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domingo, 2 de janeiro de 2022

Fábrica da Fiat Lux - nostalgia

Quando São Lourenço da Mata ainda era uma cidade pacata e tranquila , surgia a Fábrica da Fiat Lux , em 1962

Imagem : IBGE

Considerado um dos conjuntos industrias mais modernos do Brasil na época , a construção da fábrica mobilizou 650 operários , o que fez com que surgisse uma vila operária ao redor do empreendimento . 
A fábrica da Fiat Lux em São Lourenço da Mata inaugurava uma nova era da automação na indústria nordestina . Três marcas de fósforos chegaram a ser produzidas no local : Pinheiro , Jangada e a mais conhecida , Olho . 
O maquinário destinado a fábrica chegou pelo Porto do Recife . A indústria foi inaugurada em 1963.
Em 1973 a fábrica tinha 320 funcionários e produzia 35.000 unidades por mês .
Em 1975 uma grande cheia no Capibaribe paralisou as atividades da fábrica , que já produzia 55 milhões de caixas de fósforos por mês . 
A fábrica fechou no início dos anos 90 . 

Em 2022 o terreno onde estava instalada a fábrica vai dar lugar a uma filial de uma rede de atacarejos .
 

domingo, 26 de dezembro de 2021

Mustardinha , a linha do meu bairro

Em 1930 Mustardinha era apenas um sítio de Afogados , conhecido como Formigão , o primeiro logradouro do bairro foi a Avenida Mustardinha . 
Em 1952 tinha uma população em torno de 8 mil habitantes e a linha da Mustardinha era operada pela empresa São Severino . 
Em 1953 a Empresa Reunidas Lima era quem fazia o transporte por ônibus no bairro . 
De 1956 a 1962 a Rodoviária Colombo operou na linha .
Em 1957 era operada pela Empresa São Caetano .
Em 1958 a Empresa Oliveira fazia a linha . 
Em 1959 seu ponto inicial era na Rua Barbosa Lima , no Centro , a Rodoviária Nossa Senhora de Lourdes fazia o itinerário . 
1963 a CTU fazia dois intinerarios : Mustardinha via Derby e Mustardinha via Prado
1964 Empresa Vera Cruz
1965 Expresso Ipiranga
1974 elétrico da CTU



1977 opcional CTU
1978 329 - Mustardinha ( Ilha do Leite )
Em 1979 a Mustardinha tinha como principal avenida a Manuel Gonçalves da Luz , a única asfaltada naquele bairro . Essa artéria dividia o bairro em duas situações distintas quanto a urbanização e condições de moradias , um lado mais residencial e organizado e outro com situações inóspitas e com concentração de algumas fábricas e depósitos. 
1981 Mustardinha / Brasília Teimosa , Empresa Bonfim.
Em janeiro de 1981 com o zoneamento de linhas implantado pela EMTU , o Consórcio Oliveira / Senhor do Bonfim assumiu a linha com uma frota de oito ônibus .
1982 Sai a CTU entra a Empresa Oliveira 
Em 1986 a linha tinha 12 ônibus , uma das que tinham mais número de viagens diárias , 178.
1989 A Caxangá assumiu as linhas da Empresa Oliveira 
Quem opera na linha nos dias atuais é a Empresa Metropolitana.

Pesquisa : Diário de Pernambuco

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

A concepção do SEI - os corredores exclusivos e a contribuição do GEIPOT

A criação de linhas de ônibus ligando Olinda a Boa Viagem , Várzea , Dois Irmãos e Casa Amarela utilizando apenas uma condução foi uma contribuição do Geipot - Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes , órgão do governo federal .
Em 1976 um estudo do Geipot e do Fidem - Fundação de Desenvolvimento Municipal idealizou corredores exclusivos de transporte nas avenidas Caxangá , Domingos Ferreira e Norte . Previa também que os ônibus a ser utilizados nesses corredores teriam cores e desenhos padronizados , os corredores seriam interligados aos ônibus alimentadores com pequenos terminais em bairros , estações ou paradas a cada 500 metros , como ocorre hoje com os corredores do Via Livre .



Os grandes eixos de transporte teriam como destino um grande terminal na Avenida Dantas Barreto . A avenida Norte ficaria parecida com a Caxangá , com o corredor exclusivo para ônibus no eixo central .  

Oitenta ônibus expressos fariam o transporte nos três corredores previstos , sendo 29 no eixo norte , 25 no oeste ( Caxangá ) e 17 no sul ( Domingos Ferreira / Conselheiro Aguiar ) . 
Os ônibus a serem utilizados nesse sistema deveriam ter desenho e cores padronizadas , além de outras características particulares como largura das portas , degraus mais baixos , com o intuito de facilitar o embarque e consequente rapidez no transporte.

Pesquisa : Diário de Pernambuco






terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Linha Goiana / Recife

 O primeiro ônibus importado do Brasil chegou no ano de 1901 ,  operou na linha entre Goiana e o Recife  , a partir de 1903 . Designada como Companhia de Transportes de Goiana , a organização teve apenas cinco anos de vida, seus ônibus eram da cor vermelha, com capacidade para 12 passageiros , trafegando a uma velocidade de 30 km/h , levando nove horas a viagem entre Goiana e Recife.

Em 1939 começou a operar em Goiana a empresa de ônibus Arnaud Nogueira , ligando esta cidade ao Recife. De propriedade do Sr. Arnaud Batista Nogueira , possuía 5 ônibus em sua frota. As saídas eram a cada meia hora , de 5 às 7 da manhã , e retornavam do Recife a partir das 14 horas , obedecendo ao mesmo intervalo entre um ônibus e outro.

Em 1946 a empresa cedeu um de seus ônibus para ajudar no problema do transporte nos subúrbios do Recife naquela época .


Em 1969 a Nápoles detinha o monopólio da linha Recife / Goiana  , circulando com ônibus Magiruz - Deutz , carroceria Ciferal.

Com a extinção da Nápoles a linha passou a ser feita pela Rodotur , continua assim até os dias de hoje. 

Pesquisa : Diário de Pernambuco

domingo, 5 de dezembro de 2021

Ciclofaixa Caxangá - é possível ?

#mobilidade 

Por que hoje é dia de pedalar 

Vamos lá ciclistas , levantar ideias para que o Governo apresente um projeto cicloviário para a Avenida Caxangá . Depois de mais uma morte de um ciclista atropelado por um veículo automotor há poucas semanas numa das mais movimentadas avenidas da zona oeste do Recife , o governo do estado prometeu estudar a viabilidade de uma ciclovia para a avenida . 

Neste mapa abaixo , fizemos uma ligação da Ciclorota do Jardim Santa Helena , na Iputinga , com o bairro da Caxangá , utilizando a " calçada " do Caxangá Golf Club . A ideia é achar espaço na avenida onde os ciclistas poderiam trafegar com segurança . Compartilhe , desenhe rotas , sugira , a luta é sua , nossa e de todos que usam a bike para lazer ou trabalho e se arrisca no intenso tráfego da Avenida Caxangá . 


Na foto abaixo , imagem do espaço sugerido , beirando o muro do Caxangá Golf Club .



Aproveite para conhecer todas as rotas cicláveis do Recife , no link abaixo . 

Rotas cicláveis do Recife 

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...