Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

domingo, 20 de junho de 2021

Comunidade da Brasilit na Várzea sofre com a falta de ônibus

Tão perto e tão longe ... apesar do Corredor Leste - Oeste ter melhorado o deslocamento ao Centro , a linha alimentadora 2433 Brasilit é quase uma miragem na visão dos usuários . 

Brasilit , confunde - se com um bairro , mas na verdade é uma das muitas comunidades do bairro da Várzea ; está localizada numa área cercada por vias importantes no tráfego de veículos no bairro : Avenida Afonso Olindense , Rua General Polidoro e Avenida Caxangá . Logo se imagina que a comunidade é bem servida por ônibus , negativo , as ruas internas dependem de apenas uma linha , a 2433 Brasilit / TI CDU , que a cada ano vem se tornando mais difícil depender somente dela para os deslocamentos .

Usuários cansados de esperar costumam caminhar até 1 km se quiserem ter acesso direto ao Corredor Leste - Oeste , ou mais de 500 metros se optarem por esperar outra linha alimentadora que leve ao terminal integrado mais próximo , o TI CDU . 

Horários 

05:45 ; 06:10 ; 06:35 ; 07:00 ; 07:25 ; 07:50 ; 14:20 ; 14:45 ; 15:10 ; 15:35 ; 16:00 ; 16:25 ; 16:50 ; 17:15 em dias úteis.

Novas vias estão sendo asfaltadas , novos condomínios de moradores estão surgindo.  O que a população espera é que esse crescimento da Várzea traga junto uma melhoria tanto na mobilidade quanto no transporte dos usuários. 

sábado, 12 de junho de 2021

Auto Viação A.V.S - empresas de ônibus extintas

Algumas empresas de ônibus do Recife saíram de cena quando a EMTU assumiu o controle das linhas no início dos anos 80 , a A.V.S foi uma delas.

De propriedade do Senhor Abdias Venceslau da Silva , por isso o acrônimo A.V.S , a empresa surgiu nos anos 60 , esse mesmo empresário era dono da Rodoviária Caruaruense ; em 1961 o Sr. Venceslau vendeu a empresa de Caruaru.
A AVS em 1966 fazia a linha do Jordão.
Em 1967 as linhas 90 e 94 , Ibura e Jordão tinham em suas frotas  28 coletivos .
Em abril de 67 , com a saída da Rodoviária São José da linha 93 - Ipsep , a AVS assumiu o itinerário.
Em fevereiro de 1970 a CTU adquiriu por dois milhões de cruzeiros novos a AVS , que operava nas linhas Ibura , Jordão e Ipsep , na época a segunda maior empresa de transporte coletivo do Recife .
Em 1974 já operava a linha do Totó e Cristo Redentor via Ceasa.
Em 1976 já aparece como pertencente ao Grupo Nápoles.

Em 1978 adquiriu 57 ônibus junto a Norasa ( ver matéria ) , encarroçados na Caio Norte .Com uma frota de 43 ônibus , atendia entre outras , as linhas : Totó , Cristo Redentor e Curado.
Neste ano já aparece como pertencente ao Grupo Nápoles , 43 ônibus nas linhas do Totó , Cristo Redentor e Curado
Em 1979 a linha Cristo Redentor tinha 17 veículos operando.
Em 1980 operava na linha Guanabara e foi substituída pela Expresso Metropolitano
Em 1981 começou a operar as linhas Totó ( Jardim Planalto ) , Totó ( Abdias de Carvalho ) , Curado I e Curado II / Afogados , essa última em conjunto com a Empresa Metropolitana. Neste ano já pertencia a Borborema e operava também a linha Curado II / Derby ( via Caxangá ).
Em 1982 tinha sua garagem em Afogados , onde funcionou até bem pouco tempo , uma das garagens da Borborema.
Pesquisa : Diário de Pernambuco

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis

Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais novo lançamento da construtora pernambucana , que se expande para outras áreas do Recife . 



Fotos do terreno onde será construído o La Vie 

O bairro da Várzea se destacou nos últimos anos com a atração de novas construções do mercado imobiliário , com a pandemia o ritmo desacelerou , mas volta a crescer em número de lançamentos de imóveis residenciais . 
O La Vie será construído em uma localização privilegiada , bem próximo a BR - 101 , na Rua Cel . Célio Regueira  , com acesso fácil para as avenidas Caxangá , Abdias de Carvalho e Avenida Recife . Com a proximidade da UFPE e outras instituições de ensino de grande porte , o empreendimento será uma nova opção de moradia na zona oeste do Recife . 

