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segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Princesa do Agreste : empresas de ônibus do Nordeste

 Nascida em 1955 , de propriedade de Lourival José da Silva .

Ônibus da Princesa do Agreste com 3. eixo

Em 1961 operava na linha Sertânia / Recife .

Em 1962 operava na linha Recife / Petrolina .

Em 1963 a Princesa do Agreste tinha linhas partindo de Recife para Brasília e Rio de Janeiro . As cidades atendidas no Nordeste eram : 

Teresina , Petrolina , Salgueiro , Cabrobó , Patos , Buíque , Crato , Afogados da Ingazeira e Sertânia.

Em 1972 atendia aos seguintes estados : PE , SP , Guanabara ( atual RJ ) , MA , PI e CE.

Neste ano iniciou a ligação com luxuosos ônibus - leito entre a capital pernambucana e Brasília 

Em 1977 quatro de suas linhas interestaduais foram adquiridas pela Viação Itapemirim : Serra Talhada / São Paulo ; Caruaru / São Paulo ; Recife / Brasília e Caruaru / Brasília.

Em outubro de 1984 a Princesa do Agreste adquiriu modernos ônibus  Scania K - 112 junto a Novepe , foi a primeira empresa a adquirir esse modelo em Pernambuco .

Panorâmica da frota adquirida pela Princesa do Agreste , na foto alguns destinos da empresa : Recife / São Luiz , Recife / Crato , Recife / Floriano . Imagem : Diário de Pernambuco

Linhas que a empresa operava em 1984 , de Recife para : São Luiz ,  Crato, Juazeiro do Norte e Floriano . Neste ano adquiriu também a Juazeiro do Norte / Salgueiro , Araripina / Floriano , Coelho Neto / Imperatriz e São Luiz / Imperatriz . 

Em janeiro de 1987 a Princesa do Agreste inaugurou a nova sede da sua transportadora na Imbiribeira , onde já funcionava a garagem dos ônibus. Além dessas  existia a Princetur Turismo , com sede no bairro da Boa Vista.


Ônibus leito da Princesa do Agreste , imagem : Diário de Pernambuco 

Neste ano inaugurou o serviço leito para a linha Recife / Floriano .

A linha Serra Talhada / Juazeiro também fez parte dos itinerários oferecidos pela Princesa do Agreste .


quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Mudanças urbanas - casarões preservados

 Construtoras adquirem terrenos onde estão casarões de épocas em que residência horizontais eram comuns no Recife , algumas continuam fazendo parte da paisagem recifense mesmo com a construção dos espigões.

Conheça alguns empreendimentos que preservam os casarões na paisagem da cidade :

Arthur Bruno Schwambach - Moura Dubeux , Parnamirim

Empreendimento em construção preservará casarão histórico

Zélia Macedo - Moura Dubeux , Torre

Outro casarão histórico que será preservado com a construção de um edifício

 Casa Solar Residence - Tejipió

 

Imóvel preservado na Zona Oeste do recife


 

Torres da Liberdade - Jardim São Paulo


Casarão na Avenida Liberdade foi preservado mesmo com a construção de edifício


Vasco da Gama : Mobilidade nos bairros

Em 1952 a Empresa Brasileira e a Auto Viação Nordestina eram umas das várias que operavam no Vasco da Gama , ficaram no itinerário até 1955. A Auto Viação Porto Rico também servia ao bairro .

Em 1953 a linha era operada pela Auto Viação Gomes , ficou no bairro até 1958.

Em 1957 operava a Auto Viação Canadense. 

Em 1958 a Auto Viação Guanabara , a Expresso Iracema e a Rodoviária Nossa Senhora das Neves , que operou até 1959.

Em 1959 a Gomes & Dalmay e a Empresa Nossa Senhora da Conceição que operou até 1961.

Em 1960 a Nossa Senhora da Conceição , pôs a venda seus dois ônibus que operavam na linha , sua garagem era na Rua Taquaritinga , em Casa Amarela . 

Em 1963 a Empresa Suburbana fazia linha para o bairro .

Em 1965 o bairro era atendido pela Rodoviária Borborema , a empresa entrou na linha em 1960 . 

Em 1966 a CTU chegou ao bairro do Vasco da Gama , iniciando a operação de duas linhas , uma de elétricos via Macaxeira e Avenida Norte e outra diesel via Avenida Rui Barbosa . 

CTU operando na linha Vasco da Gama : recorte de jornal

Em 1967 a CTU ganhou o direito de explorar sozinha a linha do Vasco da Gama . 

