Ciclismo

Ciclismo
Tuso sobre bike

Pesquisar este blog

domingo, 4 de dezembro de 2022

Beberibe - Mobilidade nos bairros

O bairro de Beberibe que não era bairro era distrito , pertenceu a Olinda e foi desmembrado no início desse século . A Avenida que leva o nome do bairro , quando pertencia ao Recife e era a Estrada de Beberibe , tinha como nome Rua Clementino Tavares na parte que pertencia ao Recife , do bairro do Fundão para dentro era território de Olinda . 

No início dos anos 30 toda a Estrada de Beberibe passou a se chamar Avenida Beberibe e a Praça da Convenção foi batizada com esse nome como marco ao lugar onde aconteceu a convenção de Beberibe , onde o governo de Luís do Rego ( considerado na época o maior perseguidor do povo pernambucano ) foi desposto .

Ônibus a gás da Empresa São Paulo, arquivo Technibus

Mobilidade 

ônibus da linha Beberibe / Afogados

Em 1946 a prefeitura autorizou o Sr. João Alexandre de Souza a pôr em circulação dois auto-ônibus com o itinerário Recife - Beberibe, atendendo as seguintes vias: Rua Dona Maria Cézar, Praça da República, Rua Princesa Isabel, Rua do Príncipe, Avenida João de Barros, Largo da Encruzilhada, terminal Beberibe. 

Em 1947 já circulavam as correições ( caminhões com carroceria de auto  - lotação ) no bairro de Beberibe . 

Em 1948 o subúrbio de Beberibe era servido por beliscadas .

Registro do Diário de Pernambuco de uma beliscada 

A partir deste ano vária empresas passaram a servir ao bairro de Beberibe , que já era um dos mais populosos do Recife e abrangia áreas de outros bairros . Muitas dessas empresas de ônibus possuíam poucos veículos e não duravam muitos anos na linha , seja por falta de condições de colocar os ônibus no tráfego ou por mudar para outras áreas onde a concorrência era menor . Conheça algumas que operaram no bairro :

Empresa Viação Tereza de Jesus , Auto Viação Pedrosa 

1949 Auto Viação Santa Tereza 

Nos anos 50 faziam terminal na Praça da Convenção. 

Auto Viação Perez 

1951 Empresa São Caetano , Empresa São João 

1952 Empresa Boa Sorte

1953 Empresa São Marcos , Empresa São Jerônimo 

Em 1954 mais de cinquenta empresas de ônibus faziam a linha .

1955 Empresa Santa Marta 

1956 Auto Viação 11 de Janeiro. 

1958 Auto Viação Figueiredo. Empresa 7 de Setembro ( operou até 1959 ) .

1959 Auto Viação Campos

1960 o trajeto era feito pela Empresa de Transportes Ltda , Empresa Caxias , Empresa Brasil , Empresa Marinete , Empresa Francisco Alves 

Em 1961 a São Paulo foi deslocada para Beberibe com a chegada dos elétricos da CTU no bairro do Fundão . Os ônibus da São Paulo passaram a fazer o itinerário Beberibe ( Avenida Norte ) . 

Em 1966 a linha 100 Beberibe foi uma das que passaram a atender as praias nos domingos e feriados , veja o itinerário estendido : 

Praça da Convenção , Avenida Beberibe , Praça da Encruzilhada , Avenida João de Barros , Avenida Norte , Avenida Cruz Cabugá , Parque 13 de Maio , Rua Princesa Izabel , Ponte Princesa Izabel , Praça da República , Rua do Imperador , Cais de Santa Rita , Avenida José Estelita , Ponte do Pina , Avenida Antônio de Góis , Avenida Herculano Bandeira , Praia de Boa Viagem ( retorno ) . 

1976 A linha 102 Beberibe ( Nova Descoberta ) foi implantada pela CTU

1979 Beberibe ( Água Fria )

Nos anos 80 com o zoneamento da EMTU a São Paulo ficou responsável pela área 12 , que compreendia as linhas de Beberibe : 

Beberibe 

Beberibe ( Avenida Norte )

Beberibe / Derby

Vias do bairro de Beberibe atendidas por ônibus

Com a saída da São Paulo das linhas da zona norte em 2014 , o bairro de Beberibe passou a ser atendido pela Rodoviária Caxangá . As linhas que levam o nome do bairro são :

700 Beberibe / Afogados

710 Beberibe / Derby

731 Beberibe ( Espinheiro )



sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Direcional lança seu quarto empreendimento no Grande Recife

Localizado no subúrbio , o Barro é a nova fronteira da empresa mineira 

 #imóveis #mudanças urbanas

Depois de Camaragibe , Igarassu , e o bairro da Várzea em Recife , a Direcional Engenharia chega a mais um local da capital pernambucana , trata-se da Reserva Direcional no Barro . Localizado ás margens da Avenida José Rufino , bem próximo ao cruzamento com a BR 101 , uma área de expansão imobiliária no Recife , o empreendimento fica próximo a Ceasa , estação do metrô , com fácil acesso para o centro do Recife e também de Jaboatão , com diversas linhas de ônibus trafegando pelo local . 

