Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

sábado, 15 de junho de 2019

Caio Norte , a filial da Caio em Pernambuco como você nunca viu - Parte 1

A Caio Norte foi a primeira indústria do tipo a se instalar em terras pernambucanas; foi também a primeira firma de São Paulo a abrir uma filial no Nordeste. A SUDENE teve grande participação nisso, pois a indústria teve isenção de impostos por 10 anos . Para a instalação da fábrica a Caio adquiriu empréstimos junto ao BNB - Banco do Nordeste do Brasil , no valor aproximado de 1,5 bilhões milhões de cruzeiros, porém o gasto total com a implantação ficou em torno de 12 bilhões.

Antes da instalação da Caio Norte , as empresas de transporte coletivo daqui da região importavam suas carrocerias do Sul - Sudeste , o que encarecia os produtos , pois se pagava um valor alto para trazê - las ; Com a instalação da Caio Norte só os chassis vinham do Sudeste .

A primeira empresa a receber uma unidade fabricada na Caio Norte foi a Expresso São Paulo , no ato da inauguração em outubro de 1966. Depois a entrega de carrocerias se espalhou pelo Nordeste e Norte , onde inúmeras empresas de transporte coletivo adquiriram seus ônibus na Caio Norte. Começou produzindo 10 unidades mensais, em abril de 1967 a Caio Norte já havia fornecido ônibus para as empresas:

de Recife :

Expresso Agnus ; A.V.S.; Rodoviária Capricho ; Expresso Vai e Vem ; Pedrosa ; Auto Viação Sobral ; Auto Viação Lusitana ; São Judas Tadeu - do Cabo ; Transportadora Itamaracá - do atual Conorte; União - de Jaboatão .

Maceió:

Auto Viação Progresso ; Empresa Nossa Srª da Conceição ; Empresa Santo Antônio ; Empresa Nossa Senhora de Fátima ; Empresa Santa Maria ;

Fortaleza

Autoviária São Vicente de Paula; Viação Angelim ; Autoviária São José ; Autoviária Pacheco.

Fatos e curiosidades;

A Caio Norte teve até time de futebol , que disputava competições amadoras em todo o estado , possuía um campo onde outras agremiações também faziam seus jogos , e o Sport Recife treinava nos anos 70 , quando a Ilha do Retiro se manteve fechada para recuperação do estádio.

O Sport Club do Recife já possuiu um ônibus fabricado na Caio Norte .

Anos 60 - o começo da Caio Norte

1967

Em julho de 1967 a Caio Norte atingiu o número de 15 carrocerias fabricadas por mês .

Em outubro de 1967 a Caio Norte entregou o seu 100º ônibus , comprado pela Itamaracá Transportes .

o anúncio do novo ônibus

Em dezembro deste ano a montadora nordestina apresentou na FECIN - Feira da Indústria e Comércio do Nordeste,  a carroceria Rodoviário Luxo.

No período de um ano de funcionamento a Caio Norte tinha entregue 300 carrocerias.

1968

Em junho de 1968 a Caio Norte entregou a primeira carroceria de uma série exclusiva encomendada pela CTU , o monobloco com 2 portas no meio , para melhor locomoção dos passageiros .

1969

Em 1969 a Caio Norte encarroçou dois ônibus Magirus - Deutz para a São Judas Tadeu , do Cabo. Neste ano , quando a Caio já produzia 45 unidades mensais , 15 ônibus foram adquiridos pela CTU , modelos Magirus - Deutz e Mercedes-Benz. Houve o lançamento do Caio Bela Vista , a Viação Santa Cruz adquiriu unidades do modelo para operar na linha Jaboatão.

Pesquisa e fotos - Diário de Pernambuco , acervo digital

6 comentários:

LUCIANA disse...

EU PRECISAVA MUITO ENCONTRAR JORGE GONÇALVES GOES QUE TRABALHOU NESSA EMPRESA,ELE JA DEVE ESTAR COM UNS 80 ANOS,O IRMAO DELE IVO GOES QUE MORA EM SAO PAULO SONHA EM REENCONTRAR O IRMAO...ELES NAO TEM CONTATO A MAIS DE 30 ANOS

GUPPY disse...

Prezado, teria alguma foto dos CAIO NORTE Magirus-Deutz da CTU? Nunca encontrei em lugar algum. Cheguei a usá-los na época. Obrigado

GUPPY disse...

Prezado, teria alguma foto dos CAIO NORTE Magirus-Deutz da CTU? Nunca consegui encontrar mas usei esses ônibusbna época.

Daniel Julio disse...

Guppy veja nessa postagem , se é um desses , https://www.transportes-daniel.blog.br/2019/06/

Unknown disse...

Oi Daniel se tiver como manda a foto do Caio Norte

Daniel Julio disse...

Tá no link acima que eu citei , é só copiar o link e abrir a matéria

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...