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domingo, 2 de julho de 2023

Ônibus no Recife - anos 50

Cartaz da Auto Viação Progresso 

Em 1953 ainda tínhamos muitos operadores de ônibus amadores , não podiam ser consideradas empresas , pois muitas possuíam apenas 1 ônibus , dirigidos pelos seus próprios proprietários . 
Naquela epóca era comum nos classificados de jornais , a venda de ônibus já com linha , como nesse texto reproduzido do jornal Diário de Pernambuco : 
EXCELENTE NEGÓCIO - Ônibus Ford 1951 , com 9 meses de uso , funcionando perfeitamente , assentos para 47 passageiros , carro-série regional , indicando linha de grande movimento , vende - se ou permuta -se ... o motivo seria o proprietário estar doente , não podendo administrar. 

Empresas que circulavam na época :

Auto Viação Conceição - General San Martin
Auto Viação Confiança - Tejipió
Auto Viação Santa Catarina - Várzea
Auto Viação São Paulo - Fundão
Auto Viação 7 de Setembro
Auto Viação Suburbana
Auto Viação Tamandaré - Prazeres
Auto Viação Progresso - Pina , Boa Viagem , Piedade e Tejipió
Auto Viação União - Moreno

Empresa Brasileira - Vasco da Gama 
Empresa Garcia - Sucupira
Empresa Nordestina - Vasco da Gama
Empresa Petrópolis - Águas Compridas
Empresa Reunidas - Vila São Miguel
Empresa Rodoviária Pernambucana - Paulista 
Empresa Zorrilla - Várzea

Pernambuco Autoviária - Alto José do Pinho , Torre / Madalena

Rodoviária Pernambucana - Paulista

 













quarta-feira, 28 de junho de 2023

Marcopolo - história, destaques e curiosidades - parte II

 

A Auto Viação Santa Cruz adquiriu o lançamento San Remo

Cartaz comemorativo aos 30 anos da Marcopolo, publicado em 1979

Em 1979 a Marcopolou forneceu para as empresas locais: Princesa do Agreste, Rodoviária Rio pardo, Colégio Santa Maria, Transportadora Olindense, Amapá Turismo e Expresso Boa Vista. O Marcopolo II foi adquirido pela Auto Viação Santa Cruz e Transportadora Olindense.  

Em fevereiro 20 unidades do San Remo foram entregues a Auto Viação Santa Cruz

Foi iniciada a construção da fábrica de Betim em Minas Gerais, inaugurada em 1980 para atender aos mercados do Espírito Santo, Goiás, Brasília e o Nordeste.

Em 1981 entrou em operação a fábrica Ana Rech, em Caxias do Sul. Em Recife foram adquiridos  novos ônibus pelas empresas Progresso, Princesa do Agreste, a Rodoviária Machado ( 15 San Remos ) e a Borborema com várias unidades do Marcopolo Junior.

Em 1982 lançou o Sanremo II . 

A Marcopolo já era exportadora dos seus produtos para diversos países, principalmente na América do Sul, onde neste ano enviou para o Peru, cento e noventa e três ônibus, modelo Marcopolo III adaptados para as condições de altitude do país.

Foi considerada uma mega operação , quando enviou em comboio, 193 unidades de ônibus para o Peru, enfrentando temperaturas de 7 graus negativos e estradas difíceis de trafegar . 

Lançamento do novo Torino: recorte revista OTM


Marcopolo Viaggio

                                       
 Em 1983 começou a ser produzida a geração IV da Marcopolo, com o lançamento dos novos ônibus:  Viaggio, Torino e Strada. 

A evolução do Marcopolo Paradiso

Em 1984 foi lançado o Paradiso, o maior ônibus brasileiro na época,com 13,2 metros de comprimento e 3,95 de altura e também o primeiro high deck ( piso alto ) fabricado em solo brasileiro, no mesmo ano começou a ser fabricado o micro-ônibus Senior. Enquanto isso a fábrica da encarroçadora em Betim paralisou as atividades, acumulando prejuízos devido a queda na demanda nacional na aquisição de novos ônibus pelas empresas principalmente no setor urbano. 

Em 1987 foi inaugurada a Marcopolo Paraná, para montagens de vans e componentes de ônibus.

Em 1989 a Marcopolo lançou uma linha exclusiva de microônibus destinada a exportações para o mercado norte - americano , apelidado de Shutle bus .

Perdeu a primeira matéria ? Acesse : Marcopolo - história, destaques e curiosidades - parte I



quarta-feira, 21 de junho de 2023

Congresso ANTP - Arena 2023

 Em abril de 1978, na cidade do Rio de Janeiro, a ANTP realizou seu primeiro congresso, que então ainda era denominado de Congresso da Associação Nacional de Transportes Públicos. 

