Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Auto Viação Santa Cruz - do início ao fechamento

 O empresário do ramo de comércio Josué Adolfo da Silva iniciou as atividades com a Auto Viação Santa Cruz no ano de 1957 , explorando a linha Recife / Sucupira . 

Ônibus da Santa Cruz : crédito na foto 

Em 1960 sua garagem estava localizada na Rua Dom Antônio Viçoso , 248 , Barro .

Em 1963 expandiu o atendimento dos seus ônibus para a linha Recife / Jaboatão e de Jaboatão para o Curado II .

Em 1971 a garagem da empresa já era na Marechal Cândido Rondon em Sucupira. 

Em fevereiro de 1979 a Santa Cruz possuía também 10 micro-ônibus explorando a linha Jaboatão / Cavaleiro . Neste mesmo ano a empresa renovou sua frota com 20 ônibus Marcopolo San Remo , aumentando o número de veículos para 68 ônibus a serviço da população.

Relembre as linhas que a Santa Cruz operava no início do zoneamento feito pela EMTU 

Acesse

Área 05 

Área 17 

Em janeiro de 1987 a linha Jaboatão / Curado II teve seu itinerário prolongado até o TIP.

Em dezembro de 1996 a EMTU emitiu a seguinte portaria a favor da Santa Cruz :

Considerar autorizado, em caráter excepcional e por um prazo de 90 (noventa) dias, a inclusão de 17 (dezessete) veículos a ''Diesel'' com mais de 07 (sete) anos de idade na frota da AUTO VIAÇÃO SANTA CRUZ LTDA, condicionada a uma rigorosa vistoria mecânica, para operar as linhas do SISTEMA INTEGRADO MUNICIPAL DE JABOATÃO DOS GUARARAPES, a partir de 15.12.96.

Em 2008 a linha 103 UR 11 / Barro foi desmembrada em duas : passando também a realizar viagens da Estação do Barro até a Ceasa; até a Ceasa a linha de ônibus passou a ter identificação 104 BARRO/CEASA;

Em 2010 a linha 200 Jaboatão ( Parador ) passou  ser compartilhada com a Empresa Metropolitana , na proporção de 91,7 % da frota sendo da Santa Cruz e o restante da Metropolitana. 

A Auto Viação Santa Cruz foi extinta no ano de 2014 , após a primeira etapa da licitação de linhas do Grande Recife,  que até hoje não foi concluída. 


quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Grandes avenidas da RMR - General Manuel Rabelo

Manuel Rabelo nasceu em Barra Mansa ( RJ ) no dia 11 de janeiro de 1878 , filho de Eduardo Rabelo e Maria Teodora Marcondes dos Reis , neta do barão de Rio Claro . Sentou praça em março de 1983 , apresentando - se à Escola Militar do Rio de Janeiro , então Distrito Federal . Ainda no mesmo ano foi mobilizado para o combate à Revolta da Armada , levante de parte da Esquadra que visava à derrubada de Floriano Peixoto . Iniciado em setembro de 1983 na baía de Guanabara , o movimento estendeu-se até Santa Catarina e foi dominado em março de 1894 . Em janeiro de 1986 , Rabelo desligou - se da Escola Militar do Rio Grande do Sul . Retornou ao Rio em 1898 , reingressando na mesma academia do Exército .  Bacharelou - se finalmente em matemática e ciências físicas e mais tarde em engenharia militar . 

Avenida General Rabelo

Alferes - aluno em 1901 , era adepto do positivismo e pertenceu ao grupo de discípulos do tenente - coronel Benjamin Constant Botelho de Magalhães , um dos principais articuladores do movimento militar que culminou com a proclamação da República em 1889 . 

No dia 18 de julho de 1932 , em meio ao movimento paulista ( Revolução Constitucionalista ) , que só terminaria em 1º de outubro , Manuel Rabelo foi nomeado comandante interino da circunscrição militar de Campo Grande / MS . Em setembro foi promovido a general de brigada e em março do ano seguinte foi nomeado para o comando da 7ª RM , sediada em Recife. 

Como sempre preocupado com questões sociais , e impressionado com a miséria em Recife , em agosto de 1935 procurou apresentar soluções para o problema dos mocambos , promovendo reuniões com membros do governo estadual e da Igreja . 

Fonte : CPDOC/FGV - verbetes


Mobilidade 

A Avenida General Manuel Rabelo corta 4 bairros de Jaboatão dos Guararapes : Sucupira , Socorro , Engenho Velho e Santo Aleixo. É onde fica localizado o quartel do 14. Batalhão de Infantaria Motorizado , talvez seja daí a ligação do nome da avenida com o militar . Pela avenida passam dezenas de linhas de ônibus,  que atendem terminais integrados , zona sul do Recife , e área central da capital , além disso , algumas linhas da zona da mata trafegam pela via , como as com destino a Vitória de Santo Antão .

domingo, 21 de agosto de 2022

Clássicos da Scania - ônibus K 112 T

 A Scania é uma das mais tradicionais fabricantes de ônibus no mundo 

No Brasil , a sucursal instalada no país na década de 60 , se chamava Scania - Vabis do Brasil . Inicialmente fabricando motores para ônibus e caminhões , em 1986 lançou no mercado o chassi de ônibus rodoviário K 112 T em parceria com a Vaabs . O modelo permitia um maior conforto e segurança aos ônibus mais altos , com carroceria acima de 3,40 metros . 

