Arquivo de imagens

Arquivo de imagens

terça-feira, 9 de março de 2021

Empresa Nápoles - parte 1 , os primeiros 10 anos

A Empresa Nápoles começou operando na linha de Cajueiro , em abril de 1960 , com uma frota de 18 ônibus , sua garagem ficava próximo da Avenida Beberibe , no Fundão .

Provável local da primeira garagem da Nápoles , na Rua da Regeneração

Provável local da primeira garagem da Nápoles , na Rua da Regeneração

Era comandada pela família Filizola ( veja a matéria ) . Em 1960 , com a inauguração da Estrada de Salgadinho , foram feitos entendimentos entre o DER e a empresa para exploração de linha de Olinda passando por Campo Grande . Foi aí que surgiu a linha Recife/Olinda - Carmo ( via Campo Grande ) , com uma frota de 6 ônibus . 
Em 1962 transferiu a linha de Cajueiro para a CTU e passou a concentrar esforços no município de Olinda , após a saída da Zorrila nas linhas que atendia ; colocou 2 carros na linha da Vila Popular e 5 na linha do Bairro Novo , assumiu também a linha do Amparo ,  ainda assim continuou operando em Cajueiro até 1964 .



Em 1964 a garagem da Empresa Nápoles funcionou onde era há pouco tempo a Rodolinda ( fotos acima )  , extinta do sistema em 2014 , ou seja , apenas havia mudado de terreno , mas era também na Rua da Regeneração . 
Em 1965 , depois de entendimentos e desentendimentos entre o DER e a Nápoles , foi finalmente estabelecida a linha de Rio Doce com 5 carros e paralelamente criada a linha municipal Varadouro / Rio Doce.
Em 1967 a empresa tinha 40 ônibus na linha de Olinda e havia criado o serviço de bacurau , pioneira entre as empresas de ônibus do Grande Recife.
Em 1968 a Nápoles adquiriu vários chassis Magirus , para encarroçamento na Fábrica Metropolitana . 
Em 1969 a Nápoles adquiriu a Rodoviária Xavier , concessionária da linha Goiana / Recife . Em março deste ano a empresa renovou sua frota com o modelo Magirus - Deutz , atingindo assim a marca de 72  veículos no total , sendo 55 na linha de Olinda e 17 na de Goiana , 300 funcionários faziam parte do quadro da empresa neste ano .

Foto de um dos Magirus adquiridos , recorte Diário de Pernambuco

Foto de um dos Magirus adquiridos , recorte Diário de Pernambuco

Veja também


Pesquisa : Diário de Pernambuco

Acompanhe o blog no Facebook e não perca a próxima matéria : https://m.facebook.com/blogMobilidadeeTransporte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário