Ponte será a maior construída no Recife nas últimas quatro decádas
O Rio Capibaribe corta o Recife de Leste a Oeste, passando por diversos bairros da cidade, como Várzea, Iputinga, Cordeiro e Torre de um lado, e outros na margem norte, a exemplo de Apipucos, Monteiro, Casa Forte e Graças. Para trajeto entre esses bairros, alguns percursos são extensos e difíceis de transitar, como é o caso do Cordeiro a Casa Forte, que terá esse acesso facilitado com a construção de uma ponte para veículos ligando esses bairros.
![]() |
Terminal da linha Plaza Shopping ( Conde da Boa Vista ) no Parque Santana, via que deve compor o novo complexo viário da Ponte Cordeiro - Casa Forte |
A Ponte Cordeiro - Casa Forte não representa apenas a ligação de dois bairros, mas uma intervenção viária importante, componente da III Perimetral, que vai da Avenida Recife até a zona norte da cidade. Com a intervenção, a Avenida Professor Francisco Estevão da Costa será totalmemte requalificada para permitir o acesso a ponte. Além dos benefícios da nova ligação, a ponte Cordeiro - Casa Forte desafogará o trânsito na ponte-viaduto Torre - Parnamirim, uma das existentes na ligação das margens norte e sul do Rio Capibaribe.
A população das comunidades do entorno não serão totalmente realocadas, uma vez que a ponte será estaiada, diminuindo os impactos ambientais e as desapropriações; e ganharão ciclovias e calçadas no acesso e na ponte.
clique para ampliar
![]() |
Localização da Ponte Cordeiro - Casa Forte |
Nova ponte do Recife deve ampliar atendimento e criar novos itinerários de ônibus
Assim como aconteceu com a Ponte do Monteiro, que ganhou uma linha de ônibus trafegando por ela ( como noticiou o blog nesta matéria - ver ) e permitindo ligação da zona norte com o TI CDU, a ponte Cordeiro - Casa Forte deve trazer também esse ganho, melhorando o atendimento por ônibus a essa parte do Cordeiro e criação ou alteração de linhas que atendem ao TI Getúlio Vargas.
Já segue os canais do Blog Mobilidade & Transporte nas redes sociais ?
Comentários