Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

sábado, 18 de junho de 2022

Mobilidade nos bairros - Várzea

A Várzea é o segundo maior bairro do Recife em tamanho ( área ) e  também o segundo maior bairro em população ( veja o ranking completo ) . 

O bairro da Várzea é pioneiro quando se fala em transporte , desde os bondes que trafegavam pelas ruas e avenidas do Recife , assunto que em breve será tratado pelo blog , mais nessa matéria vamos abordar o modal ônibus , desde as primeiras empresas que passaram pelo bairro , relembrando a CTU , até os dias de hoje . 

Ônibus da Auto Viação Conceição

A primeira empresa de ônibus que se tem registro a operar no bairro da Várzea é a Auto Viação Conceição , isso lá no ano de 1949 , operou até 1952 , junto com outras , já que não tinha exclusividade para o bairro.

Nos anos 50 a Várzea foi servida por empresas menores , com a saída da Conceição que possuía 30 carros em todas as suas linhas , vieram outras , como a Vera Cruz ( não a de hoje ) e a Auto Viação Perez. Em 1953 a Auto Viação Zorrilla já aparecia operando na Várzea , essa empresa ficou na linha até 1959

Com a saída da Zorrilla para Olinda algumas empresas se aventuraram na linha na década de 60:  ; Empresa Irmãos Holanda , Empresa de Transportes Cruz ; Auto Viação Ribeiro e Cruz ( acho que a mesma anterior ) ; Empresa Morais .

Na década de 70 a Expresso Tropical era quem fazia a linha do bairro da Várzea .

Com a inauguração da linha de elétricos para a Várzea , a CTU ficou praticamente sozinha no bairro , pois a integração no terminal da Caxangá atendia aos usuários com o ônibus diesel na principal via do bairro , a Avenida Afonso Olindense , dali seguiam nos elétricos até o Centro do Recife.

Em 1980 , com o zoneamento da EMTU , a linha Várzea passou a ser operada pela CTU , com ônibus a cada 5 minutos , e seguindo o itinerário : Praça Pinto Damaso , Avenida Afonso Olindense , Avenida Caxangá , Praça João Alfredo , Rua Benfica , Praça Euclides da Cunha e Praça do Derby , Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti , Conde da Boa Vista , Avenida Guararapes . 18 ônibus iniciaram na linha. A única linha radial da CTU que percorria todo o corredor da Caxangá , na verdade entrou em funcionamento apenas em janeiro de 1981.

Com a venda da CTU , a CRT assumiu suas linhas e a Várzea continuou bem servida de ônibus. Mais tarde , com a reforma do TI Caxangá e a criação da linha TI Caxangá ( Centro ) , a linha Várzea ( Caxangá ) foi extinta . Depois a CRT foi incorporada pela Rodoviária Metropolitana que virou Mobibrasil e agora é Mobi - PE , assumindo a famosa garagem de ônibus da Várzea , ex - CTU.

Em setembro de 2018 o TI IV Perimetral ( hoje TI CDU ) foi inaugurado, com isso a linha mais famosa da Várzea , a CDU ( Várzea ) , passou a integrar no TI CDU.

Outras linhas que atendem a Várzea , veja no mapa os percursos feitos por linhas de ônibus dentro do bairro .



060 TI Tancredo Neves / TI Macaxeira

303 Curado II / Caxangá ( BR 232 )

302 TI TIP / Caxangá

440 CDU / Caxangá / Boa Viagem

522 Dois Irmãos ( Rui Barbosa e Príncipe )

2040 CDU / Boa Viagem / Caxangá

2433 Brasilit / TI CDU

2446 UR 7 ( Várzea ) / TI CDU

2464 Jardim Teresópolis / TI Caxangá

2431 TI CDU ( circular )

202 Barro / Macaxeira ( Várzea )

Mapa axial da Várzea - veja em detalhes


 




terça-feira, 14 de junho de 2022

Empresa Rio Una ( extinta ) - linha Recife / Palmares

Fundada pelo popular " Zequinha " ( José Ambrósio da Silva ) na década de 50 , a Transportadora Rio Una começou com um único ônibus fazendo o serviço na linha Palmares / Recife durando cinco horas a viagem . A segunda linha a ser operada pela empresa foi a interestadual Colônia Leopoldina / Recife , e assim a empresa foi crescendo , a cada compra de um novo veículo surgia uma nova linha  : Jundiá / AL - Palmares  , Colônia de Leopoldina / Palmares , Água Preta  / Palmares . Graças a essas novas linhas , naturalmente surgiu a necessidade da construção do Terminal Rodoviário de Palmares .

Um dos modernos monoblocos da Rio Una

 Em 1960 o senhor José Ambrósio se associou ao seu irmão Joelson , na época a empresa já possuía 14 ônibus em sua frota . 

