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sábado, 19 de agosto de 2023

Mobilidade nos bairros: Dois Unidos

Em 1961 a Empresa Real e a Empresa Andrade faziam atendimento ao bairro.

A Empresa Brasil era quem servia ao bairro em 1963.

Em 1966 a linha Dois Unidos começou a fazer baldeação em Beberibe, da seguinte forma: de 4 ás 9 da manhã os ônibus iam direto ao Centro do Recife; das 9 às 16:30 um ônibus fazia baldeação na praça da Convenção, após esse horário até as 21:30 um ônibus fazia a baldeação inversa, de Beberibe até Dois Unidos. Neste ano foi disponibilizado um ônibus bagageiro para transportar lavadeiras que se deslocavam para o bairro do Passarinho e também os feirantes. Depois a linha passou a ter três itinerários: via Aurora, Via Pombal e Via Cabugá, a Empresa São Paulo já era a permissionária da linha. 

Em 1970 a linha 109 Dois Unidos tinha o seguinte itinerário : 

Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Rua da Aurora, Rua João Lira, Rua do Hospício, Parque 13 de Maio, Avenida Cruz Cabugá, Avenida Norte, Avenida João de Barros, Praça da Encruzilhada, Avenida Beberibe, Praça da Convenção, Rua Uriel de Holanda, Rua Hidelbrando de Vasconcelos ( Estrada de Cumbé ). Volta - Estrada do Cumbé, Rua Uriel de Holanda, Praça da Encruzilhada, Rua Dr José Maria, Avenida Norte, Ponte do Limoeiro, Cais do Apolo, Rua do Observatório, Praça Artur Oscar, Rua do Bom Jesus, Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1. de Março, Praça da Independência, Avenida Guararapes. 

Em 1972 alguns ônibus de Dois Unidos passaram a fazer itinerário pela Estrada do Passarinho. A Estrada de Dois Unidos foi pavimentada em concreto e iluminada na sua total extensão de 3 km, permitindo também inclui-la no itinerário dos ônibus.   

Em 1990 a linha Alto do Capitão foi criada, com 3 ônibus e 27 viagens. 


Ônibus da linha Dois Unidos

Dias atuais

O bairro de  Dois Unidos é servido por 6 linhas da Empresa Caxangá, substituta da extinta São Paulo:

717 - José Amarino dos Reis
741 - Dois Unidos
742 - Linha do Tiro ( atendimento José Amarino )
746 - Alto do Capitão
760 - Dois Unidos/Derby 
800 - Dois Unidos/Afogados

Além da bacurau 744 - Dois Unidos e das complementares 108 - Dois Unidos/Torre , 114- Alto do Rosário/Esperança/Dois Unidos e 118 - Alto do Maracanã/Alto do Brasil

Pesquisa : Diário da Manhã, Diário de Pernambuco. 

domingo, 6 de agosto de 2023

Carrocerias de ônibus extintas : Mafersa

 O modelo urbano desenvolvido foi massivamente testado em laboratório, antes de ser produzido em linha . 

A Mafersa foi fundada nos anos 50 com o objetivo de atender a produção de composições para a rede ferroviária e metroviária, com três unidades fabris : São Paulo, Contagem e Caçapava. Iniciou a diversificação da sua produção em 1985 quando começou a produzir trólebus para a CMTC de São Paulo.

O ônibus urbano da Mafersa foi o primeiro do Brasil projetado por computador. Sensores foram utilizados em ônibus comuns para apanhar dados do tráfego dos ônibus em circulação em algumas capitais, em 1987 um ônibus modelo urbano carregando sacos de areia e sensores rodou 1000 km pelas ruas de São Paulo, protótipo foi testado em seguida, e rodou o mesmo percurso. 

Sua produção efetiva começou em 1988, batizado de Padron M-210 turbo, o primeiro monobloco Padron com projeto totalmente nacional.  Manaus foi a primeira cidade a receber o novo ônibus, inteiramente projetado no Brasil; as outras capitais que adquiriram o veículo no início de sua produção foram: Curitiba, Vitória, e Brasília. 

