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sábado, 9 de março de 2024

Scania - o pioneirismo da fabricante sueca no mercado de ônibus brasileiro - parte II

 

Em 1983 a Scania apresentou os seus novos ônibus, o S-112 com motor dianteiro e o K-112  com motor traseiro, carroceria urbana Marcopolo.

Modelo urbano da Scania

Scania K-112 versão Padron

Já produzia trolébus 100% brasileiro. 

Em 1987 foi lançado o FH 112 HL, desenvolvido para enfrentar todo tipo de terreno e adversidades. 

Em 1989 foi inaugurada a primeira revendedora exclusiva de ônibus Scania no Brasil, localizada em Guarulhos ( SP ).

Em 1990 a Scania lançou o L-113, exclusivamente para atender as exigências do mercado brasileiro, baseado no projeto Padron; além desse apresentou a versão mais avançada do L 113-HL, sucessor do L 112 para regiões difíceis de asfaltamento.

o ônibus L 113 da Scania

 

 Em 1991 a segunda concessionária exclusiva foi inaugurada, no Rio de Janeiro. A Viação Cometa continuava a ser a maior frotista de ônibus Scania no mundo, operando exclusivamente com os veículos da marca.

Em 1992 foi feita a maior entrega de L113 já vista no mundo até então, a Rápido Araguaia, de Goiás adquiriu 50 ônibus Scania, sendo 42 L113, uma das maiores da Busscar também, com a carroceria Urbanus. 

ônibus Scania articulado
 

Em 1994 foi desenvolvido um novo chassi de ônibus articulado por brasileiros e suecos da Scania, possuindo 18,5 metros de comprimento com capacidade para 180 passageiros e motor traseiro, permitindo esse aumento na capacidade. Foi num ano que os corredores de transporte coletivo começaram a ganhar terreno nas capitais brasileiras que ainda não possuíam.

Em 1995 foi lançado pela Scania o Double Decker, o K 113 TL.

Em 1996 inaugurou mais uma linha de montagem no Brasil em São Bernardo do Campo, para produção apenas de chassis, visando atender o mercado sul americano, que era o maior consumidor de ônibus Scania no mundo. 

Em 1999 a Gontijo ultrapassou a Cometa em número de ônibus Scania na frota, quando adquiriu de uma só vez 116 ônibus Scania série 4.

Pioneirismo da Scania

A fabricante sueca foi pioneira no Brasil no lançamento de novas tecnologias no mercado de ônibus:

- lançou o primeiro chassi pesado para ônibus no Brasil

- a primeira suspensão a ar

- o primeiro chassis para trólebus

- o primeiro articulado

- o primeiro intercooler

- o primeiro ônibus de piso baixo, produção iniciada em 1998.

 2000

Produziu no Brasil o primeiro ônibus com tração original 8x2, o rodoviário K 124. A Gontijo consolidou a posição de maior frotista de ônibus rodoviário Scania no mundo, com 1.150 unidades.

2003

Lançamento do chassi L94 para carrocerias de 15 metros com piso baixo, sem degraus nas portas dianteira e central. A fabricante conquistou o prêmio de empresa mais admirada entre as montadoras de ônibus.

Em 2004, após mais de 10 anos sem negociar para o mercado de São Paulo, a Scania forneceu ônibus de piso baixo para a Viação Santa Brígida.

Neste ano um dos maiores contratos da Scania foi feito com o grupo JCA, fornecendo 143 ônibus para quatro empresas pertencentes ao grupo. 

Projeto K 94 da Scania
 

Foi lançado o Projeto K 94 , com o intuito de aumentar a participação nos segmentos de fretamento, transporte intermunicipal e receptivos de turismo, para isso ofertando uma redução significativa no s preços dos veículos. O nome do projeto fez referência ao modelo K 94 IB4X2 NB, para transporte de passageiros em curtas distâncias, de até 200 km.

2011

A Scania foi a fornecedora de ônibus movidos a álcool para a Viação Metropolitana ( filial da atual Mobibrasil ? ) em São Paulo; sendo a pioneira também nesse quesito no transporte público em nosso país. 


Pesquisa : O Pioneiro, Jornal do Brasil ( RJ ), Cidade de Santos, Correio Braziliense, Diário do Pará, Jornal do Commercio ( RJ )



segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Tarifa única em linhas do Grande Recife

 Mais de 50 linhas de ônibus terão redução da passagem com a eliminação do anel B do sistema.

