O projeto da II Perimetral foi uma recomendação da Sudene nos Estudos de Transportes do Grande Recife , compreendia uma nova ligação das zonas Norte e Sul da cidade . A ideia de perimetrais cortando o Recife data dos anos 60 , quando a capital nem possuía Plano Diretor.
A ponte / viaduto que permitiu a ligação das zonas norte e sul do Recife, através da II Perimetral
Em 1974 o prefeito Augusto Lucena abria concorrência para a construção da ponte da Jaqueira ligando a Torre a Parnamirim . Nos anos 80 a Agamenom Magalhães era consolidada como a primeira perimetral , e os trabalhos na II Perimetral avançavam , uma das obras mais importantes do corredor foi a construção do viaduto Torre/Parnamirim , atravessando o Rio Capibaribe.
A II Perimetral em sua concepção , tem 21,3 kilômetros de extensão e atravessa 10 bairros ; as obras de construção , alargamento e pavimentação foram feitos com recursos da URB , a extinta EBTU - Empresa Brasileira de Transporte Urbano , Fidem e BIRD , ao custo de mais de 500 milhões de cruzeiros. A via foi inaugurada em 1982 , pelo prefeito Gustavo Krause. A II Perimetral é de importância metropolitana , pois desde o início previa a ligação de Olinda ( Casa Caiada ) com Jaboatão , sem passar pelo centro do Recife.
Vias que sofreram intervenções e desapropriações para criação do sistema viário
O percurso inicial da segunda perimetral era o seguinte : Estrada Velha de Água Fria , Rua da Regeneração , Projetada , Bomba do Hemetério , Alegre , São Bento, Visc de Abaeté , Canapólis , Boa Vontade , Iapu , Cônego Barata , Padre Roma , Real da Torre , Trajano de Mendonça , José Bonifácio , Visc de Albuquerque , João Ivo Silva , Ricardo Salazar , Cosme Viana , Santos Araújo , Augusto Wanderley Filho , Jacira , Augusto calheiros , Motocolombó , São Miguel , Avenida Sul , Nicolau Pereira , Estrada dos Remédios , Tito Rosas e Sebastião Malta Arcoverde .
Ainda nos anos 70 , as avenidas Antônio Falcão e Gen Mac artur em Boa Viagem eram tidas como integrantes da II Perimetral.
Para a criação da Perimetral , a Rua José Bonifácio foi alargada e passou a dispor de duas faixas de rolamento , com a criação de um canteiro central. O projeto inicial previa também um viaduto cruzando a Avenida Norte , atingindo a Estrada Velha de Água Fria , que depois de várias polêmicas quanto a desapropriações e sentido do viaduto , foi deixado para trás.Foram mais de 900 imóveis desapropriados para a construção do sistema viário.
A abertura da II Perimetral permitiu a criação de linhas inter-bairros trafegando por esse trecho do Recife .
Linhas que trafegam na II Perimetral :
311 Bongi / Afogados ;
313 San Martin ( Abdias de Carvalho ) ;
314 Mangueira;
315 Bongi ;
321 Jardim São Paulo ( Abdias de carvalho ) ;
324 Jardim São Paulo ( Piracicaba ) ;
330 Casa Amarela / CDU ;
331 Totó ( Jardim Planalto );
332 Totó ( Abdias de Carvalho ) ;
341 Curado I ;
411 Plaza Shopping / Dantas Barreto ;
412 San Martin ( Largo da Paz ) ;
424 CDU / Torrões ( via San Martin ) ;
516 Casa Amarela / Nova Torre ;
520 Macaxeira / Parnamirim ;
532 Casa Amarela / Cabugá ;
611 Alto José do Pinho ;
680 Vasco da Gama / Afogados ;
700 Beberibe / Afogados ;
710 Beberibe / Derby ;
711 Alto do Pascoal ;
712 Alto Santa Terezinha ;
713 Bomba do Hemetério ;
714 Alto José Bonifácio ( Av Norte) ;
717 José Amarino dos Reis ;
726 Alto Santa Terezinha ( Conde da Boa Vista );
800 Dois Unidos / Afogados ;
870 TI Xambá / TI Largo da Paz ;
914 PE 15 / Afogados :
2040 CDU / Boa Viagem / Caxangá ;
2447 UR 07 ;
2920 Rio Doce / CDU .
Fontes pesquisadas : Acervo Diário de Pernambuco
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