O urbano da Mafersa

Em 1992 a Mafersa já privatizada, apresentou seu novo modelo, o M-240, tendo também uma inovação totalmente brasileira, já equipado com câmbio automático como equipamento de linha. 

A Mafersa foi extinta ainda nos anos 2000, quando foi vendida para a Alston, também fabricante de vagões. 

Pesquisa: Revista OTM ( acervo ), jornais catalogados na Biblioteca Nacional

domingo, 30 de julho de 2023

Auto Viação Santo Antônio

 Em 1943 por iniciativa do Sr. Antônio Coelho de Farias , surgiu a Auto Viação Santo Antônio com apenas 1 ônibus fazendo a ligação do subúrbio de Campo Grande com o centro do Recife . 

Em 1945 a empresa já possuía 6 ônibus, mas a população reclamava das condições dos veículos, comparados às beliscadas, meio de transporte de péssima qualidade que circulava naquela época. 

Em 1946 substituiu com 5 de seus ônibus a Auto Viação Potiguar na linha do Hipódromo.

Em 1947 a empresa já possuía 13 ônibus fazendo o itinerário: 

Circular de Campo Grande, Estrada de Belém, Encruzilhada, Avenida João de Barros, Avenida Visconde de Suassuna,  Ruas do Hospício, Riachuelo, Aurora, Ponte Duarte Coelho, Rua do Sol, Rua Nova, terminal no Edifício Sul América, retorno pela 10 de Novembro ( Guararapes ), Ponte Duarte Coelho. 

ônibus da Auto Viação Santo Antônio

Era acusada de apenas pintar seus ônibus e não renovar a frota , pois a motorização continuava a mesma , o que fazia os " novos ônibus " quebrarem com frequência . Era uma época que ainda rodava os bondes da Tramways e a Pernambuco Autoviária desfilava seus carros luxuosos , inclusive acusados de concorrência indevida nas linhas das empresas menores .

Em 1948 era responsável pelas linhas: Hipódromo, Campo Grande, Sítio Novo e Peixinhos. Colocava neste ano mais 10 ônibus em circulação, adquiridos nos Estados Unidos. Fazia o transporte humano e de mercadorias, conhecidos como de 1ª e 2ª classes. Até este ano era concessionária exclusiva da Estrada de Belém, uma vez que foi derrubado um mandado de segurança da Pernambuco Autoviária solicitando o tráfego dos seus ônibus da linha de Salgadinho pela via. 

A linha Hipódromo tinha o seguinte itinerário:

Hipódromo, Estrada de Belém, Encruzilhada, Avenida João de Barros, Rua do Príncipe, Hospício, Imperatriz, Rua Nova, Primeiro de Março, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Marquês de Olinda, Circular, Avenida Rio Branco, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Rua do Imperador, Rua Primeiro de Março.

Em 1949 um fato curioso, 42 holandeses nudistas foram transportados pela viação para a praia de Boa Viagem, abordados pela polícia por denúncia de populares, incomodados com a cena dos estrangeiros tomando banho nus em plena praia. 

Neste ano a Linhas Unidas substituiu a Auto Viação Santo Antônio, quando o proprietário da última se uniu a Auto Viação Imaculada, garagem à Rua Santa Maria em 1961 , Mario Sette em Campo Grande.

Pesquisa e imagem: Diário da Manhã

Conheça outras empresas da Enciclopédia do Transporte Pernambucano



segunda-feira, 17 de julho de 2023

Os edifícios garagens do Recife

Caminhando pelas ruas da área central do Recife é comum olharmos ao redor e ver um prédio cheio de carros, já notou ? São os edifícios - garagens, não podia deixar este equipamento de fora do blog, já que ele ajuda na mobilidade, liberando as ruas para o tráfego sem precisar estacionar veículos na via, ou era pra ser assim né, mas dá uma olhada na matéria. 

