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sábado, 25 de fevereiro de 2023

Fiat Diesel - fábrica de chassis extinta

Em 1977 a Fábrica Nacional de Motores - FNM se tornou a Fiat Diesel Brasil S.A , com sede no Rio de Janeiro .

Em 1978 foram lançados os modelos 80 - OD e 140 - OD . Cento e cinquenta ônibus 130 - OD foram exportados para Venezuela para operar no sistema da capital Caracas , na firma Gran Metropoli S.A . 

Em 1979 foi apresentado no Recife o ônibus Fiat Diesel 140-OD , a RVM - Recife Veículos Automotores , localizada na Avenida Cruz Cabugá  representava a marca no estado . 

O modelo foi o primeiro ônibus brasileiro na categoria a utilizar freio a ar . O veículo apresentado no Recife tinha a carroceria Gabriela , montado na Caio Norte . 

Um dos modelos produzido pela Fiat Diesel 

Em 1982 a Fiat Diesel Brasil passou a ser administrada pela Iveco - divisão de caminhões e ônibus . 

Acesse a >> Enciclopédia do Transporte Pernambucano 

Ônibus Magirus Deutz no Recife - nostalgia

A fábrica da Magirus foi instalada em Aratu na Bahia  , onde foi produzido o primeiro chassi para ônibus nesse estado nordestino , pela IANOR - Indústria Automotores do Nordeste S/A .

chassi Magirus Deutz
 

 Veja a logo da Magirus e anúncio de uma concessionária >>>

Em 1967 os chassis foram apresentados no Recife , seriam comercializados pela Socimex ( distribuidora da marca para o Nordeste ) e que já representava os motores Deutz na região .

Apresentação Magirus no Recife

Em 1968 a Nápoles adquiriu vários chassis de ônibus Magirus à Socimex  para encarroçamento na Fábrica Metropolitana, inicialmente operaram na linha Recife / Goiana . 

Ônibus Magirus Deutz da Nápoles rodando na linha Maria Farinha via Rio Doce

Em 1969 a São Judas Tadeu adquiriu dois ônibus Magirus com carroceria Caio Norte . A CTU adquiriu seis chassis também encarroçados na filial pernambucana da Caio , os novos ônibus desfilaram pelas ruas da cidade com faixas alusivas a administração do prefeito naquele ano .  

A Empresa Zorrila possuía em sua frota neste ano , 6 ônibus Magirus na linha de Monsenhor Fabrício . 

Em 1970 a fábrica da Magirus comemorou a produção de sua carroceria número 1.000 .  As maiores compradoras eram a CTU e a VIPLAN de Brasília , que de uma vez só adquiriu 115 ônibus Magirus Deutz .                                                                                                                                  

A Expresso de Luxo , que fazia linha de Recife / Fortaleza / Rio  possuía em sua frota 20 Magirus Deutz .

chassi Magirus Deutz na Itapemirim

Em 1972 a fábrica da Magirus no Brasil fechou , o que levou muitas empresas de ônibus a tirarem os veículos de circulação devido a falta de peças para reposição . A CTU tinha em sua garagem do Largo Dom Luiz cerca de 50 ônibus da marca ( dos 75 adquiridos para transporte para os morros ) parados por falta de reposição , principalmente de motores , pois consumiam muito combustível , e teriam que ser adaptados para as condições brasileiras . 

Pesquisa : jornais digitais ( Biblioteca Nacional )



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

Galo da Madrugada : um desafio pra mobilidade em Recife

 #Carnaval2023

Quando chega o Carnaval já se sabe , dentre os diversos blocos e agremiações que desfilam pelas ruas de Recife e Olinda , o Galo da Madrugada é o que mais atrai foliões no seu desfile . Aí você pode se pergunta , o que é que um bloco de Carnaval tá fazendo num blog de transporte ? 

Mobilidade : capacidade de deslocamento de pessoas dentro do espaço urbano , por motivos econômicos , sociais e pessoais .

Expresso Folia , registro do busólogo Daniel Cleiton Bezerra

O Galo da Madrugada é recordista em deslocamento de pessoas no Carnaval , em 1994 o bloco entrou para o Guiness Book quando atingiu 1 milhão e meio de foliões , número já superado no último desfile em 2020 , quando ultrapassou os 2,5 milhões de presentes . E para esse deslocamento é necessário uma logística de transportes , trânsito e mobilidade .; e já que incluímos o Carnaval dentro do blog ,  vamos viajar no tempo e falar um pouco sobre o bloco . 

Primeiro desfile do Galo , imagem : El País

 

O primeiro desfile do Galo contou com menos de 100 foliões , isso no ano de 1978 .

Em 1984 as orquestras de frevo passaram a desfilar em cima de caminhões .

Em 1987 , o Galo da Madrugada desfilou com 200 mil pessoas presentes . 

Em 1988 já atingia 400 mil pessoas em seu desfile . 

Em 1989 teve um público de 500 mil pessoas . 

Em 1996 a escultura do Galo sobre a ponte foi adotada pela primeira vez .

Em 2011 o bloco teve seu itinerário alterado , passando a desfilar também pela Avenida Dantas Barreto .

