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sexta-feira, 29 de julho de 2022

Maiores cidades do interior nordestino - aspectos da mobilidade , Caruaru - PE

Caruaru ocupa o terceiro lugar no ranking das maiores cidades do interior nordestino 


População :  365.278

Área920.611 km²

Densidade demográfica392,3 habitantes por km²

Bairros : 23

Maior bairro em população : Salgado ( 39.632 )

 

Mobilidade 

Linha de ônibus de Caruaru 

 
O sistema de ônibus de Caruaru é atendido por apenas três empresas , as quais venceram a última licitação de linhas ocorrida na cidade no ano de 2015 .

A Coletivo , a Tabosa e a Capital do Agreste atendem as mais de 40 linhas que circulam pela cidade . As de maior demanda são as que atendem as localidade de : 

Rendeiras 

Vila Padre Inácio 

Vila Kennedy 

Salgado

Shopping Caruaru 

Terminal Rodoviário 

Antônio Liberato 

Veja todas as linhas em  https://cartaoleva.com.br/horario-dos-onibus/


Rua 15 de Novembro em Caruaru , principal destino das linhas que seguem para o Centro


Terminais 

A cidade de Caruaru não possui terminais integrados , as linhas com destino ao Centro fazem ponto de retorno / terminal em ruas distribuídas pela área central , as vias com  maior número de linhas que a utilizam como ponto final são : Rua 15 de Novembro , Rua Silva Filho ( Estação Ferroviária ) , Rua Monte Pedro e Rua Cleto Campelo.

Integração 


Em 2016 , cinco linhas passaram a fazer integração entre elas , permitindo ao usuário pagar apenas uma passagem e utilizar dois ônibus , as linhas atendidas eram: 

130 UFPE
133 Caruá / Baraúnas 
138 Nova Caruaru / Luiz Gonzaga / Centro ( via Shopping Difusora ) 
139 Pólo Caruaru  
xxx Severino Afonso

Obs : houve algumas mudanças no itinerário dessas linhas que iniciaram essa integração .



Veja também :



 

 




domingo, 24 de julho de 2022

Maiores cidades do interior nordestino - aspectos da mobilidade , Campina Grande - PB

Considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste bem como um dos maiores polos tecnológicos da América Latina

Campina Grande ocupa o segundo lugar no ranking das maiores cidades do interior nordestino 

População619.609 

Área1.304 km²

Densidade demográfica416,03 habitantes por km2

Maior bairro em população : Tomba ( 55.000 )

Mobilidade 

Divulgação : Prefeitura de Campina Grande

 
O sistema de ônibus de Campina Grande ainda não tem uma  interligação efetiva entre linhas , demandas e novos itinerários , sendo assim , o atual prefeito anunciou possíveis mudanças na atual dinâmica do transporte público da cidade :

“Serão cinco ou seis linhas principais. Também teremos linhas circulares, que vão permitir ao cidadão sair de bairro a bairro, além de linhas alimentadoras, dentro dos bairros. Os ônibus, inclusive, passarão em média a cada 10 minutos nas paradas dos coletivos”, explicou. Afirmou o gestor em entrevista ao Portal Correio , da Paraíba . 

A cidade é dividida em dez áreas, cada uma com uma cor e número correspondente

Essas áreas são identificadas pela seguinte numeração:

00- Centro 

01- Cruzeiro, Velame, Jardim Continental, Louzeiro, Conceição, Palmeita, Distrito Industrial, Jardim Continental, Alto Branco e Bairro das Nações. 

02-Dinamérica, Serrotão, Malvinas, Alto Branco, Lauritzen e Jardim Tavares 

03- Novo Bodocongó, Bairro Universitário, Monte Santo, Santo Antônio, José Pinheiro, Castelo Branco, Bodocongó, Serrotão, Monte Castelo e Nova Brasília. 

04- Dinamérica, Santa Cruz, Santa Rosa, Quarenta, São José, Liberdade, Catolé, Sandra Cavalcante, Itararé, Distrito Industrial, Vila Cabral e Tambor. 

05- Mirante, Santa Terezinha, Catolé, Vila Cabral, Cuités, Araxá, Jeremias, Palmeira, Prata, Bela Vista, Centenário, Pedregal 

06- Serrotão, Ramadinha, Bodocongó, Malvinas 

07- Três Irmãs 

9.1- Santa Cruz, Presidente Médice, Acácio Figueirêdo, Bairro das Cidades 

9.4- Estação Velha, Liberdade, Jardim Paulistano, Tambor, Distrito Industrial, Velame   A combinação dos números mostra o itinerário do ônibus. ( Fonte Rota Principal )


Terminais integrados 

Terminal integrado de Campina Grande

 A cidade de Campina Grande conta com um terminal integrado no centro da cidade , funciona como transbordo das linhas do subúrbio que vão até o Centro .Quatro empresas fazem o transporte por ônibus na cidade :  veja a matéria publicada aqui no blog sobre a licitação de linhas ocorrida em 2015 , ir para a matéria >




Veja também :

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Maiores cidades do interior nordestino - aspectos da mobilidade , Feira de Santana - BA

Ranking

1. Feira de Santana 

Na foto , BRT em testes na cidade de Feira de Santana

Em Feira de Santana está localizado o maior entrocamento rodoviário do Norte / Nordeste .