Foto ilustrativa da entrada do Reserva Direcional

Mais informações acesse a página da construtora > Direcional


sábado, 19 de novembro de 2022

Sucupira - mobilidade nos bairros

Origem do nome - o bairro foi batizado com o nome Sucupira devido a quantidade de árvores dessa espécie na região. 

Mobilidade 

Nos anos 50 a linha Sucupira era a mais extensa linha de ônibus do Recife . A linha existiu até o final dos anos 60. Nesse tempo , várias empresas operaram na linha , que era uma das mais movimentadas do Grande Recife ; as que mais duraram no bairro foram : 

Empresa Duas Américas - de 1950 a 1964

Auto Viação Nacional - de 1953 a 1957

Auto Viação Neto - 1958 a 1961

Auto Viação Regina - 1959 a 1960

Empresa Lusitana - de 1961 a 1964

Rodoviária São José  - 1955 a 1961

Expresso Nova Esperança - 1962 a 1965 , terminal na Rua do Bom Jesus

Expresso Sideral - de 1960 a 1962

Empresa São Domingos - de 1955 a 1956

Viação Cometa - de 1960 a 1962

Outras empresas que operaram no bairro , em ordem cronológica :

1950 

Irmãos Costa

1952

Auto Viação Cruzeiro

Rodoviária Bernadete

1953

Empresa São Luiz

1954

Auto Viação Ipanema

1956 

Empresa Jesus de Nazaré 

Rodoviária Imperial

1957

Empresa Santo Cristo

1958

Rodoviária Mendonça 

1959

Auto Viação Hércules

Empresa São Clemente

Empresa 23 de Setembro

Em 1960 , 45 ônibus faziam linha para Sucupira, uma das empresas era a Auto Viação Santa Cruz , o terminal inicial era logo após a Igreja de Tejipió, depois mudou para o Posto Fiscal em Sucupira .

Empresa Paraná  

Em 1961 os ônibus da linha de Sucupira passaram a cumprir itinerário até o Parque Ribeiro de Brito , uma vez que não vinham obedecendo , voltando do início da Avenida Manuel Rabelo. 

Auto Expresso Tavares

Auto Viação Santo Antônio 

Empresa Massaranduba  

Empresa Souza Lima 

Expresso Figueiredo

1962

Empresa Pinheiro 

1963 

Empresa Esperança 

Empresa Ipiranga 

1965 

Expresso Aurora 

O itinerário Sucupira não existe mais , várias linhas foram criadas depois da extinção , a Alto do Vento tem seu terminal nos limites do bairro Sucupira 

Nos dias de hoje ...

O bairro de Sucupira é cortado pela Avenida General Manoel Rabelo , por onde trafegam diversas linhas de ônibus , fique por dentro : 

149 TI Cavaleiro / Zumbi do Pacheco

200 Jaboatão ( parador )

203 Zumbi do Pacheco / Barro ( Loteamento )

220 TI Jaboatão / TI Cavaleiro

243 Vila Dois Carneiros

244 Alto do Vento / TI Cavaleiro - comunidade localizada em Sucupira

245 Dois Carneiros / TI Cavaleiro 

254 Jaboatão ( Bacurau )

255 Quitandinha / TI Cavaleiro

256 TI Cavaleiro / Loteamento Nova Esperança

258 Moreno ( Bacurau )

409 Curado IV / Barra de Jangada

Clique no mapa para ampliar

Vias de Sucupira atendidas por linhas de ônibus ( destaque em preto )





quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Rodoviária Caruaruense - os primeiros anos de operação

 De propriedade do Sr. Abdias Wenceslau da  Silva , já em 1947 a Rodoviária Caruaruense operava nas linhas Recife / Caruaru , Caruaru / Campina Grande e Caruaru / Canhotinho . 

Em 1949 já ligava Caruaru também a Garanhuns e Limoeiro , além de São José da Lage em Alagoas , neste ano iniciou o serviço urbano de ônibus , na linha do Salgado , bairro de Caruaru.