O desfile do Galo passa por 6,5 kilômetros de vias , que se tornam exclusivas para a passagem da agremiação , desde o Forte das Cinco Pontas até a Rua do Sol .

Percurso do Galo da Madrugada 2023

Para que os foliões cheguem com segurança ao evento , uma grande estrutura é montada , incluindo segurança ,atenção a saúde e transporte público . 

O metrô funciona em horário especial , as linhas de ônibus tem seus pontos de retorno alterados , porém recebem reforços nas viagens para atender a demanda . 

Veja as alterações nas 135 linhas de ônibus devido a interdição da Ponte Duarte Coelho , confira >>

Bom Carnaval a todos , também vou descansar , voltamos no domingo 26/02 , com novas matérias !!!

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terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Linhas circulares - história e fatos

Eram denominadas circulares as linhas que ligavam diferentes bairros sem a necessidade de passar pelo Centro como eram o trajeto da maioria das linhas de ônibus do Recife , as radiais .

linha circular

Na década de 70 entrou em funcionamento o Plano Global de Trânsito no Recife . Entre as muitas mudanças ocorridas na área central , uma delas foi a criação de uma linha circular unindo os bairros da Boa Vista , Recife e Santo Antônio .

Confira o itinerário : Rua da Aurora , Ponte Princesa Isabel , Praça da República , Avenidas Rio Branco e Marquês de Olinda , Ponte Maurício de Nassau , Rua 1º de Maio , Praça da Independência , Avenida Guararapes , Ponte Duarte Coelho , Rua da Aurora . 

A linha era operada pela CTU gratuitamente . 

Em 1971 a Borborema solicitou licença a prefeitura do Recife para exploração de duas linhas circulares , a Torre / Madalena e a Afogados / Rio Branco / Casa Amarela .

Em 1972 foi especialmente criada a linha circular entre os bairros dos Aflitos / Espinheiro / Graças / Engenho do Meio .

Em 1973 a CTU pôs em circulação 3 monoblocos operando na linha circular com terminal no Cais do Apolo devido ao funcionamento do novo prédio da Prefeitura do Recife . 

itinerário da linha Circular Cais do Apolo

Em 1977 duas linhas circulares da CTU foram suspensas , devido a liminar da Borborema que reivindicava a exclusividade do trajeto de sua linha Boa Viagem , as linhas suspensas foram Cidade Universitária ( circular ) e  Armindo Moura ( Centro ) esta operada por frescões . Ver matéria 

Em 1978 a Borborema teve o direito concedido de explorar em conjunto com a CTU a linha circular da Cidade Universitária . 

Em 1979 foi criada a linha circular Dois Irmãos / Caxangá , operada pela Transportes Aliança com 10 ônibus . Em outubro entrou em operação a linha Cidade do Recife , com três ônibus convencionais da CTU . 

itinerário da linha Cidade do Recife

Em março de 1980 a CTU inaugurou a linha Circular Cidade Universitária com 30 ônibus . O itinerário era feito passando pelo Centro do Recife , não como hoje que apenas acessa parte da Rua Dom Bosco / Carlos de Lima Cavalcante para seguir pela Praça do Derby .

Tempo depois a Borborema foi condicionada a operar conjuntamente na linha devido a ineficiência de frota da CTU para atender a demanda . 

Em 1983 foi desativada a linha circular que servia aos periféricos da URB . 

Veja matéria sobre os ônibus da URB - acesse

Em 1986 fentrou em operação a Curado II / TIP , linha circular para atender a nova rodoviária . 

Em 1987 foram criadas mais duas linhas circulares para atender o metrô , Circular I ( Prefeitura / Metrô ) e Circular II ( Metrô / Conde da Boa Vista ) . 

 Pesquisa : Diário de Pernambuco

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Pau Amarelo - Mobilidade nos bairros

Em outubro de 1974 iniciaram as vendas do Loteamento Costa Azul , na praia de Pau Amarelo . 

Em 1982 a linha operada pela Nápoles possuía apenas seis veículos em sua frota . 

Em 1985 a linha Pau Amarelo mantinha 10 ônibus em sua operação , neste ano ganhou reforço nas viagens , aumentando para 67 diariamente ; quatro ônibus foram acrescentados a frota nos horários de maior movimento . 

 

Terminal da linha Pau Amarelo

Dias atuais 

A linha 1992 - Pau Amarelo é operada pelo Consórcio Conorte . O bairro conta também com a linha 1922 Pau Amarelo / TI Pelópidas 1958 Costa Azul / TI Pelópidasalém da 1995 - Pau Amarelo ( bacurau ) .

1992 - Pau Amarelo - radiografia

Início da operação : 4:00 hs
Final : 23:20 hs
Total de horários : 116
Frequência média : 
Sendo o maior tempo de intervalo de 38 minutos e o menor tempo de 12 minutos entre um ônibus e outro 
Quilometragem total da linha : 54,6 km 

Bairro de Pau Amarelo , limites em vermelho 

As principais vias de transporte público são a Avenida Costa Azul , a Avenida Cláudio José Gueiros Leite ( PE 01 ) e a Rua Dr. Sebastião Amaral ( itinerário da linha 1958 Costa Azul / TI Pelópidas ) .


IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

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