Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Linhas circulares - história e fatos

Eram denominadas circulares as linhas que ligavam diferentes bairros sem a necessidade de passar pelo Centro como eram o trajeto da maioria das linhas de ônibus do Recife , as radiais .

linha circular

Na década de 70 entrou em funcionamento o Plano Global de Trânsito no Recife . Entre as muitas mudanças ocorridas na área central , uma delas foi a criação de uma linha circular unindo os bairros da Boa Vista , Recife e Santo Antônio .

Confira o itinerário : Rua da Aurora , Ponte Princesa Isabel , Praça da República , Avenidas Rio Branco e Marquês de Olinda , Ponte Maurício de Nassau , Rua 1º de Maio , Praça da Independência , Avenida Guararapes , Ponte Duarte Coelho , Rua da Aurora . 

A linha era operada pela CTU gratuitamente . 

Em 1971 a Borborema solicitou licença a prefeitura do Recife para exploração de duas linhas circulares , a Torre / Madalena e a Afogados / Rio Branco / Casa Amarela .

Em 1972 foi especialmente criada a linha circular entre os bairros dos Aflitos / Espinheiro / Graças / Engenho do Meio .

Em 1973 a CTU pôs em circulação 3 monoblocos operando na linha circular com terminal no Cais do Apolo devido ao funcionamento do novo prédio da Prefeitura do Recife . 

itinerário da linha Circular Cais do Apolo

Em 1977 duas linhas circulares da CTU foram suspensas , devido a liminar da Borborema que reivindicava a exclusividade do trajeto de sua linha Boa Viagem , as linhas suspensas foram Cidade Universitária ( circular ) e  Armindo Moura ( Centro ) esta operada por frescões . Ver matéria 

Em 1978 a Borborema teve o direito concedido de explorar em conjunto com a CTU a linha circular da Cidade Universitária . 

Em 1979 foi criada a linha circular Dois Irmãos / Caxangá , operada pela Transportes Aliança com 10 ônibus . Em outubro entrou em operação a linha Cidade do Recife , com três ônibus convencionais da CTU . 

itinerário da linha Cidade do Recife

Em março de 1980 a CTU inaugurou a linha Circular Cidade Universitária com 30 ônibus . O itinerário era feito passando pelo Centro do Recife , não como hoje que apenas acessa parte da Rua Dom Bosco / Carlos de Lima Cavalcante para seguir pela Praça do Derby .

Tempo depois a Borborema foi condicionada a operar conjuntamente na linha devido a ineficiência de frota da CTU para atender a demanda . 

Em 1983 foi desativada a linha circular que servia aos periféricos da URB . 

Veja matéria sobre os ônibus da URB - acesse

Em 1986 fentrou em operação a Curado II / TIP , linha circular para atender a nova rodoviária . 

Em 1987 foram criadas mais duas linhas circulares para atender o metrô , Circular I ( Prefeitura / Metrô ) e Circular II ( Metrô / Conde da Boa Vista ) . 

 Pesquisa : Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...