Concebido em 1965, o primeiro edifício garagem do Recife só foi erguido no início dos anos 70.

O primeiro edifício garagem do Recife
 

Edifício garagem automática Marquês do Herval começou a ser construído em 1969.

anúncio do Piratininga

Edifício garagem automática Piratininga na Rua do Imperador começou a ser construído em 1972, entregue em 1974.

O Edifício Garagem Central foi construído na Rua da União, numa área de 16.800m² , sua capacidade era pra 618 carros, o primeiro do Recife com acesso por rampas ( sistema self-parking ) e era uma inovação de estacionamento no já complicado centro do Recife; as primeiras garagens foram entregues em 1978.

Depois veio outros, como o Edifício garagem Porto do Sol e muitos como anexo a órgãos públicos . 

Pesquisa : Diário de Pernambuco

domingo, 9 de julho de 2023

Marcopolo - história, destaques e curiosidades ( final )

Curiosidades

* Em 1990 um ônibus da Marcopolo da Camujuripe ( BA ) modelo Marcopolo III atingiu o recorde de 1 milhão e 800 mil km rodados sem abrir o motor. O veículo operava na linha Salvador / Vitória da Conquista com percurso de 540 km, desde que foi adquirido em 1981. *

Em 1991 a fábrica montada em Portugal produziu seus primeiros modelos , o intermunicipal Mondego e o rodoviário Choupal II, com o intuito de comercializar nos mercados europeu e africano . 

Em 1992 foi lançada a Geração V  da Marcopolo, começou a ser produzido neste ano o biarticulado para o sistema urbano de Curitiba.

Em 1993 a Marcopolo testou uma inovação em Caxias do Sul, itinerário auxiliar acoplado a lateral dos ônibus. 

Em 1994 foi lançado a GeraçãoV, com os modelos Paradiso e Viaggio. 

Em 1996 foi lançado o Paradiso GV 1800 DD ( Double Decker ). Neste ano a empresa recebeu a certificação ISO 9002 de qualidade, sendo a primeira indústria de carrocerias brasileira a ter reconhecimento internacional; em 1997 veio a ISO 9001. 

Em 1998 comemorou a produção de número 100.000 em 49 anos de existência, um recorde na produção de carrocerias de ônibus no Brasil. Neste ano foram desenvolvidos o Andare, o VLP ( veículo leve sobre pneus ) para a capital paulista e o urbano Viale. 

Em 2001 foi lançado o novo Paradiso 1800 Double Decker. 

A primeira aquisição da Gontijo junto a Marcopolo foi do modelo Paradiso 1200

 Em 2007 a Marcopolo forneceu pela primeira vez para a Gontijo, uma encomenda de 45 unidades do Paradiso 1200 foi entregue. 

Neste ano a encarroçadora participou do projeto do primeiro ônibus movido a etanol no Brasil, adaptando um Viale como experiência.

Em agosto de 2009 começou a produção da Geração VII da Marcopolo. 

 

ônibus inspirado no trem - bala, só chegou por aqui com a Copa do Mundo no Brasil
 

Em 2011 a Marcopolo apresentou o Viale BRT

Em 2012 a Marcopolo produziu o primeiro Viale BRT, adquirido pela Visate do Rio Grande do Sul.( veja matéria ). Neste ano também a encarroçadora forneceu para uma empresa de Porto Alegre o Viale Double Decker Sunny ( o ônibus sem teto ), utilizado para fins turísticos. 

Com o advento da Copa do Mundo no Brasil a Marcopolo forneceu várias unidades de BRTs nas cidades sedes, a primeira foi o Rio de Janeiro, com o corredor Transoeste. 

Em 2020 a Marcopolo fechou a fábrica que mantinha no Rio de Janeiro, no município de Xerém; neste ano, além das operações no Rio Grande do Sul e Espírito Santo, a empresa tinha 11 fábricas no exterior. 



Pesquisa: O Pioneiro( RS ), Jornal do Brasil ( RJ )

IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

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