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quarta-feira, 6 de julho de 2022

Lugares do Recife : Casa de Detenção ( Casa da Cultura )

Em 1963 , com a inauguração de novos pavilhões no Presídio de Itamaracá , a Casa de Detenção foi desativada ; a ampliação do complexo de Itamaracá recebeu o nome de Professor Barreto Campelo . Os presos da Casa de Detenção foram transferidos também para o Presídio de Dois Unidos , e finalmente os muros da Casa vieram abaixo .

História 

Em 1855 era inaugurado a Casa de Detenção do Recife em sua primeira etapa , com capacidade para 200 presos , chegou a abrigar no seu auge de superlotação , incríveis 1.200 detentos apinhados em celas inóspitas . As últimas etapas da edificação ficaram prontas em 1860 e 1867 respectivamente . A Casa de Detenção já teve visitas ilustres em sua história , como a do Imperador Pedro II . 

Aí é que entra a Mobilidade ...

Com a cidade crescendo a passos largos , passou a Casa de Detenção a ser um vizinho intruso no centro da cidade ; intruso não pela sua imponência e construção , mas por estar localizada no Centro da Capital do estado , com toda sua pompa cultural , administrativa e comercial que o Recife já representava naquela época .

É preciso unir paisagens no pensamento , imagine nos dias de hoje uma detenção no meio do centro urbano de uma grande cidade como o Recife , ladeada por ruas de comércio intenso e voltando àquela época , uma rodoviária ( a de Santa Rita ) trazendo viajantes e visitantes de todo o Brasil , ou mais recente , uma estação central do Metrô , com todo seu movimento diário , tendo como pano de fundo a Casa de Detenção , com seus muros reforçados , grades , rede elétrica de segurança , guardas armados ... ,  realmente vamos concordar que não caberia mais essa combinação na paisagem recifense . 

Antiga Casa de Detenção do Recife , hoje Casa da Cultura

Atualidade 

Hoje , o prédio histórico , remodelado , de uso cultural , é uma atração turística , que deve ser visitado , mesmo que remeta a um passado sombrio que havia naquele lugar , mas que hoje é possível ter uma nova dinâmica , com seus artesanatos e espaços curiosos que vale a pena conhecer de perto , a Casa da Cultura do Recife , transformada ainda no começo da década de 70 , numa decisão acertada de governantes e pessoas de influência na administração de nossa cidade . Até a próxima ....

Pesquisa : jornais da época ( Homeroteca Digital )


quarta-feira, 29 de junho de 2022

Mobilidade nos bairros : Ibura

 


O bairro do Ibura surgiu do Engenho Ibura , localizado na freguesia dos Afogados , que incluía ainda os engenhos ( Peres , Uchôa , São Paulo , Jangadinha , Águas Belas , Cavalheiro , Cidade de Londres e Sicurira Torte .

Em 1941 foi inaugurada a base aérea do Recife , no local Ibura.

Anúncio de venda de lotes no local Ibura , publicado em jornal da epóca

Mobilidade

Em 1953 um fato curioso , com a reforma da Ponte do Motocolombó em Afogados , os passageiros tinham que fazer baldeação de um ônibus para outro no lado da Imbiribeira , já que a ponte improvisada não permitia a passagem de veículos. 
Em 1960 uma empresa chamada Gomes de Dalmay inaugurou a linha Ibura via Estância,  beneficiando também a Vila do Ipsep. Porém uma semana depois a linha deixou de funcionar. 
Em 1969 a linha do Ibura era operada pela AVS.
Em 1971 a CTU aumentou a frota da linha do Ibura de 11 para 23 ônibus. Essa melhoria foi permitida com a inauguração da garagem da CTU na Imbiribeira , com capacidade para 67 veículos. 


O bairro do Ibura é cercado por vias de grande circulação de transporte coletivo : Avenida Recife , Mascarenhas de Moraes e a BR 101 , além disso fica próximo ao TI Aeroporto , no entanto  as linhas que passam pela Avenida Dois Rios , principal logradouro do bairro , seguem para o TI Tancredo Neves .

Linhas de ônibus que atendem a parte interna do bairro e / ou passam num pequeno trecho para acesso a BR 101 :

102 TI Santa Luzia / Ibura
103 UR 11 / Barro
110 Ibura / Afogados ( Ipsep )
123 Três Carneiros Baixo / TI Tancredo Neves 
124 Vila do Sesi / TI Tancredo Neves 
125 Córrego da Gameleira / TI Tancredo Neves 
126 UR 03 / TI Tancredo Neves 
128 UR 03 / Barro ( Milagres )
132 UR 02 ( Ibura ) /  TI Tancredo Neves 
133 Três Carneiros / TI Tancredo Neves
134 Lagoa Encantada / TI Tancredo Neves
135 UR 10 / TI Tancredo Neves
136 UR 05 / TI Tancredo Neves
137 UR 11 / TI Tancredo Neves
138 Zumbi do Pacheco / TI Tancredo Neves
141 Jardim Monte Verde / TI Tancredo Neves
142 Alto Dois Carneiros / TI Tancredo Neves
143 UR 06 / TI Tancredo Neves
144 UR 04 / TI Tancredo Neves
155 Jordão Baixo / Boa Viagem
205 UR 05 / Barro ( BR 101 )
206 TI Barro / TI Prazeres ( Jordão) 
214 UR 02 / Ibura ( Opcional )
224 UR 11 ( Opcional )

Linhas de transporte complementar que atendem parte do bairro do Ibura , clique na linha para ver os itinerários .


