Ciclismo

Ciclismo
Tudo sobre bike

Pesquisar este blog

domingo, 2 de abril de 2023

1959 - o cenário antes da CTU

O transporte por ônibus era precário , com veículos apresentando os mais diferentes problemas : direção folgada , sem freios , quebrados constantemente nas vias do Recife . Eram mais de 100 empresas circulando na cidade . 

Neste ano foi criado no Recife o controlador de velocidade , instrumento do tamanho de uma caneta , adaptado nos ônibus do transporte coletivo para evitar velocidade acima do permitido naquela época pela delegacia de trânsito , que era de 40 km/h no perímetro urbano do Recife . 

aspecto de um ônibus da época , registro do Diário de Pernambuco

Em 1959 foi criada a primeira associação de empresários do transporte coletivo em Pernambuco . 
Foi o ano em que o foi previsto a instituição das linhas bacurais , a única que atendia depois de 1 da madrugada era a Beberibe . 
A Rua Nova ainda era utilizada para o tráfego de ônibus de diversos bairros do Recife , fazendo seus terminais entre as ruas da Palma e Camboa do Carmo .
 
Parada de ônibus na Rua Siqueira Campos - imagem Diário de Pernambuco

Em 1959 existiam quatro empresas consideradas grandes no transporte por ônibus do Recife , eram a Pedrosa, a São Paulo, Borborema e Petrópolis; veja outras empresas que operavam na época:

Auto Viação Amorim - Olinda . 

Auto Viação Nossa Senhora de Fátima

Auto Viação São Caetano - Nova Descoberta

Auto Viação Zorrilla - 24 ônibus passaram a fazer o percurso para Olinda , via Amparo e Jatobá , no lugar da Auto Viação Amorim

Empresa Borborema - papa fila

Empresa Canadá - General San Martin

Empresa Guanabara

Empresa Guararapes - Macaxeira

Empresa Iracema - Vasco da Gama

Empresa Petrópolis - Campo Grande

Empresa Pedrosa - Boa Viagem , Aeroporto , Cajueiro

Empresa São Jerônimo - Dois Irmãos

Empresa São Paulo -  Fundão

Empresa Sul - Americana

Empresa União

Expresso Junior - Cidade Universitária

Bairros atendidos por ônibus : 

Água Fria, Águas Compridas, Avenida Norte, Beberibe, Bongi, Coelhos, Caixa Dágua, Camaragibe, Campina do Barreto, Campo Grande, Candeias, Casa Amarela, Casa Forte, Cavaleiro, Caxangá, Dois Irmãos, Engenho do Meio, Espinheiro, Estância, Estrada dos Remédios, Fundão, Hipódromo, Ibura, Iputinga, Jaboatão, Jardim São Paulo, Largo da Paz, Linha do Tiro, Madalena, Monsenhor Fabrício, Olinda, Paulista, Peixinhos, Piedade, Pina, Prado, Prazeres, Rio Doce, Sítio Novo, Tejipió, Torre, Vasco da Gama, Vila dos Industriários, Nova Descoberta, São Lourenço, Sucupira, Várzea


Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...