Inaugurada em 1982 , a II Perimetral foi uma das obras mais importantes do Recife

O projeto da II Perimetral foi uma recomendação da Sudene nos Estudos de Transportes do Grande Recife , compreendia uma nova ligação das zonas Norte e Sul da cidade . A ideia de perimetrais cortando o Recife data dos anos 60 , quando a capital nem possuía Plano Diretor.

A ponte / viaduto que permitiu a ligação das zonas norte e sul do Recife, através da II Perimetral

Em 1974 o prefeito Augusto Lucena abria concorrência para a construção da ponte da Jaqueira ligando a Torre a Parnamirim . Nos anos 80 a Agamenom Magalhães era consolidada como a primeira perimetral , e os trabalhos na II Perimetral avançavam , uma das obras mais importantes do corredor foi a construção do viaduto Torre/Parnamirim , atravessando o Rio Capibaribe.

A II Perimetral em sua concepção , tem 21,3 kilômetros de extensão e atravessa 10 bairros ; as obras de construção , alargamento e pavimentação foram feitos com recursos da URB , a extinta EBTU - Empresa Brasileira de Transporte Urbano , Fidem e BIRD , ao custo de mais de 500 milhões de cruzeiros. A via foi inaugurada em 1982 , pelo prefeito Gustavo Krause. A II Perimetral é de importância metropolitana , pois desde o início previa a ligação de Olinda ( Casa Caiada ) com Jaboatão , sem passar pelo centro do Recife.

Vias que sofreram intervenções e desapropriações para criação do sistema viário

O percurso inicial da segunda perimetral era o seguinte : Estrada Velha de Água Fria , Rua da Regeneração , Projetada , Bomba do Hemetério , Alegre , São Bento, Visc de Abaeté , Canapólis , Boa Vontade , Iapu , Cônego Barata , Padre Roma , Real da Torre , Trajano de Mendonça , José Bonifácio , Visc de Albuquerque , João Ivo Silva , Ricardo Salazar , Cosme Viana , Santos Araújo , Augusto Wanderley Filho , Jacira , Augusto calheiros , Motocolombó , São Miguel , Avenida Sul , Nicolau Pereira , Estrada dos Remédios , Tito Rosas e Sebastião Malta Arcoverde .

Ainda nos anos 70 , as avenidas Antônio Falcão e Gen Mac artur em Boa Viagem eram tidas como integrantes da II Perimetral.

Para a criação da Perimetral , a Rua José Bonifácio foi alargada e passou a dispor de duas faixas de rolamento , com a criação de um canteiro central. O projeto inicial previa também um viaduto cruzando a Avenida Norte , atingindo a Estrada Velha de Água Fria , que depois de várias polêmicas quanto a desapropriações e sentido do viaduto , foi deixado para trás.Foram mais de 900 imóveis desapropriados para a construção do sistema viário.

A abertura da II Perimetral permitiu a criação de linhas inter-bairros trafegando por esse trecho do Recife .

Linhas que trafegam na II Perimetral :

311 Bongi / Afogados ;

313 San Martin ( Abdias de Carvalho ) ;

314 Mangueira;

315 Bongi ;

321 Jardim São Paulo ( Abdias de carvalho ) ;

324 Jardim São Paulo ( Piracicaba ) ;

330 Casa Amarela / CDU ;

331 Totó ( Jardim Planalto );

332 Totó ( Abdias de Carvalho ) ;

341 Curado I ;

411 Plaza Shopping / Dantas Barreto ;

412 San Martin ( Largo da Paz ) ;

424 CDU / Torrões ( via San Martin ) ;

516 Casa Amarela / Nova Torre ;

520 Macaxeira / Parnamirim ;

532 Casa Amarela / Cabugá ;

611 Alto José do Pinho ;

680 Vasco da Gama / Afogados ;

700 Beberibe / Afogados ;

710 Beberibe / Derby ;

711 Alto do Pascoal ;

712 Alto Santa Terezinha ;

713 Bomba do Hemetério ;

714 Alto José Bonifácio ( Av Norte) ;

717 José Amarino dos Reis ;

726 Alto Santa Terezinha ( Conde da Boa Vista );

800 Dois Unidos / Afogados ;

870 TI Xambá / TI Largo da Paz ;

914 PE 15 / Afogados :

2040 CDU / Boa Viagem / Caxangá ;

2447 UR 07 ;

2920 Rio Doce / CDU .

Fontes pesquisadas : Acervo Diário de Pernambuco

Comentários

Anônimo disse…
Eu não entendo essas obras, em algumas avenidas do Recife existem faixas exclusivas para BRT e nesta mesma avenida outros ônibus dividem o espaço restante da avenida com carros, caminhões e motos. Também não entendo porque dizem os especialistas que são obras para melhorar a mobilidade, como assim? Se uma avenida que tem, por exemplo, 16 metros de largura o espaço é reduzido para automóveis, tendo nesta mesma avenida faixa só para ônibus e BRT. Exemplos: Av. Caxangá, Av. Cruz Cabugá. Eu ia esquecendo existem também as ciclovias onde a cada 20 carros passa uma bicicleta. Com certeza em breve o transito no Recife será bem pior. Obs.; Faltou mencionar a Av. Conde da Boa Vista, a pior de todas.