Caio Norte parte II - a parceria com a CTU e os primeiros 10 anos em Pernambuco

1970

Em 1970 a CTU adquiriu 70 unidades de ônibus para serem encarroçados na Caio Norte. A CTU tinha uma ótima parceria com a Caio Norte , pois além de entregar carrocerias novas , também reformava as que estavam em uso.

Nas fotos acima , carrocerias adquiridas na Caio Norte.

Em Junho de 1970 a Caio Norte entregou a sua milésima carroceria fabricada na unidade de Jaboatão.

Anúncio publicitário comemorando a fabricação da milésima carroceria . ( Créditos Diário de Pernambuco )

1971

Em 1971 a Imperial Transportes ( atual Borborema ) encomendou o encarroçamento de 20 unidades de ônibus , ampliando assim a frota da empresa.

Neste mesmo ano outras duas empresas renovaram suas frotas com o modelo Bela Vista , a Nápoles e a Empresa Oliveira.

Em outubro de 1971 a Caio Norte comemorava o 5º ano de estadia em Pernambuco , trazendo o lançamento do modelo Jubileu , já fabricado na Caio Sul . Neste ano a Caio Norte já havia entregue ônibus a empresas de 14 estados do Brasil , mostrando a força que tinha , não só Nordeste .

1972

Em 1972 a Borborema Imperial Transportes recebeu 5 unidades do Caio Bela Vista . Foto Classical Buses.

1973

Em 1973 a Caio Norte recebeu a encomenda de 100 carrocerias , adquiridas pela CTU. Neste ano ganhou uma concorrêcia para fabricar seis ônibus para C.T.C de Fortaleza.

Em setembro , a Caio Norte lança a linha 74 , entregando 5 unidades de um total de 14 encomendados pela Empresa Nápoles.

1974

Em 1974 a Caio Norte começou a produzir carrinhos de mão em sua unidade industrial , para venda a construtoras e empresas do ramo. Neste ano , 60 unidades de ônibus Mercedes - Benz foram encomendadas pela CTU.

Neste ano o sistema de transportes de Salvador foi responsável pela encomenda de 110 unidades .

Também neste ano a Caio Norte começou a produzir o micro Carolina , recebendo uma encomenda inicial de 80 unidades do estado de Fortaleza.

1975

Em 1975 a Caio Norte bateu o recorde de carrocerias comercializadas , 495 unidades para cidades do Norte e Nordeste.

Em 1975 a Caio Norte produzia os modelos : Bela Vista ; Carolina ; rodoviário Jubileu e o carrinho de mão que já se tornara um sucesso de vendas.

A CTU , uma das maiores parceiras da Caio Norte encomendou neste ano 50 unidades , sendo 20 opcionais e 30 convencionais .

1976

Em 1976

A Caio Norte entregou a Auto Expresso Oliveira 3 unidades do modelo Gabriela , como parte de um pedido de 30 unidades . Nove unidades do mesmo modelo foram entregues a Expresso Vera Cruz . A Empresa Oliveira também renovou com a Caio Norte . A crise do petróleo fez com que as fabricantes e encarroçadoras de ônibus buscassem otimizar seus produtos com o intuito de melhorar a performance , tendo como resultado ônibus mais eficientes e duradouros; Dentro desse contexto , em junho deste ano a Caio Norte lançou a carroceria em duralumínio , ampliando para 7 anos a vida útil do veículo , o modelo foi batizado de Ipanema , carroceria Metropolitana , adquirida pela Caio Norte .

A Caio Norte concluiu a incorporação da Pluma Carrocerias do Nordeste , com sede em Fortaleza .

Em outubro desse ano a Caio Norte ofereceu um coquetel no Iate Clube do Recife e um almoço na fábrica comemorando 10 anos de atividade no Nordeste .

Anúncio da Empresa São Paulo , a primeira a adquirir um ônibus fabricado pela Caio Norte , parabenizando pelos seus 10 anos.

