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quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Densidade demográfica : ranking cidades de Pernambuco

 As maiores densidades demográficas ( habitantes por quilômetro quadrado ) de Pernambuco estão localizadas em cidades da Região Metropolitana do Recife , fora dela , Toritama no Agreste se destaca como a maior , confira o quadro :


A maior densidade demográfica do Sertão Pernambucano é a cidade de Arcoverde , 196,05 habitantes por km² , esses dados são do último censo do IBGE ( 2010 )

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Mudanças urbanas no Grande Recife ( parte I ) - 10 anos de blog

#urbanismo

As paisagens urbanas das grandes cidades se modificam com uma frequência contínua , todos os anos surgem novos espaços , novas vias e muitos lugares se transformam ao longo do tempo . 
Com o intuito de fazer um passeio visual pelas mudanças , reunimos algumas transformações nas cidades do Grande Recife e vamos mostrar em algumas matérias aqui do blog.
A construção civil é um grande aliado na modificação visual do lugar , por isso , vamos focar em empreendimentos que foram edificados ou transformados nesses últimos 10 anos no Grande Recife . 
Com o apoio da ferramenta do Google Street View , fizemos um apanhado de imagens , e também registros fotográficos dos locais , confira . 
E pra não perder nenhuma matéria , nos siga na rede social do blog , curta a página no Facebook  .


Alameda Park Residence - Barro


Reserva Polidoro - Várzea





Vita Classic - Boa Vista




Jardim Santo Inácio - Cabo


Praça das Araucárias - Várzea




Praça das Castanheiras - Iputinga

Ocean Tower , Candeias 




Vila Real - Mirueira


Living Tower Andrade Bezerra , Torre


Empresarial Camilo Brito , Santo Amaro


Jardins do Frio , Paulista







sábado, 8 de janeiro de 2022

Uma viagem pelo ônibus Padron no Recife

 Os ônibus que circulavam no Recife na década de 70 eram fruto de uma indústria sem regulamentação , o que resultava em inúmeros tipos diferentes de produto ( ônibus ) ; muitos deles desconfortáveis , de acesso difícil , mal iluminados , de pouca ventilação , portas e corredores estreitos e faziam um ruído que incomodava a audição dos usuários e dos motoristas que trabalhavam o dia todo no equipamento . Além disso consumiam muito combustível , em resumo , não se fabricava pensando no conforto das pessoas . 


Projetado pela EBTU ( Empresa Brasileira de Transportes Urbanos ) em dezembro de 1979 , o Projeto Padron - Padronização dos Ônibus Urbanos ganhou as ruas do Recife no início dos anos 80.                                    

Apesar do conforto e padronização elogiados por muitos , o impecilho dos ônibus Padron era o preço , pois custava o dobro de um monobloco convencional . 

Iniciaram por aqui justamente no mês previsto pelo órgão federal , outubro de 1980 ( apesar de já ter sido testado em São Paulo e Porto Alegre ) , em teste por 1 mês na linha Cidade Universitária / Boa Viagem , operada pela CTU .

Dados do veículo

Porta de 1,20 m de largura

Movido a óleo diesel

Veículo mais baixo

Borboleta mais larga

Freio hidráulico

Saída só com as portas fechadas

Carrocerias : Marcopolo , Caio e Ciferal

Motor : Volvo e Mercedes 

Chassi : Volvo B 58

Transmissão : automática

Direção hidráulica

Vida útil : 10 a 12 anos


Viagem inaugural

Apresentação a políticos e empresários , o ônibus Padron saiu da prefeitura do Recife cumprindo o seguinte itinerário : Ponte Buarque de Macedo , Palácio do Campo das Princesas , ponte Princesa Isabel , Rua da Aurora , ponte do Limoeiro , retornando a Prefeitura.

Em novembro de 1980 os cinco ônibus em teste por aqui , passaram a trafegar na linha Engenho do Meio . Previstos para ficar só até o mês de novembro , devido a aceitação do público o GEIPOT prorrogou o empréstimo por mais 15 dias  , totalizando 41 dias em operação na cidade , depois seguiu para Belo Horizonte  , Salvador e a última etapa dos testes foi no Rio de Janeiro. 

Curiosidade

Quem inaugurou o ônibus Padron em Recife foi o Papa , numa visita a capital , o pontífice foi transportado do Palácio dos Manguinhos ( sede do governo ) até o aeroporto do Recife.

Primeira linha depois do teste 

Em abril de 1981 o Recife foi a primeira cidade a comprar ônibus Padron , mesmo os veículos ainda em período de testes pelo Brasil. A Marcopolo forneceu as carrocerias montadas sobre chassi Volvo.

