Antes da instalação da Caio Norte , as empresas de transporte coletivo daqui da região importavam suas carrocerias do Sul - Sudeste , o que encarecia os produtos , pois se pagava um valor alto para trazê - las ; Com a instalação da Caio Norte só os chassis vinham do Sudeste .
A primeira empresa a receber uma unidade fabricada na Caio Norte foi a Expresso São Paulo , no ato da inauguração em outubro de 1966. Depois a entrega de carrocerias se espalhou pelo Nordeste e Norte , onde inúmeras empresas de transporte coletivo adquiriram seus ônibus na Caio Norte. Começou produzindo 10 unidades mensais, em abril de 1967 a Caio Norte já havia fornecido ônibus para as empresas:
de Recife :
Expresso Agnus ; A.V.S.; Rodoviária Capricho ; Expresso Vai e Vem ; Pedrosa ; Auto Viação Sobral ; Auto Viação Lusitana ; São Judas Tadeu - do Cabo ; Transportadora Itamaracá - do atual Conorte; União - de Jaboatão .
Maceió:
Auto Viação Progresso ; Empresa Nossa Srª da Conceição ; Empresa Santo Antônio ; Empresa Nossa Senhora de Fátima ; Empresa Santa Maria ;
Fortaleza
Autoviária São Vicente de Paula; Viação Angelim ; Autoviária São José ; Autoviária Pacheco.
Fatos e curiosidades;
A Caio Norte teve até time de futebol , que disputava competições amadoras em todo o estado , possuía um campo onde outras agremiações também faziam seus jogos , e o Sport Recife treinava nos anos 70 , quando a Ilha do Retiro se manteve fechada para recuperação do estádio.
O Sport Club do Recife já possuiu um ônibus fabricado na Caio Norte .
Anos 60 - o começo da Caio Norte
1967
Em julho de 1967 a Caio Norte atingiu o número de 15 carrocerias fabricadas por mês .
Em outubro de 1967 a Caio Norte entregou o seu 100º ônibus , comprado pela Itamaracá Transportes .
No período de um ano de funcionamento a Caio Norte tinha entregue 300 carrocerias.
1968
Em junho de 1968 a Caio Norte entregou a primeira carroceria de uma série exclusiva encomendada pela CTU , o monobloco com 2 portas no meio , para melhor locomoção dos passageiros .
1969
Em 1969 a Caio Norte encarroçou dois ônibus Magirus - Deutz para a São Judas Tadeu , do Cabo. Neste ano , quando a Caio já produzia 45 unidades mensais , 15 ônibus foram adquiridos pela CTU , modelos Magirus - Deutz e Mercedes-Benz. Houve o lançamento do Caio Bela Vista , a Viação Santa Cruz adquiriu unidades do modelo para operar na linha Jaboatão.
Pesquisa e fotos - Diário de Pernambuco , acervo digital
6 comentários:
EU PRECISAVA MUITO ENCONTRAR JORGE GONÇALVES GOES QUE TRABALHOU NESSA EMPRESA,ELE JA DEVE ESTAR COM UNS 80 ANOS,O IRMAO DELE IVO GOES QUE MORA EM SAO PAULO SONHA EM REENCONTRAR O IRMAO...ELES NAO TEM CONTATO A MAIS DE 30 ANOS
Prezado, teria alguma foto dos CAIO NORTE Magirus-Deutz da CTU? Nunca encontrei em lugar algum. Cheguei a usá-los na época. Obrigado
Prezado, teria alguma foto dos CAIO NORTE Magirus-Deutz da CTU? Nunca consegui encontrar mas usei esses ônibusbna época.
Guppy veja nessa postagem , se é um desses , https://www.transportes-daniel.blog.br/2019/06/
Oi Daniel se tiver como manda a foto do Caio Norte
Tá no link acima que eu citei , é só copiar o link e abrir a matéria
Postar um comentário