Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

sábado, 12 de março de 2022

Aniversário de Recife : matéria especial

As ruas do Recife tem alguns nomes pitorescos , ao longo do tempo muitas mudaram de nome , outras voltaram a ser chamadas como antigamente mesmo com um novo " batismo " , conheça algumas.





 Pesquisa: Almanach de Pernambuco 

quarta-feira, 9 de março de 2022

Estações Riacho do Cavouco , Areinha e Parque do Cordeiro passarão por reformas

 A Estação do BRT Leste - Oeste estará fechada a partir de hoje ( 10 / 03 ) para que seja feita a reforma da mesma . A estação está localizada em frente ao Caxangá Golf Clube e loja Fiat , os usuários que utilizam o equipamento tem como opção as duas estações mais próximas do local : estação BR 101 , e Estação Engenho Poeta.


Outras duas estações também estarão fechadas para reforma : Parque do Cordeiro e Areinha.

A reforma das estações ganha fôlego com a gestão privada do Consórcio Nova Mobi Pernambuco, pertencente ao Grupo Socicam , conhecido por ser o administrador do TIP. As últimas estações do Leste Oeste entregues após reforma foram : Benfica , Engenho Poeta e Barreiras e Forte do Arraial.

domingo, 6 de março de 2022

Recife / Salgadinho : linhas intermunicipais

A cidade dista 84 km do Recife , fundada em 1963 , com apenas 87 km de território , sendo uma das menores cidades de Pernambuco ,veja ranking .


Salgadinho é atendida pela Expresso 1002 , através da linha que leva o nome da cidade no itinerário : Recife / Salgadinho , com três horários diários partindo da município , a depender demanda . 

A população de Salgadinho beira os 11 mil habitantes , justificando a pouca regularidade da linha. 

Em 1946 Salgadinho pertencia a João Alfredo , e foi criada a linha de ônibus partindo de Recife , um dos motivos era a crescente demanda ao Thermas Salgadinho , hotel / clube de águas da cidade.

Em 1965 a linha era operada pela Auto Viação Progresso

Em 1967 a Expresso 1002 já operava na linha.

Os ônibus da Expresso 1002 trafegam por Passira para chegar a Salgadinho , com a pavimentação da PE - 088 partindo de João Alfredo , poderá surgir um novo itinerário com destino a cidade .




quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

BRT Leste - Oeste vive dias de caos

Caro , ruim e inseguro



Quem costuma utilizar diariamente os ônibus BRTs do Corredor Leste Oeste , que sai do terminal Camaragibe até o Centro do Recife e abrange outros terminais : TI Caxangá , TI CDU e TI Getúlio Vargas , está habituado nos últimos meses a ver ou estar dentro de um ônibus calorento , lotado e que vez ou outra , pra não ser tão crítico , não consegue completar o percurso.


É raro um dia em que não aconteça um incidente com um dos ônibus da frota do Leste Oeste , seja quebra , ou princípio de incêndio , o que põe em risco a vida dos passageiros que dependem do transporte. Perigo esse que se torna um pânico para alguns , devido a passagem pelo Elevado Bom Pastor , estrutura de ferro e concreto que cruza a Rua de mesmo nome no bairro da Iputinga , o medo que um desses ônibus quebrem na subida ou descida do elevado , não se sabe o que pode ocorrer e qual seria a falha . 

Não bastasse o calor que os passageiros são obrigados a passar devido a estações superlotadas e ar condicionado quebrados , entrar em um ônibus do Corredor Leste Oeste é um tormento , principalmente nas linhas que seguem pro TI Camaragibe , que apresentam a maior demanda . 

Restam as dúvidas , o que estaria causando tanta quebra dos BRTs diariamente ?  sobrecarga , tempo de uso ou outros motivos , isso o tempo dirá , o que precisa é que o passageiro tenha a certeza que vai chegar ao destino sem ter que fazer transbordo no meio da avenida ou pedir a Deus que chegue a próxima estação antes que algo pior aconteça.

Esclarecimento : isso aqui não é uma crítica a empresa , é um relato das condições do sistema no momento , falo com propriedade , pois sou também usuário e tenho parentes e amigos que utilizam diariamente os ônibus chamados BRTs , a preocupação é sobretudo com a segurança e a garantia de uma viagem completa , já bastam os transbordos que são necessários nos TIs , até a próxima.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Viadutos do Recife - Tancredo Neves

A construção do viaduto teve início em 1984 e foi entregue em tempo recorde

Antes de ser construído , o acesso de quem vinha pela Avenida Recife para Boa Viagem era feito pela Avenida Barão de Souza Leão , que além de estreita , possuía cancelas do trem da RFFSA que fechavam a cada 15 minutos e pela Antônio Falcão , e que ficaria mais inviável a travessia com a duplicação da linha sul do trem , esse fechamento do trânsito passaria a ser a cada 6 minutos . 

Viaduto Tancredo Neves , imagem do Google Maps

O viaduto Tancredo Neves foi construído com os mais modernos equipamentos , que dispensaram a contratação de grande quantidade de mão de obra , pois fizeram uso de treliças ( pontes metálicas ) . 

Números da obra 

705 metros de extensão . 

16 mil metros cúbicos de concreto

7 mil toneladas de cimento

2 mil toneladas de aço

5.300 toneladas de trilhos usados , adquiridos da Rede Ferroviária de Vitória / ES e Sapucaia / SP , utilizados como estacas de fundação. 

Comunidade de Coronel Fabriciano - resistência, luta e vitória

O viaduto foi construído sobre protestos das várias comunidades do entorno da obra , devido a desapropriações e o perigo de vias de carros passando perto de crianças que residiam no local . Uma das comunidades que mais resistiram foi a Coronel Fabriciano ( onde existe a rua com mesmo nome ) e se tornaram símbolo da luta pela permanência no local , chegando  a interromper as obras do viaduto em algumas ocasiões . 

A obra , que deveria ser entregue no mês de dezembro , foi embargada neste mesmo mês por não ter sido realizada concorrência pública para sua construção , no entanto o viaduto foi aberto ao tráfego como previsto , em 21 de dezembro de 1985.

Apesar de inaugurado , o Tancredo Neves só veio ser iluminado em fevereiro de 1987 , ganhando 57 luminárias.

Em junho de 1988 mais uma vitória para os moradores da Coronel Fabriciano , as cinco ruas que formavam a comunidade ganharam postes de iluminação pública.

Em setembro desse ano , as 88 casas construídas pelo mutirão foram entregues aos moradores.

Pesquisa : Homeroteca Digital Brasileira



IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...