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sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Municipios pernambucanos com mais de 100 mil habitantes fora da RMR : Petrolina

Sétimo município que mais produz riqueza em Pernambuco , Petrolina tem sua economia fundada na agricultura irrigada , tendo a manga e a uva como os principais produtos exportados . Nos últimos 10 anos , a população de Petrolina teve um incremento de 70 mil habitantes , segundo estimativas do IBGE .

Esse crescimento pode ser visto na mancha urbana do município , que já atinge quase 50 km ² . Como pode ser visto nessa arte sobre imagem de satélite no Google Maps.



Petrolina é hoje um centralizador de atividades para muitos municípios do sertão pernambucano e também cidades de outros estados próximos . Com destaque para o pólo médico e o centro universitário , com várias instituições de ensino . A cidade conta com um aeroporto internacional , que abriga o maior terminal de cargas refrigeradas do país . As empresas Avianca , Azul e Gol operam vôos regulares para Campinas , Guarulhos , Recife e Salvador .

Mancha urbana de Petrolina se expande através de loteamentos

A presença de edifícios verticais em Petrolina , se faz em algumas áreas pontuais , com poucos edifícios na chamada orla , e outros próximos ao shopping da cidade . Como o território de Petrolina é muito grande , essa expansão urbana se dá mais por meio de loteamentos horizontais que surgem em diversas áreas do município .

Entrada de condomínios de classe média na área leste de Petrolina .

 

Prédios na orla de Petrolina

Casas duplex protegidas por muro e cerca elétrica

Casas em construção nos muitos loteamentos de Petrolina

Uma das empresas que mais investe no mercado imobiliário de Petrolina é a Jotanunes , que tem imóveis em diversas regiões do município . Um dos últimos lançamentos da empresa foi o Vita Plaza , localizado na Orla 2 , uma área bem valorizada , próxima ao Rio São Francisco .

Perspectiva do empreendimento , no canto direito da foto (reprodução do site da construtora )

A mancha urbana de Petrolina não é contínua , uma vez que alguns loteamentos foram aprovados mas ainda não povoados , ficando então vazios urbanos até mesmo na área mais central da cidade .

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Um clássico na Ilha do Retiro

Carroceria Metropolitana modelo 70 foi apresentado aos empresários pernambucanos no estádio de futebol. 



Considerado um dos maiores avanços na indústria automobilística nacional ,  a carroceria Metropolitana era produzida no estado da Guanabara , atual Rio de Janeiro . Confortável , eleita a mais leve e resistente fabricada no Brasil para o transporte coletivo , sua estrutura em duralumínio inovou a indústria de ônibus na época . O modelo foi fabricado na versão urbana ( para 36 passageiros ) e rodoviária ( 38 passageiros ). 


A Empresa Marques da Silva , que fazia a linha entre Camaragibe e o Recife , foi a primeira a adquirir unidades do modelo, que inclusive estavam expostas no coquetel de lançamento nos jardins da Ilha . 

Em 1976 a Carroceria Metropolitana foi adquirida pela Caio . 

Pesquisa : Diário de Pernambuco



sábado, 9 de janeiro de 2021

Empresas de ônibus do Nordeste : Expresso Cabral

De propriedade do Sr. Francisco Cabral , a Expresso Cabral iniciou ligando Natal  a Macau , João Câmara , Pendências e São Bento do Norte , hoje interliga a capital Natal a 41 localidades do Rio Grande do Norte , e liga também Macau a Areia Branca , Assú e Mossoró .



Em 1970 possuía 15 ônibus em sua frota , fazendo as linhas pra Macau , Taipu , Caiçara e São Bento . 


Diário de Natal , 1988

vejas as linhas da empresa

Mossoró / Areia Branca ( via Assú ) ;
Mossoró / Macau ( via Assú ) ;
Natal / Afonso Bezerra e Pedro Avelino ( via BR 304 ) ;
Natal / Afonso Bezerra e Pedro Avelino ( Via João Câmara - BR 406 ) ;
Natal / Bento Fernandes ( via João Câmara ) ;
Natal / Caiçara do Norte ( via São Bento do Norte ) ;
Natal / Carnaubais ( via Macau ) ;
Natal / Galinhos ;
Natal / Guamaré ;
Natal / João Câmara ( via Poço Branco ) ;
Natal / Macau ;
Natal / Ponte Preta ( via Jardim de Angicos ) ;
Natal / Pendências ( via Taipú ) ;
Natal / Pureza ( via Ceará - Mirim ) ;
Natal / Rio do Fogo ( via Ceará - Mirim e Catolé ) ;
Natal / São Miguel do Gostoso ( via Ceará - Mirim e Touros ) ;
Natal / São Miguel do Gostoso ( via Pureza e Touros ) ;
Natal / Touros ( via BR 101 ) ;
Natal / Touros ( via Ceará - Mirim ) ;
Natal / Zumbi ( via Ceará - Mirim ) ;

Mapa de atendimento 

  
A empresa atende o litoral norte do estado e região das salinas
                     
                               


quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Aa empresas de ônibus mais fotografadas no Brasil

1. Ônibus particulares 198.000

Essa não é exatamente uma empresa , mas reúne um acervo de muitas no Brasil , são ônibus em sua maioria particulares , aposentados de frotas mais antigas e alguns que ainda não tem cadastro no site.

