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terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Menores cidades de Pernambuco em área

1. Fernando de Noronha 17,017 km²

Ilha localizada no Oceano Atlântico , pertencente ao território pernambucano

2. Toritama 25,704 km²

Fica no Agreste do estado , conhecida como a cidade do jeans

3. Camutanga 25,517 km²

Localizado na Mata Norte , tem como principal atividade econômica o cultivo de cana - de - acúcar , em suas terras está localizada a Usina Olho D`agua .

4. Olinda 41,681 km²

É a menor cidade da Região Metropolitana do Recife

5. Chã de Alegria 45,548 km²

Município da Mata Norte

6. Camaragibe 51,257 km²

O segundo menor município da Região Metropolitana do Recife

7. Lagoa de Itaenga 57,282 km ²

Terceiro menor município da Mata Norte

8. Machados 60,036 km²

A segunda menor cidade do Agreste 

9. Ilha de Itamaracá 66,684 km²

A terceira menor cidade da Região Metropolitana do Recife

10. São José da Coroa Grande 69,341 km²

A menor cidade da Mata Sul de Pernambuco


Veja também : As maiores cidades de Pernambuco em área 






sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

CTTU muda trânsito no cruzamento das avenidas Abdias de Carvalho e General San Martin

 A partir desta segunda (07) , quem trafega pelas Avenida Abdias de Carvalho e deseja acessar a General San Martin tanto em direção ao bairro de mesmo nome quanto sentido Cordeiro terá uma nova forma de fazê - lo . 


A CTTU implanta um novo acesso , criando uma faixa de contrafluxo nos dois sentidos da via , cruzando o canteiro central ; a medida tem como intuito melhorar o trânsito nessa área , que em muitos momentos se torna caótico , para isso , os giros à esquerda no semáforo do cruzamento vão ser proibidos . Outro ganho com a mudança será para o pedestre , que terá espaços criados no cruzamento para uma travessia mais segura . 

Veja no mapa abaixo como fica a nova circulação na área . 


                                                                 Clique para ampliar

                     


Transporte Público

Essa eliminação do giro à esquerda na General San Martin já era projeto desde 2009 , elencado entre as melhorias do governo para o transporte público na Região Metropolitana do Recife , porém era prevista de outra forma , como vista no recorte abaixo . De qualquer forma a medida vai beneficiar também o usuário de ônibus , já que a Abdias de Carvalho ainda não tem Faixa Azul , e um dos principais trechos que travam o ir e vir dos passageiros é nesse cruzamento .



Você lembra quando foi a última intervenção de grande impacto ocorrida na Abdias de Carvalho ? 

Em março de 2012 essa mesma CTTU fez algumas intervenções para melhorar o fluxo dos mais de 50 mil veículos que passavam pela via naquela época . Foram eliminados cinco giros à esquerda , e criados giros de quadra , nas proximidades do bairro do Prado , no cruzamento da via com as rua Carlos Gomes e João Ivo Silva . 


sábado, 28 de novembro de 2020

Planeta dos Macacos : lugares do Recife

No ano de 1976 , famílias de várias partes do Recife chegavam a um imenso terreno de 4 mil metros quadrados no bairro do Curado , ás margens da BR 232 , pertencente ao INAMPS , doado ao BNH , mas que não foi aproveitado pela Cohab devido ser uma área muito acidentada para construção das moradias do órgão do governo .  Estava nascendo ali a comunidade do Planeta dos Macacos , nome em homenagem a um filme famoso na época . A maioria das famílias vinham de morros e alagados afetados pelas enchentes dos anos 75 / 76 .

Entre os embates de uma nova invasão de terras no Recife , as famílias construíam seus barracos e a polícia derrubava , porém a resistência da comunidade foi maior e a moradia foi se tornando fixa. Os novos moradores pagavam pela macaxeira plantada no local e começavam a construir seus barracos .

Com o apoio da imprensa e por religiosos ligados a Dom Helder Câmara , a comunidade avançou , em 1978 a COMPESA instalou água encanada e no mesmo ano a CELPE disponibilizou energia elétrica , uma vez que os moradores viviam a base do candeeiro . 

Em 1980 já eram mais de 700 famílias habitando os barracos construidos no local . 


Mapa da ZEIS Planeta dos Macacos

Em 1994 a comunidade Planeta dos Macacos foi instituída como ZEIS - Zona Especial de Interesse Social ,  pertencente ao bairro de Jardim São Paulo .

Transporte


Uma das linhas que atende a comunidade Planeta dos Macacos

A Estrada do Curado corta a comunidade no sentido norte / sul , por ela passam três linhas de ônibus :

209 Barro / Coqueiral ;

212 Jardim São Paulo / Afogados ;

324 Jardim São Paulo ( Piracicaba ) ;

Além da linha complementar 205 Jardim Uchôa / Boa Viagem .  

Pesquisa : leismunicipais.com.br ; Diário de Pernambuco


quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Bilhetagem eletrônica : do Passe Fácil da EMTU a integração temporal do Grande Recife


Em Pernambuco a polêmica da catraca eletrônica começou a circular em 1981 , onde o sindicato previa a demissão de 6 mil cobradores . 

