Motoristas sentem dificuldade em transitar por Jardim São Paulo
Entrar ou sair do bairro é considerado por muitos motoristas como uma peregrinação , isso ocorre em parte pelas características das suas vias , Jardim São Paulo não possui vias largas , as avenidas são estreitas , quase todo o trajeto nos principais logradouros do bairro é feito em 2 faixas , e isso ocasiona filas , principalmente nos horários de pico , pra quem deseja sair ou entrar no bairro.
Cortado pela BR 101 , quem mora no bairro reclama da falta de mobilidade nas vias , elas causam um certo estrangulamento no trânsito , por serem de duas faixas , tendo alguns trechos com quatro faixas o que causa um afunilamento que dificulta ainda mais o tráfego.
Como mostrados nas imagens abaixo , os principais pontos de congestionamento são justamente próximo a grandes avenidas , como a José Rufino , a Avenida Recife e a própria BR 101 .
História do bairro de Jardim São Paulo
Nos anos 40 vendia-se lotes de terra e casas na área que hoje se denomina Jardim São Paulo , eram terras loteadas do antigo Engenho São Paulo , que funcionou até meados dos anos 20. Nos referido anos 40 ainda existia a casa grande do engenho , aonde os interessados nos lotes deveriam procurar informações. Na época , em alguns noticiários , Jardim São Paulo era anunciado como subúrbio de Areias , onde um terreno foi adquirido por um grupo de bancários , que negociavam a área para construção de casas.
Em 1948 era inaugurada a Vila Presidente Dutra , com 80 casas , entregues pela Caixa Econômica Federal . O bairro em construção era tido como o melhor clima da cidade .
Transportes
Jardim São Paulo conta com linha de ônibus desde os anos 40 , várias empresas já operaram no bairro , uma das primeiras foi a Auto Viação Cruzeiro , com frota de 4 ônibus . Em 1954 a Empresa Oliveira surgiu , e ganhou a concessão da linha em 1958 , num sistema que contava com 111 empresas operando na cidade , das quais 96 tinham regularmente seus carros nas ruas , com uma frota de 318 ônibus . A Oliveira operava a linha com monoblocos Mercedes - Benz , e guardava seus ônibus numa garagem na Cidade Universitária . Em 1979 a Empresa Oliveira passa a operar também a linha 336 Jardim São Paulo via Prado . Em 1981 a EMTU afastou a Empresa Oliveira das linhas de Jardim São Paulo e no lugar desta começou a operar a Metropolitana .
Nos anos 90 foi a vez da Rodoviária Caxangá operar as linhas de Jardim São Paulo , e atualmente a Empresa Metropolitana é a detentora das linhas. Trafegam ainda pelo bairro as linhas : 209 Coqueiral / Barro ; 240 Cavaleiro / Ceasa ; 302 TI TIP / Caxangá ; 320 Curado I / Werneck ( via Totó ) ; 360 Totó / Boa Viagem ; além da linha complementar 205 – JARDIM UCHÔA/BOA VIAGEM
Fontes pesquisadas : arquivo Diário de Pernambuco
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