Em verde , vias atendidas por linhas de ônibus do Grande Recife Consórcio , em azul , trecho de linhas complementares da Prefeitura do Recife que atendem ao bairro 

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Consórcio Rui Barbosa

 O Consórcio Rui Barbosa começou a operar no ano de 1981 após o zoneamento estabelecido pela EMTU , tinha como líder do consórcio a Rodoviária Rio Pardo , as outras empresas participantes eram : a Transcol , a Tropical e a Olindense .

1981 

R - 534 Casa Amarela ( Padre Lemos ) 

R - 535 Casa Amarela ( Rosa e Silva )

R - 536 Casa Amarela ( Cruz Cabugá ) 

R - 553 Casa Amarela ( opcional )

T - 201 Cidade Universitária / Casa Amarela 

T - 301 Candeias / Cidade Universitária 

T - 307 Beberibe / Derby

T - 308 Vasco da Gama / Derby

T - 309 Nova Descoberta / Derby

T - 310 Guabiraba / Derby

1984

R - 511 Alto do Mandu

T - 451 Ceasa / Casa Amarela

1986

R -514 Nova Descoberta ( Córrego do Joaquim )

Rio Doce / Dois irmãos ( Nápoles / Rio Pardo )

1989 

Alto Santa Isabel

Ônibus da Rui Barbosa 
  

2001  

Neste ano as linhas 330-CEASA/Casa Amarela , 516 - Casa Amarela (Nova Torre) , 517 - Córrego do Inácio , 531- Casa Amarela (Rosa e Silva) , 710 - Beberibe/Derby e 714 - Alto José Bonifácio (Av. Norte) ainda eram operadas pela Rodoviária Rio Pardo e mantinha alguns ônibus com a inscrição Rui Barbosa na sua pintura . Porém a EMTU suspendeu a operação da Rio Pardo / Rui Barbosa por 30 dias e transferiu as linhas para outras permissionárias . 

2003 

Neste ano a Rio Pardo teve uma nova suspensão , dessa vez em todas as linha operadas pela mesma : 

510 – Nova Descoberta/Derby;
513 – Córrego da Areia;
514 – Nova Descoberta (Córrego do Joaquim);
517 – Córrego do Inácio;
515 – Nova Descoberta (Bacurau);
710 – Beberibe/Derby
718 – Córrego do Euclides/Derby;
714 – Alto José Bonifácio (Av.Norte);
930 – Rio Doce/Dois irmão;
516 – Casa Amarela (Nova Torre);
330 – Ceasa/Casa Amarela

Conheça mais sobre a Rodoviária Rio Pardo ( acesse a matéria ) . 

sábado, 18 de junho de 2022

Mobilidade nos bairros - Várzea

A Várzea é o segundo maior bairro do Recife em tamanho ( área ) e  também o segundo maior bairro em população ( veja o ranking completo ) . 

O bairro da Várzea é pioneiro quando se fala em transporte , desde os bondes que trafegavam pelas ruas e avenidas do Recife , assunto que em breve será tratado pelo blog , mais nessa matéria vamos abordar o modal ônibus , desde as primeiras empresas que passaram pelo bairro , relembrando a CTU , até os dias de hoje . 

Ônibus da Auto Viação Conceição

A primeira empresa de ônibus que se tem registro a operar no bairro da Várzea é a Auto Viação Conceição , isso lá no ano de 1949 , operou até 1952 , junto com outras , já que não tinha exclusividade para o bairro.

Nos anos 50 a Várzea foi servida por empresas menores , com a saída da Conceição que possuía 30 carros em todas as suas linhas , vieram outras , como a Vera Cruz ( não a de hoje ) e a Auto Viação Perez. Em 1953 a Auto Viação Zorrilla já aparecia operando na Várzea , essa empresa ficou na linha até 1959

Com a saída da Zorrilla para Olinda algumas empresas se aventuraram na linha na década de 60:  ; Empresa Irmãos Holanda , Empresa de Transportes Cruz ; Auto Viação Ribeiro e Cruz ( acho que a mesma anterior ) ; Empresa Morais .

Na década de 70 a Expresso Tropical era quem fazia a linha do bairro da Várzea .