Em junho os primeiros cinco ônibus Padron adquiridos pela CTU iniciaram na linha da Várzea . Eles tinham capacidade para 86 passageiros , sendo 35 sentados. 

Em outubro de 1982 a CTU já possuía 15 ônibus Padron em operação , sendo 7 na linha do Engenho do Meio e 8 na linha da Várzea.


Em setembro de 1985 a CTU adquiriu para testes um novo ônibus Padron , montado sobre chassi MBB , o chamado Padron II , com capacidade para 105 passageiros.


Em novembro de 1986 a CTU adquiriu 17 ônibus modelo Padron Águia , produzidos pela Thamco.



Em maio de 1988 a Rodotur adquiriu 2 ônibus Ciferal Padron Alvorada .

Esses últimos modelos eram de menor capacidade no transporte de passageiros.



Em agosto de 1989 a Expresso Vera Cruz recebeu 24 ônibus  Scania Padron , para operação nas linhas : Muribeca , Conjunto Marcos Freire , Jordão Alto e Jordão Baixo . 


Em dezembro de 1989 a São Paulo renovou sua frota com 10 ônibus Padron Caio Vitória , com capacidade para 110 passageiros.

Pesquisa : Diário de Pernambuco , O Poti ( RN )

Conheça o novo ônibus Padron da Mercedes - Benz , link abaixo

https://www.cargaetransporte.com.br/2021/03/23/mercedes-benz-lanca-onibus-urbano-super-padron-para-ate-100-passageiros/








domingo, 2 de janeiro de 2022

Fábrica da Fiat Lux - nostalgia

Quando São Lourenço da Mata ainda era uma cidade pacata e tranquila , surgia a Fábrica da Fiat Lux , em 1962

Imagem : IBGE

Considerado um dos conjuntos industrias mais modernos do Brasil na época , a construção da fábrica mobilizou 650 operários , o que fez com que surgisse uma vila operária ao redor do empreendimento . 
A fábrica da Fiat Lux em São Lourenço da Mata inaugurava uma nova era da automação na indústria nordestina . Três marcas de fósforos chegaram a ser produzidas no local : Pinheiro , Jangada e a mais conhecida , Olho . 
O maquinário destinado a fábrica chegou pelo Porto do Recife . A indústria foi inaugurada em 1963.
Em 1973 a fábrica tinha 320 funcionários e produzia 35.000 unidades por mês .
Em 1975 uma grande cheia no Capibaribe paralisou as atividades da fábrica , que já produzia 55 milhões de caixas de fósforos por mês . 
A fábrica fechou no início dos anos 90 . 

Em 2022 o terreno onde estava instalada a fábrica vai dar lugar a uma filial de uma rede de atacarejos .
 

domingo, 26 de dezembro de 2021

Mustardinha , a linha do meu bairro

Em 1930 Mustardinha era apenas um sítio de Afogados , conhecido como Formigão , o primeiro logradouro do bairro foi a Avenida Mustardinha . 
Em 1952 tinha uma população em torno de 8 mil habitantes e a linha da Mustardinha era operada pela empresa São Severino . 
Em 1953 a Empresa Reunidas Lima era quem fazia o transporte por ônibus no bairro . 
De 1956 a 1962 a Rodoviária Colombo operou na linha .
Em 1957 era operada pela Empresa São Caetano .
Em 1958 a Empresa Oliveira fazia a linha . 
Em 1959 seu ponto inicial era na Rua Barbosa Lima , no Centro , a Rodoviária Nossa Senhora de Lourdes fazia o itinerário . 
1963 a CTU fazia dois intinerarios : Mustardinha via Derby e Mustardinha via Prado
1964 Empresa Vera Cruz
1965 Expresso Ipiranga
1974 elétrico da CTU



1977 opcional CTU
1978 329 - Mustardinha ( Ilha do Leite )
Em 1979 a Mustardinha tinha como principal avenida a Manuel Gonçalves da Luz , a única asfaltada naquele bairro . Essa artéria dividia o bairro em duas situações distintas quanto a urbanização e condições de moradias , um lado mais residencial e organizado e outro com situações inóspitas e com concentração de algumas fábricas e depósitos. 
1981 Mustardinha / Brasília Teimosa , Empresa Bonfim.
Em janeiro de 1981 com o zoneamento de linhas implantado pela EMTU , o Consórcio Oliveira / Senhor do Bonfim assumiu a linha com uma frota de oito ônibus .
1982 Sai a CTU entra a Empresa Oliveira 
Em 1986 a linha tinha 12 ônibus , uma das que tinham mais número de viagens diárias , 178.
1989 A Caxangá assumiu as linhas da Empresa Oliveira 
Quem opera na linha nos dias atuais é a Empresa Metropolitana.

Pesquisa : Diário de Pernambuco

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...