ônibus K 112

Foi o primeiro ônibus com terceiro eixo fabricado no Brasil pela Scania . Em Pernambuco , a primeira empresa a adquirir o modelo foi a agência de viagens Luck , de Recife ; em caráter regional , as empresas Auto Viação Bonfim de João Pessoa e Expresso Real , de Campina Grande foram as pioneiras na aquisição do modelo . 

Os primeiros ônibus urbanos montados sobre esse chassi , foram os Caio Vitória , encarroçados pela fábrica paulista .

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

As maiores cidades do interior nordestino , aspectos da mobilidade : Petrolina

Petrolina ocupa o quarto lugar no ranking das maiores cidades do interior nordestino 


4. Petrolina 

População :  354.317

Área : 4.562 km²

Densidade demográfica : 64,44 hab/km2

Bairros : 140 

Maior bairro em população : José e Maria ( 25.000 )

 

Mobilidade 

A nova empresa que opera linhas em Petrolina desde a última licitação
  

Em Petrolina os coletivos são participantes do Sistema Integrado Municipal , onde 83 ônibus fazem o transporte integrado entre os bairros , a cidade possui 21 linhas em operação . 

A Atlântico Transportes , do estado da Bahia ,  é quem opera linhas na cidade , depois de concorrência pública ocorrida em 2017 , tirando as empresas tradicionais que operavam , a exemplo da Joalina. A cidade de Petrolina foi dividida em dois lotes de linhas .


as vias por onde passam a maioria das linhas de ônibus , no centro de Petrolina , clique na imagem para ver os detalhes 

A maioria das linhas de ônibus de Petrolina convergem para o Centro , ou ligam os extremos da cidade transitando pela área central , como observado no mapa acima .


Avenida Guararapes , possui via exclusiva para ônibus



Ciclovias

Avenida da Integração tem área exclusiva para trânsito de bicicletas

A Avenida da Integração possui longo trecho com via exclusiva para ciclistas , isolado fisicamente no centro da via , permitindo aos ciclistas transitarem de um lado a outro da cidade de forma segura . Outras avenidas vêm abrindo espaço para os usuários da bicicleta , sendo construído nos últimos anos , mais kilômetros de vias destinados a este uso .



Veja também :



 

 





sexta-feira, 29 de julho de 2022

Maiores cidades do interior nordestino - aspectos da mobilidade , Caruaru - PE

Caruaru ocupa o terceiro lugar no ranking das maiores cidades do interior nordestino 


População :  365.278

Área920.611 km²

Densidade demográfica392,3 habitantes por km²

Bairros : 23

Maior bairro em população : Salgado ( 39.632 )

 

Mobilidade 

Linha de ônibus de Caruaru 

 
O sistema de ônibus de Caruaru é atendido por apenas três empresas , as quais venceram a última licitação de linhas ocorrida na cidade no ano de 2015 .

A Coletivo , a Tabosa e a Capital do Agreste atendem as mais de 40 linhas que circulam pela cidade . As de maior demanda são as que atendem as localidade de : 

Rendeiras 

Vila Padre Inácio 

Vila Kennedy 

Salgado

Shopping Caruaru 

Terminal Rodoviário 

Antônio Liberato 

Veja todas as linhas em  https://cartaoleva.com.br/horario-dos-onibus/


Rua 15 de Novembro em Caruaru , principal destino das linhas que seguem para o Centro


Terminais 

A cidade de Caruaru não possui terminais integrados , as linhas com destino ao Centro fazem ponto de retorno / terminal em ruas distribuídas pela área central , as vias com  maior número de linhas que a utilizam como ponto final são : Rua 15 de Novembro , Rua Silva Filho ( Estação Ferroviária ) , Rua Monte Pedro e Rua Cleto Campelo.

Integração 


Em 2016 , cinco linhas passaram a fazer integração entre elas , permitindo ao usuário pagar apenas uma passagem e utilizar dois ônibus , as linhas atendidas eram: 

130 UFPE
133 Caruá / Baraúnas 
138 Nova Caruaru / Luiz Gonzaga / Centro ( via Shopping Difusora ) 
139 Pólo Caruaru  
xxx Severino Afonso

Obs : houve algumas mudanças no itinerário dessas linhas que iniciaram essa integração .



Veja também :



 

 




IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...