Em 1968 foi pavimentada a Rua 2 de Fevereiro , ligando Casa Amarela ao Vasco da Gama . 

Em 1980 a CTU monopolizava as linhas do Vasco da Gama , com a implantação do zoneamento pela EMTU ficou apenas com a linha de elétricos e a Pedrosa assimiu a Vasco da Gama ( via Visgueiro ) , fazendo o seguinte itinerário :

Visgueiro ( terminal ) ; Rua Vasco da Gama ; Avenida Norte ; Avenida Cruz Cabugá ; Rua Araripina ; Rua da Aurora ; Ponte Limoeiro ; Cais do Apolo ; Cais da  Alfândega ; retorno no Cais de Santa Rita ; Avenida Martins de Barros ; Rua Siqueira Campos ; Rua Cleto Campelo ; Avenida Guararapes ; Ponte Duarte Coelho ; Rua da Aurora ; Rua João Lira ; Avenida Visconde de Suassuna ; Rua 13 de Maio ; Avenida Norte ; Largo Dom Luiz ; Rua Itacoatiara ; Rua 02 de Fevereiro ; Rua Vasco da Gama ; Visgueiro . 

A Pedrosa operou também a linha T - 202 Vasco da Gama / Boa Viagem ( via Casa Amarela - Encruzilhada ) .

Comunidades :

Visgueiro , Alto Nossa Senhora de Fátima , Alto do Eucalipto , Alto do Mundo Novo , Alto Treze de Maio

Na Rua Luiz Cesário de Melo existiu uma garagem da Borborema na década de 80 .

A Pedrosa é uma das empresas que atende ao bairro
  

Linhas que atendem o bairro :

330 Casa Amarela / CDU - seu terminal fica na Rua Luiz Cesário de Melo , utilizando a Rua Vasco da Gama como saída para a Avenida Norte 

516 Casa  Amarela / Nova Torre - mesma situação da 330 citada acima 

531 Casa Amarela ( Rosa e Silva ) - atende o mesmo critério das linhas 330 e 516

621 Alto Treze de Maio - uma das comunidades pertencentes ao bairro

622 Vasco da Gama ( Cabugá ) - tem seu terminal no Alto do Eucalipto , uma das comunidades do bairro

623 Vasco da Gama ( João de Barros ) - também tem seu terminal no Alto do Eucalipto 

624 Brejo ( Conde da Boa Vista )

630 Vasco da Gama / Derby - tem seu terminal no Córrego da Bica , no bairro do Passarinho

680 Vasco da Gama / Afogados - tem o terminal em Nova Descoberta , bairro vizinho 

Transporte complementar - conheça as linhas que atendem ao bairro do Vasco da Gama , << acesse >>

Pesquisa : Diário de Pernambuco 

domingo, 16 de outubro de 2022

Estacionamentos periféricos : Rua da Aurora

Em 1976 os chamados " rotativos " , estacionamentos localizados no centro do Recife viraram uma praga , em cada esquina era fácil encontrar um lugar para se estacionar , desde que pagasse a quantia exigida por hora , muito parecidos com os que se vêem hoje pela área central da capital .

Propaganda dos estacionamentos periféricos 

Esses locais eram administrados pela URB - empresa pública de urbanização , essa mesma ,  junto com outros órgãos - GEIPOT e Fidem , criaram os estacionamentos periféricos , dos quais vamos falar .

Assim funcionava os estacionamentos periféricos : 

as pessoas poderiam deixar seu carro o dia todo nesse local , recebiam um tícket de ida e volta para ser utilizados nos ônibus da CTU , os famosos " Tranquilões " , veículos opcionais que eram responsáveis pelo deslocamentos dos usuários do periférico ,  levando-os até o Centro do Recife . 

O primeiro a ser criado foi o da Rua da Aurora , na verdade o local já existia como estacionamento , apenas passou por modificações para atender no novo formato , com capacidade para 285 veículos. Em 1978 a URB adquiriu 17 ônibus para operar nos estacionamentos .

O estacionamento da Aurora ganhou  banheiros públicos. O ônibus da URB possuía música ambiente e bagageiro, com partidas a cada quatro minutos. O horário de funcionamento em dias úteis : 6 às 23 horas e 7 às 13 horas aos sábados.  

Os pontos onde os ônibus do periférico paravam eram identificados com esse logo , visto na imagem abaixo , retirada do jornal Diário de Pernambuco.