2. Gontijo MG 167.900

A campeã de fotos no Brasil , presente em 20 estados do país

3. Itapemirim ES 149.100

Uma das maiores empresas de ônibus do país , presente também em vários estados , é uma das queridinhas dos busólogos

4. Viação Cometa SP 126.000

Faz parte do grupo JCA , um dos maiores do Brasil no setor de transporte , apesar de não atender todas as regiões do país , tem presença forte nos Estados do Sul e Sudeste

5. Auto Viação 1001 RJ 94.100

Também pertencente ao Grupo JCA , tem como principal ponto de origem de suas linhas , as cidades do Rio de Janeiro

6. Útil MG 76.600

Atende a região sudeste do país , com uma frota de aproximadamente 200 ônibus , suas pinturas temáticas são a paixão dos busólogos e a coloca na sexta posição entre as mais fotografadas 

7. Viação Garcia PR 68.100

Uma das empresas de ônibus rodoviário mais antigas do Brasil , presença forte no sul do país

8. Viação Águia Branca ES 65.300

Nascida no mesmo estado da Itapemirim , pertence ao Grupo Águia Branca , atende mais de 200 cidades , incluindo algumas do Nordeste.


9. Expresso Guanabara CE 55.500

A única do Nordeste e também a única fora do eixo Sul / Sudeste entre as 10 mais fotografadas , a Expresso Guanabara cresceu muito em número de linhas nos últimos anos .

10. São Geraldo MG 55.400

Antes de ser incorporada pelo Grupo Gontijo e passar a apresentar o nome Gontijo em sua frota , busólogos de todo o Brasil clicaram os ônibus da empresa mais de 50 mil vezes.

Data da pesquisa : 07/01/2021

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

As sopas : os primeiros ônibus do Recife

Um modelo de transporte surgiu em Pernambuco quando as tarifas ferroviárias da Great Western ( companhia inglesa detentora do transporte por trens no estado ) aumentaram e houve até supressão de trens para diminuir custos , provocando a reação popular determinadora da formação de empresas de transporte chamadas sôpas . 

As sopas ( ônibus rurais ) foram os primeiros ônibus populares a surgirem no Recife. Tinham esse nome devido aos preços baixos . Com isso passaram a circular superlotados , concorrendo com os bondes e auto ônibus da Tramways e os trens da Great Western , quando das linhas do interior. A Tramways para barrar o avanço das sopas lançaram os ônibus amarelos , mais confortáveis que as sopas porém com passagem mais cara , que deixava os novos ônibus da Tramways vazios. Então mais uma vez a empresa agiu e trouxe mais bondes para Encruzilhada e Afogados , onde mais as sopas se proliferavam. Fazia a ligação da Praça Rio Branco com o Largo da Paz , dai fazia o transbordo para o bonde de Tejipió. A linha da Encruzilhada percorria a Avenida João de Barros com veículos mal conservados e sem higiene . Tinham carros também para Afogados , em 1929 já existiam sopas ligando o Largo da Paz ao Bairro do Recife . 

Modelo de sopa que circulou no estado do Rio Grande do Norte , foto : site Curiozzo

O Pátio do Paraizo era o ponto terminal de todas as sopas que faziam transporte de passageiros no Recife e também das que partiam para o interior. Porém em 1930 um ato do governo ordenava que as sopas deveriam deixar o centro do Recife e estacionar nas praças João Alfredo ( Madalena ) , Largo da Paz ( Afogados ) e Largo da Encruzilhada . 

Em 1934 as cidades que não possuíam estrada de ferro em seu percurso se utilizavam das sopas e caminhões para as ligações com a capital do estado , era o caso de Goiana , Igarassu , Ipojuca , Sirinhaém , Rio Formoso , Paulista . 

Em janeiro de 1936 o serviço de sopas foi regulamentado pelas prefeituras , estipulando condições técnicas dos veículos , horários , itinerários e preços das passagens. Coisas da cidade , Diário de Pernambuco , anos 30

Em 1936 existiam sopas para João Pessoa , Itabaiana , Goiana , Nazaré , Timbaúba e Itapissuma , percursos feitos pela Empresa Nordestina . Em 1937 passou a fazer também a linha para Floresta dos Leões ( atual Carpina ) . 