 Em 1962 a sociedade foi desfeita , ficando apenas Joelson no comando , neste ano fazia também a linha Ribeirão / Palmares.

 Em 1964 fazia Palmares / Garanhuns , esse ano iniciou a linha de Gameleira para o Recife , desmembrando da linha de Cucaú.

No final dos anos 60 era comum a Rio Una alugar seus ônibus para levar as delegações esportivas para outros municípios e estados próximos para disputarem suas partidas . 

Ônibus da Rio Una com delegação do Santa Cruz

Em abril de 1968 a Rio Una lançou um serviço inédito no transporte coletivo do interior do estado e do Nordeste , oferecendo ônibus expressos entre Palmares e Recife  dotados de ar renovado , música , jornais a bordo , bar , toalete e as famosas rodo-moças . 

Festa para receber os novos ônibus da Rio Una
 

Além da ligação com a capital , a Rio Una neste ano já tinha linhas para Ribeirão , Gameleira , Usina Cucaú , São José da Coroa Grande , Xexéu , Garanhuns e Colônia Leopoldina em Alagoas .

Em 1969 recebeu autorização do DER para explorar as linhas Catende / Palmares  e São Benedito / Palmares . Já fazia também a Garanhuns / Palmares e Palmares / São José da Coroa Grande .

Em 1970 mantinha uma garagem no Pina . Tinha também horários expressos pra Recife. 

Em 1972 a Rio Una foi adquirida pela Bonfim , que manteve a linha Recife / Palmares .

Em 1979 o trajeto era feito pela São Domingos. 

Pesquisa : Jornal da Manhã , Diário de Pernambuco


domingo, 12 de junho de 2022

633 - Guabiraba / Jaqueira - linhas extintas

 No ano 2000 foi autorizado em caráter experimental , a utilização de miniônibus no siitema de trasporte do Grande Recife , na epóca gerido pela EMTU . O miniônibus tinha capacidade para transportar entre 20 e 25 passageiros sentados , prevendo também a utilização de ar condicionado nestes veículos . 

A primeira linha operada por miniônibus foi a 317 - Bongi ( Agamenom ) criada em 16 de maio de 2000 , a Rodoviária Caxangá quem fazia o itinerário . 

Em setembro do mesmo ano outras linhas operadas por miniônibus foram criadas : 

101 - Circular ( Centro ) ( Complementar ) , nesta quem operava era a Tamará Transportes .  

043 - Boa Viagem / Derby  , Borborema 

234 - Cavaleiro / Afogados , Empresa Metropolitana 

444 - UR 07 / Derby , Rodoviária Metropolitana 

Em novembro foi criada a 628 - Vasco da Gama / Jaqueira , da Empresa Pedrosa.

A linha 633 - Guabiraba / Jaqueira foi criada em 01 de dezembro do ano 2000 , em caráter experimental , por um período de 30 dias . A linha era operada pela Transportadora Globo , pelo modelo de frota denominado miniônibus , e classificada na categoria de serviço suplementar .  

modelo de ônibus que provavelmente operou na linha

Em 23 de abril de 2005 a linha foi extinta e a frota foi incorporada à linha 640 Guabiraba / Derby , também operada pela Transportadora Globo . 

Confira nesse vídeo do YouTube , gravado nessa época , alguns micro e miniônibus operando no sistema de linhas do Recife.

https://youtu.be/s7C_Vxxpy7A



quarta-feira, 8 de junho de 2022

Linhas de maior demanda da RMR - 243 Vila Dois Carneiros

 A linha Vila Dois Carneiros atende a mais de 10 bairros em seu trajeto até o Centro do Recife. Seu terminal fica na Rua Manuel Carneiro Leão , próximo à fundação Bradesco.

Ônibus da linha Vila Dois Carneiros 

A linha é atendida pela Empresa Metropolitana , que oferta 141 saídas diárias em dias úteis , operando das 04:00 da manhã ás 00:30 hs. A linha 243 Vila Dois Carneiros possui dois itinerários,  uma via Agamenom Magalhães , outro via Cais de Santa Rita.

Veja abaixo quadro de horários da linha em dias úteis:




quinta-feira, 26 de maio de 2022

Linhas de maior demanda da RMR - 207 Barro / Macaxeira ( BR 101 )

A linha Barro / Macaxeira surgiu em agosto de 1990 , quando ainda nem existia a integração do SEI . O TI Barro foi inaugurado no ano de 1994.

Conheça o itinerário: Estação Barro ( terminal ) , BR 101 , Reitoria , Avenida Professor Joaquim Amazonas , Avenida dos Reitores , BR 101 , Avenida Norte , TI da Macaxeira ( ponto de retorno ) . 



Em setembro de 1998 chegaram por aqui os primeiros ônibus articulados .

Em 2015 a frota foi renovada e a linha ganhou ônibus Torino 2014 no lugar dos articulados.


Quadro de horários da 207 



IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...