Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de março de 2019

Cristo Redentor - linhas extintas

O Sr. Antônio Albino Pimentel , operava linhas da zona oeste , a exemplo da iniciada em 1967 , que atendia as fábricas da BR 232 , denominada Cristo Redentor , a empresa se chamava Expresso Pimentel . Com horário de circulação das 4 da manhã às 22 horas , tinha pontos terminais na Praça 17 e Rua da Aurora , dez ônibus monoblocos Mercedes - Benz com capacidade para 36 passageiros sentados , foram adquiridos pela empresa para operação dessa linha .

A linha sofreu as disputas de território que eram comuns na época , pois as empresas reclamavam da invasão da CTU nos itinerários operados por elas ; caso da linha Cristo Redentor , onde a Pimentel reclamava que a CTU alterava seus terminais com o intuito de fazer concorrência na linha . A Expresso Pimentel reclamava também que a CTU mandava os carros dela fecharem os da Pimentel provocando acidentes e riscos aos passageiros.

Expresso Pimentel

Em 1967 , quando o Distrito Industrial do Curado ganhava força , com a chegada de grandes empresas como : Tintas Coral , Johnson & Johnson e Romi , e onde já estava instalada a Microlite , a necessidade por transporte era notável . Com isso a Expresso Pimentel ganhou a concessão para operar a linha Recife / Cristo Redentor ( Jaboatão ) , colocando em circulação dez unidades do monobloco Mercedes - Benz recém - adquiridos .

Em julho de 1967 a CTU impetrou mandado de segurança contra a Expresso Pimentel , para retirada da concessão da linha , mandado esse negado pela justiça. Depois a linha passou a ser operada pela AVS , em seguida a Borborema adquiriu a AVS e suas linhas receberam nova nomenclatura , e o itinerário da Cristo Redentor passou a ser feito pelas linhas dos Curados .

Atualidade

Nos dias atuais , as linhas que trafegam pela BR 232 , onde estão instaladas as fábricas que a Expresso Pimentel atendia são feitas pela Borborema . Quem não lembra da Curado IV ( Av 01. TIP ) , ou Curado IV ( Rua 14 ) ? operados pelos saudosos Engerautos , como na foto abaixo , postada no site Ônibus Brasil .

Mas com a implantação do SEI na Integração TIP , as linhas dos Curados que iam para o Centro passaram a alimentar o TI TIP , criando - se as linhas radiais 346 TI TIP ( Conde da Boa Vista ) e 347 TI TIP / Derby .

Mas além dessas outras linhas fazem o trajeto pela Avenida Getúlio Vargas ( BR 232 ) , entre elas estão as que você vê nas fotos abaixo :

Linha 341 Curado I ( Conde da Boa Vista ) , a única dos Curados que não se tornou alimentadora do TI TIP.

Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...