Ônibus da Caruaruense na linha do Salgado

Na década de 50 operou na linha Santa Cruz do Capibaribe / Recife e iniciou no trajeto Caruaru / Brejo da Madre de Deus. 

Nos anos 60 a empresa fez muitas excursões transportando os times de futebol daqui para outros estados e de Caruaru para o Recife.

1961 Tinha uma frota de 40 ônibus , atendia também linha para Camocim de São Félix. 

Neste ano inaugurou sua primeira agência de passagens , na Avenida Guararapes , no Recife

Em maio a empresa adquiriu seis ônibus novos

Em junho a empresa foi vendida para a firma Vitor & Lira , de Caruaru.

Em 1962 Abdias Wenceslau da Silva aparece novamente como proprietário da Caruaruense

Neste ano iniciou na ligação Recife / Afogados da Ingazeira / Tabira

Em 1966 inaugurou sua nova agência de passagens em Caruaru

Em 1967 a Rodoviária Caruaruense já como S/A , tinha como presidente o deputado federal João Lyra Filho , que era dono da Lyra Veículos do grupo da então maior e mais organizada empresa de ônibus rodoviário do Nordeste.

Em agosto passou a atender a cidade de Lagoa dos Gatos , quando da compra da Auto Viação Bom Jesus , que fazia a ligação com Caruaru.

Em 1968 a garagem em Recife era na Rua Francisco Porfírio em Afogados , enquanto em Caruaru ficava na Avenida  Leão , adquiriu neste ano , quatro ônibus Mercedes - Benz para aumento da frota.

De Recife seguia linhas para : Caruaru , Gravatá , Bezerros , Altinho , Calçado , Brejo da Madre de Deus , Jataúba ( via Brejo da Madre de Deus ). 

1969 São Caetano / Caruaru 

Em outubro de 1976 a a Rodoviária Caruaruense iniciou o pioneiro serviço de ônibus opcional em linhas intermunicipais , com música a bordo , cadeiras reclináveis e ar condicionado a 22 graus , como anunciado no cartaz abaixo : 

Anúncio do novo serviço da Rodoviária Caruaruense 

Em 1978 a empresa era também dona da Expresso 2 de Julho , que operou linhas no Recife. 

Em maio de 1981 adquiriu 10 monoblocos O -364

Pesquisa : jornais da época disponível na Internet 

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Giro pelo Nordeste : Maceió

Como anda a mobilidade nas capitais do Nordeste ? Vamos novamente fazer um apanhado de informações sobre o transporte público nas capitais da região , 7 anos após a primeira publicação sobre o tema aqui no blog .

Empresas de ônibus de Maceió 

Iniciaremos essa nova jornada por Maceió , a quinta maior capital do Nordeste , com pouco mais de 1 milhão de habitantes .  A cidade faz parte de uma região metropolitana que compõe 13 municípios incluindo a capital . Cinco empresas fazem o transporte por ônibus no município , dentre elas a mais conhecida por aqui é a Real Alagoas , pois além de linhas urbanas , ela opera também linhas interestaduais , como a Recife / Maceió . 
Em 2015 , ano da matéria publicada aqui , a licitação de linhas de Maceió ainda estava em curso , e foi concretizada , entrando em operação já no ano seguinte . Veja como ficou dividida a cidade : 

Mapa da divisão por lotes das linhas de ônibus de Maceió , fonte : prefeitura

Empresas por lote : 

Lote 100 (bairro da Serraria e adjacências) pela Viação Cidade de Maceió;

– Lote 200 (bairro de Fernão Velho e adjacências) pela Viação São Francisco;

– Lote 300 (bairro do Trapiche da Barra e adjacências) pela Viação Veleiro;

– Lote 400 (bairro do Benedito Bentes e adjacências) pela Viação Real Alagoas.


Duas empresas deixaram de atender após a licitação : Auto Viação Massayó Auto Viação Nossa Senhora da Piedade

Frota 

A frota de ônibus em Maceió ainda deixa a desejar , é comum ver ônibus rodando pelas linhas da cidade já com vários anos de uso , são poucos os modelos das últimas carrocerias lançadas pelas encarroçadoras circulando pela cidade , a maioria ainda são Marcopolo Torino 2007 .

Novidades 

Foi inaugurada pela prefeitura um novo corredor exclusivo para ônibus , na Avenida Benedito Bentes , por onde circulam diversas linhas do SIMM ( Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió ) . 

Foi anunciado neste ano pela prefeitura , a implantação do sistema BRT na cidade.  O projeto prevê 22 estações, construídas em 3 vias de grande movimento da capital .

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...