ônibus da linha Piedade / Derby |
Piedade / Derby |
TI Rio Doce / Piedade |
ônibus da linha Piedade / Derby |
Piedade / Derby |
TI Rio Doce / Piedade |
Em 1953 o Brejo era atendido pela linha de Nova Descoberta.
Em 1956 já existia linha de ônibus para o Brejo.
A linha Estrada do Brejo foi explorada pela empresa de ônibus Rio Pardo durante 13 anos , ainda nos anos 50 , quando a estrada era um lamaçal só , fazendo com que o proprietário da empresa , mantivesse um trator para rebocar seus 10 ônibus que quebravam constantemente devido a buraqueira , tinha também um caminhão como socorro mecânico.
ônibus da Pedrosa na linha Brejo |
Em Janeiro de 1976 pela a CTU iniciou operação na linha.
Nos anos 80 a Empresa Pedrosa iniciou a operação na linha do Brejo. A Estrada do Brejo já se chamava Avenida Vereador Otacílio Azevedo .
Reforço de frota para a linha do Brejo, registro de 1982 |
A Estrada do Brejo foi pavimentada em paralelepípedo no final do ano 1981. Ligando Nova Descoberta a BR - 101 , surgiu como alternativa de trânsito a Avenida Norte , beneficiou também mais de 20 mil usuários de ônibus que não dispunham de transporte coletivo nas imediações daquela via .
Em 1983 p terminal da linha Brejo ficava na Rua José Rebouças, no Vasco da Gama.
Pesquisa : Acervo Diário de Pernambuco
O nome Ponte do Maduro deriva de Manuel de Barros Maduro , que serviu na luta contra os holandeses em 1638 . Servia como passagem entre os distritos de Encruzilhada e Santo Amaro já nessa época .
Em 1875 a Ponte do Maduro foi completamente incendiada .
Em 1877 foi autorizada a obra de reconstrução da ponte e concluída em 1879 .
No início dos anos 1900 a Ponte do Maduro era utilizada em constantes exercícios militares realizados pelas polícias do Rio de Janeiro e de Pernambuco .
Em 1920 a ponte de madeira apresentava mínimas condições de tráfego de veículos e pessoas , ocorrendo acidentes constantemente. Em 1924 ela teve reparos feitos pela prefeitura.
Ponte do Maduro é um bairro ?
A área chamada Ponte do Maduro era bem maior que a que existe hoje , desapropriações foram feitas para abertura da avenida Agamenom Magalhães , construção do Centro de Convenções e do Shopping Tacaruna . Porém não é um bairro delimitado e reconhecido pela prefeitura , trata - se de uma área extensa que compreende terras de Campo Grande e Santo Amaro ,
localidade Ponte do Maduro nos anos 40 |
Entre 1948 e 1952 barcos carregados de carvão adentravam o Canal do Tacaruna até atingir a Ponte do Maduro , no lugar do porto de mesmo nome , onde negociavam o mineral obtido em Goiana e Itamaracá .
A velha Ponte do Maduro era caminho também dos trens da Great Western , na linha de Limoeiro , hoje é a atual Avenida Norte .
Projeto Ponte do Maduro
Ponte do Maduro , entre os bairros de Santo Amaro , Torreão e Encruzilhada |
A luta dos moradores pela área se fortaleceu na década de 70 , precisamente no ano de 1976 , quando o governo iniciou a desapropriação de uma grande área na Ilha do Joaneiro para construção da sede da COHAB , o que fez as comunidades do entorno se unirem e iniciarem a luta pela posse da terra .
Em 1980 foi lançado um projeto de urbanização chamado Ponte do Maduro , que beneficiaria quatro comunidades : Santo Amaro , Santa Terezinha , Ilha do Joaneiro ( em homenagem ao senhor José de Oliveira S. Joaneiro , proprietário de lanchas ( barcaças ) de transporte de mercadorias ) e Chié ; onde residiam já neste ano mais de 30 mil pessoas . Essas áreas foram ocupadas ainda nos anos 30 , ás margens do que é hoje a Avenida Agamenom Magalhães , foram edificadas sobre aterros dentro do mangue que margeava o canal .
O projeto Ponte do Maduro foi uma luta da própria população em defesa da área , uma vez que era previsto a construção de prédios da administração pública naquele local .
Em 1982 foi iniciado de fato a primeira etapa do projeto , com o apoio da Cohab , que consistiu em drenagem , abertura de canais , aterro e abertura de ruas . No entanto , o projeto foi engavetado pelo BNH ( Banco Nacional de Habitação ) e só voltou a ser tocado em 1989 , com apoio e financiamento da Caixa . Foi considerada a maior ação de recuperação de favelas de todos os tempos em Pernambuco .
Em 1987 as comunidades da Ponte do Maduro passaram a contar com água da Compesa . Em 1989 foi aberta a Rua Odorico Mendes , passando por dentro das comunidades da Ponte do Maduro .
Promessa de governos anteriores , os primeiros títulos de posse da terra só vieram a ser obtidos por uma das comunidades do projeto ( a Ilha do Joaneiro ) no ano de 2015 .
Pesquisa : jornais locais digitalizados
Na Rua 21 de Abril , onde hoje está erguido o Conjunto habitacional Ruy Frazão , funcionou o campo do Ferroviário do Recife , o local era denominado Vila Ipiranga .
UR 09 da Cohab , Ipiranga - Afogados |
Em 1960 a Rede Ferroviária do Nordeste inaugurou a nova estação do Ipiranga , já em linha duplicada , nos moldes das já modificadas : Areias , Tejipió e Coqueiral .
Em 1972 foi aberta a tomada de preços para construção de 129 casas duplex na UR - 09 , construída pela Cohab .
Foi o segundo residencial construído pela Cohab para a classe média do Recife , nos moldes da UR - 08 em Jardim São Paulo . Foi entregue em 1973 , unidades com 3 quartos , sala , cozinha , wc e terraço . Denominada de Vila Ipiranga , fica ás margens da Rua 21 de Abril , principal via que corta os bairros de San Martin , Mangueira , Mustardinha , indo até Afogados .
Você provavelmente já ouviu falar das URs 07 , 04 , 05 e até 11 , mas a UR 08 , sabe onde fica ?
O Conjunto El Salvador foi construído no início dos anos 70 pela Cohab para pessoas de classe média , sendo o primeiro nesse modelo , uma vez que as outras URs construídas até a presente data eram para deslocamento e habitação da população que vivia em condições insalubres , como os moradores de áreas ribeirinhas e mocambos .
Em destaque a área correspondente a UR 08 |
Localizado no bairro de Jardim São Paulo , o residencial fica às margens da Avenida São Paulo , uma das principais vias do bairro. Foi inaugurado em 1972 , com a presença do embaixador da República de El Salvador , a convite do prefeito Augusto Lucena . O conjunto foi entregue com 573 casas duplex e apartamentos , totalizando 800 residências . Além disso , possui escola municipal , praça e quadra de esportes .
Em 1974 o trecho da Avenida São Paulo que liga o conjunto El Salvador à BR 101 próximo a Ceasa , recebeu o nome de Avenida República de Honduras , após ser pavimentada e entregue as mais de 700 famílias que residiam no conjunto na época .
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