino Correia , não recebeu nenhuma mudança significativa para operação dos ônibus rápidos , o que acabou " travando " a ideia de ganho de tempo , um dos benefícios dos corredores BRT .

Uma das causas é a falta de prioridade na via , atualmente os ônibus BRTs das linhas Camaragibe/Derby e Camaragibe ( Conde da Boa Vista ) não fazem embarque/desembarque ao longo da Belmino Correia , muitos deles trafegando na faixa central da avenida , o que não é um privilégio , pois dividem o trânsito com automóveis e outros ônibus que passam nesse trecho.

BRT das linhas Derby e Centro ainda não atendem aos passageiros no trecho entre o terminal integrado de Camaragibe e a Estação Areinha , já na divisa com o Recife

A linha 2490 Camaragibe/Macaxeira é a única que serve aos passageiros na Belmino Correia, porém é considerada uma linha mista , pois utilizam o veículo BRT , mais faz embarque/desembarque no lado direito da via , em paradas comuns , e junto com as outras duas linhas de BRT que saem do TI Camaragibe , só tem tráfego exclusivo a partir do cruzamento com a PE 27 , sendo a estação Areinha a primeira do Corredor Leste Oeste no sentido centro do Recife.

Estação Areinha , a primeira do Corredor Leste - Oeste no sentido Recife

Dessa forma , quem vem do Recife com destino a Belmino Correia , tem que descer em uma das estações onde a linha 2490 atende para poder fazer o transbordo , ou então ir até o TI Camaragibe e embarcar num ônibus comum que passe pela avenida.

Linha 2490 Camaragibe / Macaxeira atendendo em parada comum e numa estação de BRT

Projetos existem , engavetados ou não , ainda não resolveram a questão de tráfego exclusivo para o BRT na cidade de Camaragibe. Avenida paralela , construção de estações , desapropriação que foi deixada pra trás , e etc. Por enquanto nada mudou para permitir a operação completa no Corredor Leste - Oeste , ligando o TI Camaragibe ao Centro do Recife.

Segundo o Governo do Estado já existe um projeto para construção de quatro estações de BRT em Camaragibe , sem definição ainda de como serão as estações , nos moldes das que existem na Avenida Caxangá ou outra que não precise ser no centro da via.

Leste - Oeste em Camaragibe , mais de 3 quilômetros sem via exclusiva para o BRT

Nenhum comentário:

Postar um comentário