Antes da instalação da Caio Norte , as empresas de transporte coletivo daqui da região importavam suas carrocerias do Sul - Sudeste , o que encarecia os produtos , pois se pagava um valor alto para trazê - las ; Com a instalação da Caio Norte só os chassis vinham do Sudeste .
A primeira empresa a receber uma unidade fabricada na Caio Norte foi a Expresso São Paulo , no ato da inauguração em outubro de 1966. Depois a entrega de carrocerias se espalhou pelo Nordeste e Norte , onde inúmeras empresas de transporte coletivo adquiriram seus ônibus na Caio Norte. Começou produzindo 10 unidades mensais, em abril de 1967 a Caio Norte já havia fornecido ônibus para as empresas:
de Recife :
Expresso Agnus ; A.V.S.; Rodoviária Capricho ; Expresso Vai e Vem ; Pedrosa ; Auto Viação Sobral ; Auto Viação Lusitana ; São Judas Tadeu - do Cabo ; Transportadora Itamaracá - do atual Conorte; União - de Jaboatão .
Maceió:
Auto Viação Progresso ; Empresa Nossa Srª da Conceição ; Empresa Santo Antônio ; Empresa Nossa Senhora de Fátima ; Empresa Santa Maria ;
Fortaleza
Autoviária São Vicente de Paula; Viação Angelim ; Autoviária São José ; Autoviária Pacheco.
Fatos e curiosidades;
A Caio Norte teve até time de futebol , que disputava competições amadoras em todo o estado , possuía um campo onde outras agremiações também faziam seus jogos , e o Sport Recife treinava nos anos 70 , quando a Ilha do Retiro se manteve fechada para recuperação do estádio.
O Sport Club do Recife já possuiu um ônibus fabricado na Caio Norte .
Anos 60 - o começo da Caio Norte
1967
Em julho de 1967 a Caio Norte atingiu o número de 15 carrocerias fabricadas por mês .
Em outubro de 1967 a Caio Norte entregou o seu 100º ônibus , comprado pela Itamaracá Transportes .
o anúncio do novo ônibus |
Em dezembro deste ano a montadora nordestina apresentou na FECIN - Feira da Indústria e Comércio do Nordeste, a carroceria Rodoviário Luxo.
No período de um ano de funcionamento a Caio Norte tinha entregue 300 carrocerias.
1968
Em junho de 1968 a Caio Norte entregou a primeira carroceria de uma série exclusiva encomendada pela CTU , o monobloco com 2 portas no meio , para melhor locomoção dos passageiros .
1969
Em 1969 a Caio Norte encarroçou dois ônibus Magirus - Deutz para a São Judas Tadeu , do Cabo. Neste ano , quando a Caio já produzia 45 unidades mensais , 15 ônibus foram adquiridos pela CTU , modelos Magirus - Deutz e Mercedes-Benz. Houve o lançamento do Caio Bela Vista , a Viação Santa Cruz adquiriu unidades do modelo para operar na linha Jaboatão.
Pesquisa e fotos - Diário de Pernambuco , acervo digital
Comentários