Com a inauguração da linha de elétricos para a Várzea , a CTU ficou praticamente sozinha no bairro , pois a integração no terminal da Caxangá atendia aos usuários com o ônibus diesel na principal via do bairro , a Avenida Afonso Olindense , dali seguiam nos elétricos até o Centro do Recife.

Em 1980 , com o zoneamento da EMTU , a linha Várzea passou a ser operada pela CTU , com ônibus a cada 5 minutos , e seguindo o itinerário : Praça Pinto Damaso , Avenida Afonso Olindense , Avenida Caxangá , Praça João Alfredo , Rua Benfica , Praça Euclides da Cunha e Praça do Derby , Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti , Conde da Boa Vista , Avenida Guararapes . 18 ônibus iniciaram na linha. A única linha radial da CTU que percorria todo o corredor da Caxangá , na verdade entrou em funcionamento apenas em janeiro de 1981.

Com a venda da CTU , a CRT assumiu suas linhas e a Várzea continuou bem servida de ônibus. Mais tarde , com a reforma do TI Caxangá e a criação da linha TI Caxangá ( Centro ) , a linha Várzea ( Caxangá ) foi extinta . Depois a CRT foi incorporada pela Rodoviária Metropolitana que virou Mobibrasil e agora é Mobi - PE , assumindo a famosa garagem de ônibus da Várzea , ex - CTU.

Em setembro de 2018 o TI IV Perimetral ( hoje TI CDU ) foi inaugurado, com isso a linha mais famosa da Várzea , a CDU ( Várzea ) , passou a integrar no TI CDU.

Outras linhas que atendem a Várzea , veja no mapa os percursos feitos por linhas de ônibus dentro do bairro .



060 TI Tancredo Neves / TI Macaxeira

303 Curado II / Caxangá ( BR 232 )

302 TI TIP / Caxangá

440 CDU / Caxangá / Boa Viagem

522 Dois Irmãos ( Rui Barbosa e Príncipe )

2040 CDU / Boa Viagem / Caxangá

2433 Brasilit / TI CDU

2446 UR 7 ( Várzea ) / TI CDU

2464 Jardim Teresópolis / TI Caxangá

2431 TI CDU ( circular )

202 Barro / Macaxeira ( Várzea )

Mapa axial da Várzea - veja em detalhes


 




terça-feira, 14 de junho de 2022

Empresa Rio Una ( extinta ) - linha Recife / Palmares

Fundada pelo popular " Zequinha " ( José Ambrósio da Silva ) na década de 50 , a Transportadora Rio Una começou com um único ônibus fazendo o serviço na linha Palmares / Recife durando cinco horas a viagem . A segunda linha a ser operada pela empresa foi a interestadual Colônia Leopoldina / Recife , e assim a empresa foi crescendo , a cada compra de um novo veículo surgia uma nova linha  : Jundiá / AL - Palmares  , Colônia de Leopoldina / Palmares , Água Preta  / Palmares . Graças a essas novas linhas , naturalmente surgiu a necessidade da construção do Terminal Rodoviário de Palmares .

Um dos modernos monoblocos da Rio Una

 Em 1960 o senhor José Ambrósio se associou ao seu irmão Joelson , na época a empresa já possuía 14 ônibus em sua frota . 

 Em 1962 a sociedade foi desfeita , ficando apenas Joelson no comando , neste ano fazia também a linha Ribeirão / Palmares.

 Em 1964 fazia Palmares / Garanhuns , esse ano iniciou a linha de Gameleira para o Recife , desmembrando da linha de Cucaú.

No final dos anos 60 era comum a Rio Una alugar seus ônibus para levar as delegações esportivas para outros municípios e estados próximos para disputarem suas partidas . 

Ônibus da Rio Una com delegação do Santa Cruz

Em abril de 1968 a Rio Una lançou um serviço inédito no transporte coletivo do interior do estado e do Nordeste , oferecendo ônibus expressos entre Palmares e Recife  dotados de ar renovado , música , jornais a bordo , bar , toalete e as famosas rodo-moças . 

Festa para receber os novos ônibus da Rio Una
 

Além da ligação com a capital , a Rio Una neste ano já tinha linhas para Ribeirão , Gameleira , Usina Cucaú , São José da Coroa Grande , Xexéu , Garanhuns e Colônia Leopoldina em Alagoas .

Em 1969 recebeu autorização do DER para explorar as linhas Catende / Palmares  e São Benedito / Palmares . Já fazia também a Garanhuns / Palmares e Palmares / São José da Coroa Grande .

Em 1970 mantinha uma garagem no Pina . Tinha também horários expressos pra Recife. 

Em 1972 a Rio Una foi adquirida pela Bonfim , que manteve a linha Recife / Palmares .

Em 1979 o trajeto era feito pela São Domingos. 

Pesquisa : Jornal da Manhã , Diário de Pernambuco


IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

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