As sopas para o interior tinham como ponto de partida a Praça Artur Oscar ( Arsenal ) no Centro do Recife . A Praça 17 também era utilizada para o embarque de passageiros nas sopas , essas com destino a Garanhuns , Caruaru , Barreiros ,etc. 

Outra que fazia transporte por sopas era a Empresa Baltazar Pinto , com itinerários para Floresta dos Leões e Limoeiro . 

Mais de 30 carros faziam esse transporte entre a capital e cidades do interior e de estados vizinhos .

Em abril de 1937  uma decisão da inspetoria de tráfego causou muitos transtornos aos passageiros que utilizavam o transporte , o ponto terminal das sopas foi tirado do Pátio do Paraíso , e deslocado para a Rua do Hospício e Praça das Cinco Pontas , isso porque alegaram que os caminhões e sopas estavam enfeiando o Pátio do Paraíso . 

Em novembro de 37 as empresas Baltazar Pinto e Francisco Caselli mudaram os pontos terminais de suas sopas para a Rua da Detenção . 

Em 1938 o transporte por sopas  havia crescido bastante ,  alcançando outras cidades do interior , como Vicência , Surubim , Tapera , Umbuzeiro , entre outras .

Em outubro de 38 a Empresa Baltazar Pinto abandonou as sopas , inaugurando ônibus de primeira classe para Gravatá com capacidade para 35 passageiros . No mesmo mês inaugurou mais uma linha , desta vez para São Vicente , atendendo Timbaúba . Em julho de 1939 inaugurou sua linha de ônibus para Limoeiro . 

Em meio as sopas , surge uma sociedade de transporte por ônibus no Recife

Em maio de 1944 surgiu no Recife uma sociedade denominada Pioneiro Ônibus Clube , iniciativa de um sueco que morava no Brasil , o Sr. Ernest Schar , reuniu  22 sócios do bairro de Casa Forte com o intuito de criar uma grande empresa de transporte. Compraram uma caminhonete , com capacidade para 20 passageiros , o itinerário era saindo da Praça Rio Branco , Parque Amorim , Avenidas Rosa e Silva e Rui Barbosa até chegar em Casa Forte. Com uma frequência de 3 viagens pela manhã , três na hora do almoço e até quatro no final da tarde , de segunda a sexta , uma vez que o objetivo era melhorar o ir e vir dos muitos trabalhadores que dependiam dos bondes superlotados para o Bairro do Recife , onde estávam concentrados as atividades comerciais na época. Os sócios pagavam uma contribuição mensal para cobrir as despesas com o veículo e os choffeurs . Só podiam viajar os sócios , que ganhavam um cartão que dava acesso ao transporte.


Em 1947 as sopas não mediam esforços no ir e vir dos passageiros , mesmo com as estradas não tão boas assim , os choffeurs dirigiam seus veículos rumo as cidades até do Sertão , como Petrolina , Arcoverde e outras . De outros estados do Nordeste partiam sopas até para o Rio de Janeiro . 

Em 1948 uma lei estadual instituiu que só poderia continuar no transporte de passageiros , empresas organizadas , que tinham mais de quatro veículos em sua frota , o que impediu que mais de 500 sopas , de proprietários individuais pudessem circular.

Em 1950 as sopas vindas do interior tiveram instalada  ,  uma agência de venda de passagens para as mais de 200 sopas e ônibus que faziam transporte para o interior , majorando as passagens em 30% , fato que causou protestos dos passageiros.

Em 1951 , mesmo com os ônibus da Autoviária fazendo algumas linhas , ainda existiam muitas sopas trafegando no Recife , para os bairros de Vasco da Gama , Macaxeira , Bongi , Afogados , etc.

Em 1953 , com as estradas em melhor estado , o serviço de sopas para o interior cresceu bastante , o que já cogitava uma estação rodoviária para o melhor conforto dos passageiros que chegavam diariamente a cidade vindos do interior neste tipo de transporte . Neste mesmo ano foi inaugurada a Estação Rodoviária do Recife , a maior da América Latina e terceira maior do mundo na época , após isso , as empresas mais organizadas começaram a comprar ônibus maiores e colocando em circulação nas  linhas para o interior e outras capitais , tomando aos poucos o lugar das sopas ; Foi o caso da Progresso , Cruzeiro e Rodoviária Caruaruense . 

Pesquisa : Diário de Pernambuco ; Pequeno Jornal e Jornal de Recife

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