 Cartão Passe Fácil , começou a ser utilizado pelos estudantes no final dos anos 90

O Sistema de Bilhetagem Eletrônica ( SABE ) começou a ser implantado no Grande Recife em 1998 , considerado o terceiro maior projeto de bilhetagem eletrônica do mundo ; Passou a funcionar em março de 1999 , com os 17 mil rodoviários da RMR , em seguida entraram no sistema os estudantes . O Passe Fácil viria substituir de vez o vale de papel . A figura do cobrador não foi extinta , ele passou a ser um fiscal e também  um vendedor de passagens ao usuário que não possuía cartão . 

Em 2003  o cartão eletrônico já era utilizado pela maioria dos trabalhadores da região metropolitana do Recife . 

Implantação da catraca eletrônica pelo Brasil

 A catraca eletrônica foi implantada nos ônibus de Curitiba no começo dos anos 80 , no corredor do eixo Boqueirão , dispensando os cobradores no interior dos ônibus , em 1982 recebeu uma atualização , e até hoje a capital do Paraná tem seu sistema de ônibus copiado em várias cidades do Brasil . O ministro dos transportes na época cogitou a possibilidade de adotar o novo modelo de cobrança em todo Brasil. Em outros países do mundo a figura do cobrador já não existia há algum tempo .

O equipamento começou a ser testado em São Paulo no ano 1990 nos ônibus da CMTC ,  liberava a passagem do usuário através de fichas de plástico magnetizadas , tinha início aí a retirada dos cobradores de duas linhas que testaram o serviço na capital  .

Em 1995 a integração tarifária através da bilhetagem eletrônica foi implantada em caráter de testes na cidade de Manaus , permitindo que o usuário utilizasse mais de um ônibus sem pagar uma nova passagem , dentro do intervalo de uma hora , mas a adoção ao novo sistema por toda frota foi iniciada em 1999.  O cobrador não foi retirado , continuou atendendo a população que pagava com dinheiro . 

Em 1996 o prefeito de São Paulo assinou contrato com o sindicato dos transportes coletivos para instalação da catraca eletrônica nos 12 mil ônibus que circulavam na cidade . A iniciativa tirava o emprego de parte dos 25 mil cobradores que trabalhavam à época . Greves contra a demissão dos cobradores paralisaram a maior cidade da América Latina . A implantação do sistema de cobrança eletrônica só veio acontecer de fato dois anos depois , em três linhas que operavam no corredor de trólebus. 

Em 1998 um projeto de lei proibia a instalação de catraca eletrônica nos ônibus da cidade de Caxias do Sul / RS , visando a manutenção dos empregos dos cobradores . Mas no ano 2000 , a renovação da concessão da prefeitura  a Viação Santa Tereza - Visate , exigia a implantação da catraca eletrônica , para que pudesse ser feita a integração física - tarifária através do bilhete eletrônico . 


Um dos primeiros modelos popularizados do equipamento , em operação na cidade de Caxias do Sul

A cidade de Santos / SP implantou a catraca eletrônica em 1998 , em meio a protestos do sindicato contra a extinção dos cobradores. 331 ônibus das 40 linhas municipais começaram a operar com catraca eletrônica . 

Em 1999 um projeto de lei que proibia a instalação de catraca eletrônica nos 6 mil ônibus que circulava no estado do Rio de Janeiro foi aprovado . O medo era que o equipamento viesse acometer o empregos dos cobradores . 

No ano de 2004 a bilhetagem eletrônica foi implantada no  sistema público de ônibus de Curitiba , substituindo os antigos vale transporte de papel e em níquel . 

Integração temporal e retirada dos cobradores

Nós últimos anos a população do Grande Recife tem visto mudanças no modo de utilizar ônibus na região , o uso do cartão VEM passou a ser quase que obrigatório na maior parte das linhas operadas no sistema.

O cartão eletrônico é essencial para ocorrer a integração temporal , onde o passageiro pode utilizar mais de uma linha em um espaço de tempo sem ter que pagar uma nova passagem . A problemática é que esse uso difundido do VEM levantou uma questão que se temia desde a modernização do sistema ainda nos anos 80 , como visto acima , trata - se dá extinção dos cobradores dentro dos ônibus , motivos de muitos protestos e greves no Grande Recife e outras cidades do Brasil. 


Pesquisa : Inovações no transporte público de Curitiba - dissertação de mestrado . Diário Oficial de Pernambuco . 



terça-feira, 24 de novembro de 2020

Residencial Ignêz Andreazza : lugares do Recife

Um conjunto residencial com uma população equivalente a um dos bairros recifenses

Assim é o Ignêz Andreazza , no bairro de Areias , comparado até a muitas cidades pernambucanas em relação ao tamanho da população .

O Ignêz Andreazza abriga pouco mais de 14 mil moradores ; os números do residencial são realmente grandes , chegando a ter uma estação de tratamento de esgoto só para o território do residencial.

Entregue a população no ano de 1983 , o residencial é considerado o maior da América Latina , com uma área de quase 300 mil m² ; são 23 blocos e 176 prédios. Com uma localização privilegiada , às margens da movimentada Avenida Recife , com acesso fácil para várias áreas importantes da cidade , o conjunto foi construído nos anos 80 , sendo diferente dos famosos habitacionais da COHAB , por ser um residencial privado , comercializado pela Inocoop Guararapes , atual Inocoop Plus.

                                                   Imagem de satélite do conjunto residencial

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...