População619.609 

Área1.304 km²

Densidade demográfica416,03 habitantes por km2

Maior bairro em população : Tomba ( 55.000 )

Mobilidade 

Em 2015 foi concretizada a licitação das mais de 90 linhas de ônibus de Feira de Santana , duas empresas assumiram o transporte da cidade , deveriam ser adquiridos 270 ônibus novos para operação , as empresas vencedoras foram a São João e a Rosa , ambas de São Paulo , mas em 2021 apenas 120 ônibus circulavam pela cidade .

BRT - em outubro de 2020 foi iniciado os testes com os ônibus modelo BRT , sete veículos desse modelo começaram a circular nos dois corredores previstos : Avenida Getúlio Vargas e Avenida João Durval . Recentemente foi inaugurado o Centro de Controle Operacional ( CCO ) , que faz toda a gestão das duas linhas. O BRT de Feira de Santana circula em tráfego misto , interligando os principais terminais integrados da cidade . 

clique na imagem para ampliar

Mapa do BRT de Feira de Santana

Estações do BRT Feira de Santana 






Terminais integrados 

A população de Feira de Santana conta com alguns  terminais de integração , localizados em pontos diversos da cidade , atendendo a todas as áreas , chamados de estações : Central , Norte e Sul . 

O terminal Sul é atendido em sua maioria por ônibus de pequeno porte  
 
Não perca as próximas matérias sobre as maiores cidades do interior nordestino .

sábado, 16 de julho de 2022

UFPE tem área e movimento maior que muitos bairros recifenses

Um " bairro " chamado UFPE

Linha de ônibus Circular da UFPE

Um lugar com movimento intenso entre as 5 da manhã e as 23 horas . A chegada dos alunos e professores dá o tom que o dia está começando , e eles chegam aos montes ; de carro , de ônibus , a pé ou de bicicleta . Logo seus estacionamentos estão lotados de veículos e motos , que lotam também as ruas próximas aos prédios de cada especialidade dentro do campus . 
Os pontos em vermelho marcam os mais de 20 estacionamentos dentro da área da UFPE


Uma área maior do que muitos bairros recifenses , no ranking do 91 existentes , ocuparia a posição 39 , equivalente ao bairro da Macaxeira ( 1,25 km ² ) . ( veja ranking

Além do uso educacional , a área onde etá edificada a Universidade Federal de Pernambuco abrange outro usos : um deles é o Hospital das Clínicas , às margens da BR 101 ; as ruas internas da UFPE são utilizadas por caminhantes e corredores que se utilizam da área bastante arborizada , com clima ameno e tranquilo para suas atividade aeróbicas . A margem do lago formado pela água do Riacho do Cavouco é utilizada para descanso, piqueniques e outras atividades , por estudantes e moradores da redondeza , possui também pista de cooper em boa parte da área da faculdade.

Mobilidade

área delimitada pela UFPE


A UFPE é servida por algumas linha de ônibus que adentram em suas vias principais , são elas :
303 Curado II / Caxangá ( BR 232 )
424 CDU / Torrões ( via San Martin )  
2431 TI CDU / TI Caxangá ( UFPE )

Além delas , no entorno do campus várias linhas atendem : 

060 TI Tancredo Neves / TI Macaxeira
202 Barro / Macaxeira ( Várzea )
207 Barro / Macaxeira ( BR 101 )
302 TI TIP / Caxangá
330 Casa Amarela / CDU
440 CDU / Boa Viagem / Caxangá - terminal
522 Dois Irmãos ( Rui Barboa e Príncipe ) - terminal
2040 CDU / Boa Viagem / Caxangá
2432 TI CDU ( Várzea )
2446 UR 07 ( Várzea ) / TI CDU

Os estudantes contam com uma linha Circular de propriedade da Universidade , fazendo os seguintes percursos : 
Circular UFPE – Casa Feminina (Via Viaduto da Caxangá)

Por horário de saída da Editora Universitária:

7h10; 7h30 – Viaduto Caxangá; 8h10; 8h50; 9h30; 10h10; 10h50; 11h30; 12h10 – Viaduto Caxangá; 12h50; 13h30 – Viaduto Caxangá; 14h10; 14h50; 15h30; 16h10; 16h50 – Viaduto Caxangá; 17h30 – Viaduto Caxangá; 19h40 – Viaduto Caxangá; 20h20 – Viaduto Caxangá; 21h – Viaduto Caxangá; e 21h40 – Viaduto Caxangá; e 22h – Viaduto Caxangá.

