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quarta-feira, 26 de maio de 2021

A linha do meu bairro : Brasília Teimosa

A primeira movimentação para se criar uma linha para a localidade de Brasília Teimosa surgiu no ano de 1959 , quando uma empresa que fazia linhas para o interior , a Expresso Brasileiro Ltda , solicitou autorização a Prefeitura do Recife através do ISP ( Inspetoria dos Serviços Públicos ) , para criar uma linha atendendo ao Areial do Pina ( como também era conhecido Brasília Teimosa ) , com 4 ônibus .

Esse fato gerou discórdia com a Empresa Pedrosa , que fazia a linha do Pina e temia a concorrência no trajeto .


Em 1960 já circulava a linha de Brasília Teimosa.

Em 1962 a linha era operada pela Empresa Pedrosa.

Em 1964 a linha era operada pela Expresso Beira - Mar.

Modelo de ônibus que circulava na linha Brasília Teimosa em 1965

Em 1966 a Empresa Santa Maria operava no bairro.

Em 1973 duas empresas de ônibus faziam a linha de Brasília Teimosa. Entre elas a Empresa Recifense que aparece operando até o ano de 1977.

Em 1980 , com o zoneamento a Borborema se tornou concessionária exclusiva da linha , a menor do sistema na época .

Em fevereiro de 1981 a EMTU criou a linha Brasília / Ceasa , circulando somente aos sábados , com o seguinte itinerário :

Rua Arabaiana ; Rua Delfim ; Rua Francisco Valpassos ; Rua Comendador Morais ; Avenida Antônio de Góis ; Avenida Agamenon Magalhães ; Rua do Paissandu ; Ponte da Madalena ; Abdias de Carvalho ; Rua José Gonçalves de Medeiros ; Visconde de Albuquerque ; Estrada dos Remédios: Rua 21 de Abril ; Avenida Manuel Gonçalves da Luz ; Estrada do Bonji ; Rua Carlos Gomes ; Abdias de Carvalho , Girador do Curado ; BR 101 ; Viaduto da Ceasa .


Pela arte no mapa , vê - se que a linha fazia atendimento ao bairro da Mustardinha

Pesquisa : Diário de Pernambuco


sexta-feira, 21 de maio de 2021

Mobilidade nos bairros : Torrões

Na década de 20 Torrões era um sítio , pertencente  a Freguesia da Várzea . Nos anos 50 este local aparecia como pertencente a três bairros , Engenho do Meio , Cordeiro e Iputinga .

Torrões foi um dos bairros ocupados de forma desordenada na época da expulsão dos moradores dos mocambos na parte central do Recife , se tornando uma opção de moradia para aqueles que perdiam suas casas .

Cronologia do transporte no bairro 

Em 1953 foi criada a linha de ônibus Torrões , explorada pela Viação 7 de Setembro
De 1954 a 1955 a Empresa São Severino fazia a linha do bairro .
Em 1955 , A Viação Ursúla colocou um carro para também operar na linha naquele ano , mas durou nenhum mês , pois a São Severino não aceitava concorrência em sua linha ;  depois da falência da Pernambuco Autoviária , a São Severino transferiu  três dos seus carros para a linha da Iputinga , deixando apenas um na linha dos Torrões , e em péssimo estado , mas dias depois tirou o último carro da linha , obrigando a população a caminhar quase dois quilômetros até a Avenida Caxangá , se não quisessem se atrasar nos seus compromissos  . Depois de quatro meses e inúmeras reclamações à Inspetoria de Serviços Públicos , os ônibus da São Severino voltaram , porém em setembro , alegando má condição da estrada para os Torrões , tirou seus carros mais uma vez , agora pra linha Engenho do Meio . 
Em 1957 apenas um ônibus fazia a linha .
Em 1962 tinha o terminal na Rua Cláudio Brotherhood e era operada pela Auto Viação Irmãos Mota .
A Viação Mota operava na linha com ônibus semelhante a esse modelo , Ford 51

Em 1964 a localidade , encravada no Cordeiro tinha uma população de sete mil habitantes e era servida pela Empresa Maria Emília . 
Em 1974 a linha já operada pela CTU , tinha dois intinerarios , um com terminal na Ceasa indo pela Avenida Caxangá , e outro via Avenida do Forte.
Em fevereiro de 1982 o terminal da linha Torrões foi deslocado para a Rua Ocidental , beneficiando a comunidade do Sítio das Palmeiras.

Roda de Fogo

Considerado por muitos como um bairro independente , a comunidade de Roda de Fogo está inserida no bairro dos Torrões ; ganhou notoriedade com o passar dos anos , pelo desenvolvimento de um forte comércio de vizinhança , terminal de ônibus , etc .


Transporte nos dias atuais

32º maior bairro do Recife em área territorial ( ver ranking ) , Torrões tem quatro terminais de ônibus localizados em seus domínios, das linhas :

2413 - Avenida do Forte / TI Getúlio Vargas 

2415 - Sítio das Palmeiras / TI Getúlio Vargas

2416 - Roda de Fogo / TI Getúlio Vargas

2421 - Torrões / TI Getúlio Vargas

Todas operadas pela Mobibrasil. A linha Torrões passou a integrar no TI Getúlio Vargas no início da operação do terminal , em 2018 , mas antes disso já não ia até o Centro , no início de 2017 iniciou a integração temporal com o Corredor Leste - Oeste , mudando a denominação para 2421 - Torrões / EBRT Parque do Cordeiro.