Parada dos ônibus da URB na Avenida Guararapes 

Em 18 de dezembro de 1978 finalmente começou a funcionar o estacionamento periférico da Rua da Aurora.

Itinerários dos ônibus da URB - periférico da Aurora

Roteiro 1


Avenida Cruz Cabugá , Rua do Hospício , Conde da Boa Vista , Guararapes , Dantas Barreto , Praça do Carmo , 1° de Março , Guararapes , Ponte Duarte Coelho , Rua da Aurora . 

Roteiro 2


Cais do Apolo , Avenida Rio Branco , Rua 1° Março , Avenida Guararapes , Rua de Aurora .

Em março de 1979 entrou em funcionamento o sistema Zona Azul , implantado pela URB como complemento aos estacionamentos periféricos.

Em 1980 o movimento do periférico da Aurora começou a cair , os veículos ocupavam apenas 50% das vagas disponíveis , causando também ociosidade nos ônibus da URB , um dos motivos foi a mudança na venda dos carnês , que passaram a ser adquiridos nos bancos .

Em 1981 , os usuários do estacionamento periférico da Rua da Aurora reclamavam da demora dos ônibus da URB , que passaram de um intervalo de 5 minutos no começo da operação , para incríveis 30 minutos entre um ônibus e outro . 

Em agosto de 1983 os ônibus da URB que faziam o itinerário estacionamento periférico Rua da Aurora / Cais da Alfândega  / Centro foram desativados . A receita obtida com o sistema , que incluía as Zonas Azuis , já não cobria as despesas com o serviço . O estacionamento neste ano tinha capacidade para 300 vagas , com uma rotatividade de 900 veículos por dia , enquanto o do Cais da Alfândega permitia 250 vagas , com uso rotativo de 770 veículos ao longo do dia .


quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Volvo no Nordeste - as primeiras aquisições

Ônibus Volvo na CTU , imagem Folha Popular ( RS )

O Recife foi a primeira cidade da América Latina a ter os ônibus Super - luxe da Volvo , em operação nas linhas da Pernambuco Autoviária 

Um dos primeiros modelos Volvo a circular em linhas do Recife

Doze ônibus desse modelo foram adquiridos pela Pernambuco Autoviária no ano de 1950, vindos diretamente da Suécia , outras empresas que possuíam ônibus Volvo eram : Rodoviária Recife , Auto Viação Amorim e Autoviação Brasil .

Um anúncio sobre os ônibus Volvo e as empresas que adquiriram em Recife , publicado em jornal local na década de 50

Em 1978 foi iniciado a produção em Curitiba ,  do B - 58 , o maior chassi fabricado para ônibus naquela época ,tamanho semelhante só os extintos papa - filas , que por aqui rodaram com a Borborema . ( Veja matéria ). Encarroçado pela Nielson , de Joinville , o modelo articulado começou a operar em Curitiba neste ano . O B - 58 rodoviário foi testado em Londrina pela Viação Garcia neste mesmo ano.

Em 1979 foi entregue em São Paulo o primeiro chassi Volvo B - 58 totalmente fabricado no Brasil , a encomenda foi feita para início do projeto Padron do GEIPOT ( Grupo Executivo para a Integração da Política de Transportes ) , semelhante ao modelo que a CTU testou aqui no Recife . ( Veja matéria

Em 1981 a linha Natal / Rio de Janeiro da Empresa Nossa Senhora Aparecida , do Rio Grande do Norte , passou a ser operada exclusivamente por ônibus Volvo B - 58 , num total de 10 ônibus. Neste ano a Volvo disponibilizou para testes um modelo rodoviário B - 58 que passou inicialmente por Fortaleza , esteve em exposição no Congresso da ANTP - realizado em Recife e depois seguiu para ser testado e demonstrado em Aracaju . 

Recife foi a primeira cidade do Brasil a operar com o ônibus Volvo do projeto Padron em linhas urbanas , com os cinco veículos adquiridos pela CTU neste ano , a linha Várzea foi a inicialmente contemplada .

Em 1982 mais 10 ônibus Volvo do Projeto Padron foram  entregues a CTU . 

Em 1985 a Princesa do Agreste adquiriu 06 ônibus Volvo para operar nas linhas ligando Recife a  Picos e Teresina .

Ônibus Volvo da Princesa do Agreste

Em abril de 1988 a Progresso foi uma das primeiras empresas nordestinas a adquirir o novo ônibus  Volvo , o B -10 M . 


IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...