Os usuários dos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Olinda, Igarassu, Itamaracá e Abreu e Lima eram quem pagava mais caro pra se deslocar em linhas comuns, o Consórcio Conorte é quem mais tem linhas com a tarifa B atualmenteconfira a lista :

Tarifa B será extinta no Grande Recife

30 TI Rio Doce / Barra de Jangada

71 Candeias

73 Candeias ( bacurau )

129 Paiva / TI Cabo

139 Cabo / TI Cajueiro Seco

157 Gaibu / TI Cabo

158 Garapu / TI Cabo

159 Charneca / TI Cabo

172 Marcos Freire ( Bacurau )

178 Porto de Suape / TI Cabo 

181 Cabo ( Cohab ) / TI Cajueiro Seco

184 Cabo ( Bacurau )

185 TI Cabo

196 Nossa Senhora do Ó / TI Cabo

199 Camela / TI Cabo

201 Moreno / TI Jaboatão

258 Moreno ( Bacurau )

290 Bonança / Jaboatão

902 Mirueira / Macaxeira

910 Piedade / TI Rio Doce

948 Arthur Lundgren II / Macaxeira

1903 Araçoiaba / TI Igarassu

1905 TI Igarassu / TI Abreu e Lima

1906 TI Pelópidas / TI Macaxeira

1912 Caetés I / TI Abreu e Lima

1917 Caetés II / TI Abreu e Lima

1918 TI Igarassu ( circular )

1922 Pau Amarelo / TI Pelópidas

1928 Maranguape II ( Bacurau )

1929 Alameda Paulista / TI Rio Doce ( Maranguape I )

1931 Jardim Paulista Baixo / TI Pelópidas

1932 Jardim Paulista Alto / TI Pelópidas

1933 TI Abreu e Lima / TI Pelópidas

1934 Arthur Lungren I / TI Pelópidas

1935 Paratibe / TI Pelópidas 

1936 Mirueira ( Bacurau )

1940 TI - PE 15 ( Circular )  

1941 Arthur Lundgren II / TI Pelópidas

1943 Mirueira / TI Pelópidas

1944 Loteamento Conceição / TI Pelópidas

1945 Jaguarana ( Alameda ) / TI Pelópidas

1946 TI Igarassu ( PCR ) - BRT

1952 TI Rio Doce / TI Pelópidas

1953 Maranguape II / TI Pelópidas

1955 Engenho Maranguape / TI Pelópidas

1956 Igarassu ( bacurau )

1957 Caetés I ( bacurau )

1958 Costa Azul / TI Pelópidas

1964 TI Igarassu / TI Macaxeira

1966 TI Rio Doce ( circular )

1967 TI Igarassu ( Dantas Barreto )

1968 Ilha de Itamaracá / TI Igarassu

1969 Itapissuma / TI Igarassu 

1978 Loteamento Conceição / TI Rio Doce ( PE-22 )

1981 TI Rio Doce ( Conde da Boa Vista )

1982 Conjunto Beira Mar / Derby

1984 Loteamento Bonfim / TI Abreu e Lima

1985 Rio Doce ( Bacurau )

1988 Desterro / TI Abreu e Lima

1989 Loteamento Planalto / TI Abreu e Lima

1992 Conjunto Beira Mar / Derby

1993 Conjunto Praia do Janga

1994 Conjunto Beira Mar

1995 Pau Amarelo ( Bacurau )

2463 Araçoiaba TI Camaragibe

2920 TI Rio Doce / CDU

2930 TI Rio Doce / Dois Irmãos 

A tarifa única passa a valer a partir do dia 03 de março. 







 


quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Pluma Conforto e Turismo - história e curiosidades

A Pluma surgiu em 1954 mas só em 1966 ganhou mercado na área de ônibus substituindo a Boscatur S/A na linha Curitiba / Santa Maria.

Os carros da Pluma eram os mais confortáveis da época, contavam com serviço de bordo sob responsabilidade das rodo-moças apelidadas de Miss Pluma.

Em 1969 a Pluma com uma frota inicial de 34 ônibus, operando três linhas e um quantitativo de 170 funcionários. atendia : Porto Alegre - Curitiba, Santa Maria - Cruz Alta - Curitiba e Curitiba - São Paulo. 

ônibus leito da Pluma em 1969

Em 1971 um ônibus da Pluma transportou numa viagem pelos pontos turísticos de Curitiba, três beldades : a Miss Universo, a Miss estados Unidos e a Miss Brasil.

Neste a ano a empresa adquiriu 12 ônibus Scania  com suspensão a ar, carroceria Diplomata da Nielson.

Em 1972 na inauguração da estação rodoferroviária de Curitiba, o primeiro ônibus a dar partida no terminal foi um veículo da Pluma, na linha para São Paulo. Incorporou a Expresso Porto Alegre / Brasilia. pioneira no transporte entre Brasil e Argentina .