Ônibus Eletra apresentado no evento

Na sua 4ª edição, em 1983, o congresso passou a ser chamado de Congresso Nacional de Transportes Públicos e na sua 12ª edição, em 1999, ganhou a atual denominação de Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito.


O Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito é realizado a cada dois anos. Congressos anteriores:


1978 - Rio de Janeiro (1º) 1979 - Porto Alegre (2º) 1981 - Recife (3º) 1983 - Curitiba (4º) 1985 - Belo Horizonte (5º) 1987 - Salvador (6º) 1989 - Rio de Janeiro (7º) 1991 - Fortaleza (8º) 1993 - Florianópolis (9º) 1995 - São Paulo (10º) 1997 - Belo Horizonte (11º) 1999 - Olinda (12º)  2001 - Porto Algre (13º) 2003 - Vitória (14º) 2005 - Goiânia (15º) 2007 - Maceió (16º) 2009 - Curitiba (17º)  2011 - Rio de Janeiro (18º) 2013 - Brasília (19º) 2015 - Santos / SP


Em 2017 foi sediado em São Paulo, 22 anos depois do primeiro evento lá. 


Em 2019 em seu novo formato e com novo nome : Arena ANTP - Congresso de Mobilidade Urbana

Este ano será realizado em outubro na cidade de São Paulo, e entre os temas será discutido o Marco Legal do Transporte Público.  

 

anúncio do Congresso ANTP 2023

 

Em 2023 volta a ser presencial e com novo nome : Arena ANTP, no Transamérica Expo em São Paulo. Acesse : Arena ANTP



quarta-feira, 14 de junho de 2023

Marcopolo - história, destaques e curiosidades - parte I

  Fundada em 1949 com a razão social Nicola & Cia Ltda, o novo nome surgiu com o lançamento do ônibus Marcopolo, lançado no VI Salão do Automóvel em São Paulo em 1968

Primeiros ônibus da Marcopolo, fabricados ainda em madeira

Em 1954 se tornou Sociedade Anônima. 

O ônibus Marcopolo apresentado em 1968 no Salão do Automóvel foi o primeiro ônibus monobloco fabricado por uma empresa genuinamente nacional.

Em junho de 1970 a Carrocerias Eliziário e a Nicola se uniram.

Em novembro foram lançados os modelos Marcopolo II e o Veneza , também no Salão do Automóvel de São Paulo . 

Em 1971 a Penha adquiriu 50 unidades na Marcopolo montados sobre chassi Scania com suspensão a ar, uma novidade para o Brasil.

Em 1974 surge o Marcopolo III, também apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo.

Curiosidade - o novo ônibus da encarroçadora rodou durante 8 meses por 110 mil km de estradas, incluindo trechos íngremes das rodovias Cuiabá - Santarém, Estreito - Marabá e Belém - Brasília, na época ainda não pavimentadas;  29 itens de fabricação do ônibus foram atualizados em relação ao modelo II . 

A concepção do Veneza Expresso teve participação da nordestina Cummins 

Foi apresentado também o Veneza Expresso, concebido para operar no sistema expresso de Curitiba. 

Em 1976 uma das maiores compras foi efetuada pela Penha de Curitiba, com a compra de 150 unidades do Marcopolo III.

Em 1977 produzia o Marcopolo Junior em Caxias do Sul, foi lá também que adquiriu as encarroçadoras Nimbus S.A ( fabricante do luxuoso Haragano ) e a Carrocerias Elizário ( fabricante do Veneza II ) . 

Neste ano foi fornecida para a Reunidas Paulista a carroceria de n.11.000 do Marcopolo III

Marcopolo III - SE
 
Em julho de 1978 mais um lançamento, dessa vez da carroceria Marcopolo III - SE, nas versões rodoviária e leito. Começaram neste ano os testes do troleibus da Marcopolo, com inovações que superariam os modelos que já rodavam na Europa fabricados por empresas estrangeiras. 

ônibus sendo entregue a Progresso de Alagoas

Por aqui, a Rodoviária Rio Pardo e a Auto Viação Progresso adquiriram unidades do Veneza II junto a Vipel ( representante da Marcopolo no Nordeste com sede em Recife ) .

Neste ano foi inaugurada a fábrica-piloto da Marcopolo em Pernambuco, na Rua Rio Una, no Ibura, utilizada para reposição de peças e reforma de carrocerias.

Enquanto na Norasa foram apresentados o Marcopolo III e o lançamento San Remo.

Ainda em dezembro deste ano foram entregues unidades Marcopolo as empresas Auto Viação Santa Cruz e Olindense.


domingo, 11 de junho de 2023

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...