Perspectiva do empreendimento ( imagem Moura Dubeux )

O empreendimento terá duas torres de apartamentos , com 2 e 3 quartos . Mais informações você pode obter no link abaixo , no site da Construtora .

Veja mais lançamentos na nossa seção de imóveis : ir para a página

quarta-feira, 9 de junho de 2021

domingo, 6 de junho de 2021

Bairro da Torre , das auto - lotações até os dias atuais

 A Rua Real da Torre , sua principal via , existe desde o século 18 . 

Em 1946 a Pernambuco Autoviária inaugurou sua linha atendendo ao bairro da Torre , com o seguinte itinerário : Avenida 10 de Novembro ( atual Guararapes ) , Conde da Boa Vista , 4 de Outubro ( atual Carlos de Lima Cavalcanti ) , Praça do Derby , Jener de Souza , Creoulas , Rui Barbosa , Ponte da Torre ,Conde de Irajá , esquina com a Real da Torre ( terminal ) .

Em 1947 esta linha trafegava com 8 ônibus , e o bairro era atendido também pela linha Prado . 

Em 1950 a linha Torre / Madalena operada por lotações , possuía dois itinerários , um via Paissandu e outro pela Conde da Boa Vista .

Em 1955 a linha Torre / Madalena operava com lotações desse modelo e outros semelhantes , com capacidade para 20 passageiros

Em 1960 a CTU lançou os primeiros elétricos na linha Torre / Madalena , que era operada somente por lotações . 
Em 1976 a Empresa Boa Vista se instalou no bairro da Torre e adquiriu permissão pra operar a linha.
Em 1977 o terminal da linha era na Rua Visconde de Uruguai , motivo de reclamações dos moradores pois a via era estreita e não comportava um terminal de ônibus .
Em 1979 a linha era servida por 8 carros de apenas uma empresa e fazia terminal no bairro do Cordeiro.
Em 1980 a CTU colocou os opcionais na linha com terminal na Praça da Torre.
Em janeiro de 1981 a CTU assumiu a linha da Torre  , colocando 14 ônibus com o seguinte itinerário :

Rua primeiro de Novembro ( terminal ) , Rua João Lacerda , Avenida Caxangá , Rua Cons . Theodoro , Praça da Torre , Rua Dom Manoel da Costa , Rua Padre Anchieta , Avenida Beira Rio , Ponte da Torre , Avenida Rui Barbosa , Agamenom Magalhães , Praça do Derby , Avenida Carlos de Lima Cavalcanti , Conde da Boa Vista , Avenida Guararapes , Dantas Barreto , Nossa Senhora do Carmo , Martins de Barros , Ponte Buarque de Macedo , Avenida Rio Branco , Avenida Alfredo lisboa , Rua Vital de Oliveira , Rua do Observatório , Cais do Apolo , Avenida Rio Branco Avenida Marquês de Olinda ( retorno ) . A partir do Derby volta pela Jener de Souza , Rua Amaro Bezerra , Rua das Creoulas , Rua das Pernambucanas , Rua das Graças , Avenida Rui Barbosa , Rua João Ramos , Rua Amélia , Ponte da Torre , rua Conde de Irajá , Praça da Torre , segue itinerário normal . 
Em 1985 a linha Estrada do Forte também fazia atendimento ao bairro .
Em 1987 a Pedrosa já atuava na linha .
Com a inauguração da Ponte / Viaduto do Parnamirim a Rua Real da Torre passou a ser itinerário de algumas linhas da zona norte , como a Vasco da Gama / Boa Viagem.
Em 1989 a linha Casa Amarela ( Padre Lemos ) passou a atender ao bairro da Torre .
A Pedrosa opera na linha desde os anos 80

Bairro da Torre nos dias atuais 

O bairro da Torre possui 1,17 km² de extensão , seu território é bem dinâmico , possuindo áreas altamente valorizadas , que ficam mais próximas as duas principais vias , a Rua Real da Torre e a José Bonifácio , e áreas mais carentes , depois da Praça da Torre , no sentido subúrbio . 

Quanto a habitação , o bairro da Torre é o 29º mais populoso do Recife ( ver ranking ) , com 17.903 habitantes . O bairro ainda possui muitas residências horizontais e até alguns casarões antigos , muitos deles preservados pelas construtoras que adquirem o terreno para construção de prédios , como o da foto abaixo .  

Imagem recente
Perspectiva futura do empreendimento 


IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...