Circular UFPE – Campus Interno (Via Rua General Polidoro)

Por horário de saída da Editora Universitária:

7h30 – Via Polidoro; 8h30; 9h30; 10h30; 11h30; 12h30 – Via Polidoro; 13h30; 14h30; 15h30; 16h30; 17h30 – Via Polidoro; 18h30; 19h30; 20h30; e 21h30 – Via Polidoro.

 Mais informações e mapa do trajeto 👉 https://www.ufpe.br/viver-a-ufpe/onibus-e-bicicletas

Bicicleta

A UFPE conta com estação do Bike PE , o que facilita o deslocamento dos estudantes que se deslocam diariamente . 

Bom passeio e atá a próxima postagem ! Siga o blog nas redes sociais : https://www.facebook.com/blogMobilidadeeTransporte





quinta-feira, 14 de julho de 2022

Lancha da CTU serviu a população de Brasília Teimosa nos anos 70 .

 Em 1970 a CTU adquiriu na Holanda uma lancha para transporte de passageiros pelos rios do Recife. 

Antes de ser utilizada , a lancha passou por reformas em seu teto e piso , e também pintura nas cores : vermelha , branca , verde e azul , e os dizeres na lateral com a sigla da companhia , o equipamento possuía banheiro e serviço de bar ; recebeu o nome de Comandante Garcia D`avila . A primeira linha a ser operada pela lancha seria a Recife / Brasília Teimosa , saindo da Praça Rio Branco ( atual Marco Zero ) . 

A lancha demorou a entrar em funcionamento depois de pronta devido a ponte rodoferroviária estar em reforma , impedindo a passagem da lancha por esse trecho do Capibaribe . A lancha entrou em funcionamento em dezembro , o itinerário previsto seria da Praça da República até Brasília Teimosa , mas devido a obra da ponte , era feito o transbordo de forma gratuita para o ônibus da  CTU até a Conde da Boa Vista . No Natal deste ano Papai Noel era atração chegando na lancha no Cais da Aurora.

A lancha começou a transportar de forma comercial em março de 1971 , com sucesso , no primeiro dia de funcionamento transportou 1.600 passageiros . A viagem entre a Praça Rio Branco e Brasília Teimosa durava em média 30 minutos , a lancha chegou a fazer neste ano 50 viagens por dia . A capacidade da mesma era de 82 passageiros.

Menos de 1 ano de inauguração do serviço , em junho , a lancha já não atraía muito passageiros e o havia sinais de vandalismo , tendo a mesma os bancos rasgados . Em julho , numa nova tentativa de salvar a lancha , foi definido um novo percurso para o equipamento , ligando o Grande Hotel à Ponte Motocolombó . Outros percursos também surgiram como opção , um deles ligando o Grande Hotel a Ponte da Torre , principalmente em dia de jogos na Ilha do Retiro , onde teria um ponto de desembarque .

Em agosto a lancha passou a ser utilizada em passeios turísticos nos finais de semana . Em 1973 passou por nova reforma , recebeu nova pintura e os buracos no piso foram fechados .

Em setembro 1974 voltou a ser utilizada na linha Centro do Recife / Brasília Teimosa ,  partindo das proximidades do Grande Hotel , fato que gerou protesto das empresas de ônibus que faziam o itinerário , alegando concorrência desleal . 

Percurso aproximado da Lancha da CTU entre o Recife e Brasília Teimosa

itinerário da lancha da CTU

Em 1975 a lancha parou de operar no transporte de passageiros na linha criada , devido a obras nos cais flutuantes . Em novembro desse ano voltou a atender aos usuários , cobrando o mesmo  valor de uma passagem de ônibus. 

Em 1976 a lancha da CTU apresentava baixa demanda , transportando apenas 30 passageiros por viagem .Em junho , a lancha saiu mais uma vez de operação para reparos , era previsto voltar  com uma nova pintura , nas mesmas cores dos ônibus opcionais : laranja outono , azul safira e branco . Mas em março de 1977 a lancha ainda não havia voltado a circular nos rios da cidade , o motivo para tanto reparo segundo os técnicos da embarcação , era que a lancha já havia sido comprada da Holanda com 5 anos de uso , e o motor já não aguentava muita coisa , foi quando decidiram adquirir um motor novo no sul do país .

Finalmente voltou a atender a população de Brasília Teimosa em outubro de 1977 , com tempo menor de percurso : 15 minutos , atendendo das 5 às 20 horas  , voltou com a capaciadade ampliada para 96 passageiros.  Nos fins de semana , quando atendia somente a turistas , saía do Cais da Rua do Sol em frente aos Correios indo até a Ilha Joana Bezerra. 

lancha da CTU : imagem Diário de Pernambuco

Em dezembro de 1979 , depois de mais um tempo parada , a reinauguração foi frustrada por um defeito na parte mecânica da lancha , o que não permitiu nem a saída da atracação em frente a Praça 17 . Neste ano o equipamento já fazia 40 viagens por dia ligando Brasília Teimosa ao Centro do Recife . 

A lancha deixou de circular no início dos anos 80 . 

Pesquisa : Diário da Manhã , Diário de Pernambuco

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