Anúncio da CTU , a maior cliente da Caio Norte.

Grupo Caio Norte , o que dizer desse anúncio , a Caio já era sucesso.

Em Novembro a Caio Norte entregou a CTU 15 urbanos Bela Vista e 4 monoblocos Mercedes - Benz.

1977

Em 1977 a Caio começou a produzir o modelo rodoviário Corcovado , a CTU fez uma encomenda inicial de 5 unidades , que seriam utilizados na linha de Boa Viagem . Em fevereiro a CTU recebeu mais de 30 ônibus LPO 1113 , entregues pela Imperial Diesel . Neste ano também a Caio Norte produzia o modelo urbano Emanuele.

Um modelo 1113 fabricado pela Caio Norte

Em março deste ano a Caio Norte atingiu a produção mensal de 70 unidades . Mais 20 ônibus modelo LPO 1113 foram entregues a CTU para início da linha Cidade Universitária / Boa Viagem / Caxangá .

A São Judas Tadeu , outra empresa que era grande parceira da Caio Norte adquiriu neste ano ônibus opcionais para operação na linha do Cabo .

No mês de maio , a CTU recebeu da Caio Norte 5 ônibus opcionais carroceria Metropolitana dotados de ar - condicionado , como mostra a foto abaixo .

Em julho , 18 ônibus monoblocos O-362 Mercedes - Benz montados na Caio Norte foram entregues a CTU pela Imperial Diesel , concessionária Mercedes em Recife .

Em agosto , 13 ônibus modelo LPO 1113 foram entregues a CTU .

Em outubro a Caio Norte já havia atingido a produção de 6 mil carros de mão para as empresas construtoras.

1978

Em fevereiro a Caio Norte adquiriu 4 carretas , para transporte dos chassis Mercedez - Benz que vinham de São Paulo , dessa forma a Caio entregava os seus ônibus aos clientes totalmente 0 km. Cada caminhão transportava 4 chassis por vez . Como aqui em Pernambuco não tem mais encarroçadora de ônibus , não vemos isso pelas nossas estradas .

Carreta transportando chassis.

Em março 26 ônibus foram entregues a Rodoviária Brasília , para atender o bairro de Camaragibe , quando ainda fazia parte de São Lourenço , os ônibus como o da foto abaixo foram apelidados de amarelinhos .

Também em março a Empresa Oliveira recebeu quatro ônibus opcionais modelo Gabriela encarroçados na Caio Norte .

Em 1978 a Caio Norte produzia os modelos Emanuele , Gabriela II , o micro Carolina , e os rodoviários Itaipu e Corcovado . Inclusive o micro Carolina já era exportado para vários países.

Em dezembro a Caio Norte entregou 17 ônibus Corcovado opcionais de um total de 36 encomendados para serem utilizados nos estacionamentos periféricos do Recife , que servia de transbordo para a população que deixava o carro e seguia de ônibus até o Centro do Recife.

Ainda em dezembro , a Caio Norte em carta a imprensa foi contra a fabricação de carrocerias de ônibus pela Reciferal , que funcionou na BR 101 , em Prazeres , ver matéria .

1979

A Caio Norte encarroçou o urbano-rodoviário Fiat 140 - OD , lançamento da Fiat Diesel com carroceria Gabriela , foto abaixo.

A firma anunciou a ampliação do seu parque industrial , localizado em Prazeres . Em junho a Caio Norte forneceu 30 ônibus para SMTC de Salvador . Enquanto por aqui a Rodoviária Machado adquiriu 10 unidades do Gabriela II .

Em 1979 uma crise atingiu o setor metalúrgico , e só a Caio Norte demitiu 190 funcionários .

Se perdeu a primeira parte , acesse o link : https://www.transportes-daniel.blog.br/2019/06/caio-norte-filial-da-caio-em-pernambuco.html

Pesquisa : Diário de Pernambuco digital

Comentários