O bairro dos Torrões tem a Avenida Abdias de Carvalho como principal saída , apesar disso , a maioria das linhas de ônibus que atendem ao bairro utilizam a Avenida Caxangá como acesso ao Centro .

Além destes terminais , os Torrões é atendido ainda pela 424 - CDU / Torrôes ( via San Martin ) , sem falar nas linhas que trafegam pela Abdias de Carvalho ; em resumo , é um bairro bem servido por transporte público.

Pesquisa : Jornal da Manhã , Diário de Pernambuco

quarta-feira, 19 de maio de 2021

Os ônibus frescões do Recife

A primeira linha de ônibus urbano com ar condicionado do Recife começou a operar no ano de 1977

O Rio de Janeiro foi pioneiro na implantação desse serviço no Brasil , seguindo o modelo da Europa. O estado fluminense chegou a possuir uma frota de 1000 ônibus desse tipo nos anos 70 , seguido de Salvador com 23 unidades e o Recife com 10. Apelidado de " frescão " , mas chamado pela CTU de seletivos.

Ônibus " frescão " que rodava no Rio de Janeiro

Esse tipo de serviço opcional chegou por aqui em agosto de 1976 através da Borborema Imperial Transportes , que adquiriu permissão da CTU para explorar as linhas do Aeroporto e Boa Viagem com o novo modelo de ônibus. Seis monoblocos foram comprados pela Imperial , e encomendados mais cinco para aumentar a frota nessas linhas . O serviço foi pensado para atender aos passageiros que desembarcavam no Aeroporto dos Guararapes e tinham como destino os hotéis do bairro de Boa Viagem.

Previsto para iniciar em setembro de 1976 , os frescões só começaram a rodar em janeiro de 1977.

Frescão da Borborema na linha Aeroporto

Características

Ônibus urbano de alto luxo , dotados de ar condicionado , música ambiente , rodomoças , capacidade para 40 passageiros sentados

Itinerário

Partindo da Rua Siqueira Campos , no centro , seguia pela Avenida Conselheiro Aguiar e terminal no Aeroporto dos Guararapes. 

O lançamento do serviço teve até show e jantar no restaurante do Sport Club do Recife , com a presença do ilustre Luiz Gonzaga e Quinteto Violado .

Os frescões da CTU 

Em maio de 1977 a CTU aderiu ao serviço dos frescões ( 5 ônibus ) , inaugurando uma linha entre a  Avenida Armindo Moura ( Porta Larga ) e a Praça Joaquim Nabuco no centro , passando pelo Aeroporto.

Em agosto de 77 uma liminar impetrada pela Borborema suspendeu a linha Armindo Moura / Centro operada pela CTU. A empresa municipal para continuar com a linha mudou o terminal para o Hospital da Aeronáutica e passou a fazer o itinerário via Barão de Souza Leão e Mascarenhas de Moraes.

No começo dos anos 80 os ônibus frescões deixaram de circular por aqui. Os da CTU deixaram de circular devido ao zoneamento da EMTU em que a empresa municipal passou a fazer as linhas do corredor Caxangá.

Pesquisa : Diário de Pernambuco e Jornal do Brasil

Fotos : Diário de Pernambuco , horários ónibus.com

sábado, 15 de maio de 2021

Expresso Vera Cruz - os primeiros anos de operação

Em Maio de 1965 a Expresso Vera Cruz através do seu presidente Eufrásio Eleutério Lorêdo , adquiriu alguns ônibus do modelo Internacional , chassi preferível na época . A renovação da frota foi para a sua linha 75 - Totó , da qual era concessionária na década de 60 . Em 1969 a linha mudou seu itinerário , atendendo  via Rua da Lama ( Cordeiro ) , Estrada dos Remédios e Afogados . 

Em 1966 as oficinas da empresa funcionava na Rua São Miguel em Afogados . 

                                       Imagem : Diário de Pernambuco

Em 1972 a Expresso Vera Cruz já estava operando na linha de Cajueiro Seco e sendo comandada pelo empresário José Faustino dos Santos , mesmo dono da São Judas Tadeu .

Em 1976 adquiriu junto a Caio Norte , 54 modelos Gabriela , e já operava nas linhas : Três Carneiros , Vila da Cohab , Cajueiro Seco , Jardim Jordão e Prazeres . 

Em 1978 adquiriu 10 ônibus Emanuele , num total de 35 encomendados  na Imperial Diesel . Sua frota já era de 104 veículos , e já operava também nas linhas UR 11 , UR 5 e Alto Dois Carneiros. 

Em 1979 recebeu 25 ônibus produzidos na Reciferal ( veja a matéria )  , fábrica da marca Ciferal que existiu no município de Jaboatão . A entrega se deu nas novas instalações da Expresso Vera Cruz , na BR 101 em Prazeres ; neste ano a empresa já tinha uma frota de 124 veículos e havia ganhado a operação de mais duas linhas : Guararapes e Córrego da Gameleira . 

Em março de 1980 os diretores da Expresso Vera Cruz / Auto Viação Cruzeiro inauguraram as novas instalações do grupo , localizada na BR 101 em Prazeres . 

Em 1987 a Vera Cruz operava as linhas da Vila do Ipsep , Sudene , Pinheiros , Cajueiro Seco , Prazeres e Muribeca . 

Em 1989 a Expresso Vera Cruz adquiriu 24 ônibus urbano Scania S 112 

Imagem : Lexcar Brasil


Pesquisa : Diário de Pernambuco 

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

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Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...