Em 1973 inaugurou a maior linha operada por ônibus na América Latina, com 3.250 km de extensão, trajeto feito em 48 horas, ligando o Rio de Janeiro a Buenos Aires com paradas estratégicas em dezenas de cidades turísticas no percurso. A ligação inaugurou também a passagem fracionada, com homologação do D.N.E.R onde o passageiro poderia descer em uma das cidades incluídas nas paradas do trajeto e após aproveitar os encantos do lugar embarcar em outro ônibus com a mesma passagem. Cidades atendidas pela linha Rio/Buenos Aires : São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Uruguaiana, Paso de Los Libres, Paraná, Santa Fé e Rosário.

Possuía neste ano uma frota de 106 ônibus, adquiriu mais 30 Mercedes para operar na nova linha internacional.

Passagem pelo túnel subfluvial  : no trajeto da linha uma das atrações é a travessia do Rio Paraná através do túnel que passa por baixo do Rio Paraná na divisa Entre Rios/Santa Fé.

1974

Em 1974 as concessões das linhas São Paulo/Cataratas/Assunção , Foz do Iguaçu/Assunção e São Paulo/Foz do Iguaçu foram transferidas para a Pluma. Colocou a partir deste ano ônibus leito na linha para Buenos Aires. 

1975

Reforçou a frota com 35 chassis Scania Vabis Super, carroceria Nielson. A linha Rio Buenos Aires era sinônimo de sucesso, com reservas de passagens com 10 dias de antecedência, fazendo a empresa colocar carros extras convencionais para atender a demanda.

Inaugurou a linha Foz do Iguaçu/Porto Stroessner no Paraguai, a mais curta linha de ônibus internacional, com 8 km apenas, porém entre duas cidades de intenso movimento de pessoas. Quatro empresas receberam autorização para operar na linha, duas brasileiras e duas paraguaias.

As linhas para Foz do Iguaçu e Assunción passaram a ter origem no Rio de Janeiro.

1976

anúncio dos novos ônibus da Pluma

Inaugurou as linhas Rio/Cascavel/Foz do Iguaçu, São Paulo/Santa Maria (RS ), Blumenau/São Paulo, Lages/Passo Fundo, Curitiba/Porto Alegre e a internacional Rio de Janeiro/Santiago

Iniciou a renovação total de sua frota, os chamados Air Bus da Pluma substituíram os ônibus que faziam linha para São Paulo; tinham chassi Scania Vabis.

Os onibus Diplomata da linha para Buenos Aires 

 

1977

Inaugura a linha Curitiba/Assuncion via Foz do Iguaçu.

1982

Porto Alegre / Passos de Los Libres

1986

Ganhou  concorrência junto com outras duas empresas para operar na linha Foz do  Iguaçu /Porto Iguaçu na Argentina .

Frota neste ano: 500 ônibus

Anúncio da Pluma

1987

Santos/Foz do Iguaçu

1997

Operava 67 linhas de ônibus nas regiões sul/sudeste do Brasil e também na América do Sul, com uma frota de 500 veículos, 1.500 funcionários e 75 filiais.

Pesquisa : Diário da Paraná , Jornal do Commercio ( RJ )

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

450 - Tabatinga/Boa Viagem - linhas extintas

Inaugurada em agosto de 1991, operada pela Rodoviária Metropolitana.

Seu itinerário atendia três bairros de Camaragibe : Tabatinga, Vila da Fábrica e Jardim Primavera , veja o trajeto;

Avenida Luiza de Medeiros, Estrada de Aldeia, Rua da Linha, Rua Severino dos Santos, Rua Pierre Coller, Rua Comendador Machado, Praça Luiz Antônio de Souza, Rua Pierre Colier, Rua Severino dos Santos, Rua da Linha, Avenida General Milton Cavalcanti, Rua Samuel Mack Dowell, Rua João Pessoa, Rua Casimiro de Abreu, Estrada de acesso ao Vale das Pedreiras, Rua Esmeralda, Rua Coral, Rua Turmalina, Rua Turquesa, Rua Ametista, Rua Ônix, Rua Água Marinha, Rua Turquesa, Rua Rubi, Rua Topázio, Estrada de acesso ao Vale das Pedreiras, Rua Cassimiro de Abreu, rua João Pessoa, Rua Samuel Mack Dowell, Avenida General Milton Cavalcanti

itinerário dentro de Camaragibe
 

Avenida Joaquim Ribeiro, Avenida Afonso Olindense, Rua Mário Campelo, Rua Isaac Buril, Avenida Professor Luiz Freire, BR 101, Avenida Recife, viaduto Tancredo Neves, Rua Ernesto de Paula Santos, Rua Visconde de Jequitinhonha, Avenida Domingos Ferreira, retorno na ponte com Rua Barão de Souza Leão, Domingos Ferreira, Rua Bruno Veloso, Conselheiro Aguiar, Ribeiro de Brito, viaduto Tancredo Neves, Avenida Recife, seguindo pelo itinerário de volta.

na outra parte do trajeto, os moradores da Várzea também eram beneficiados pela linha.

Conheça outras linhas extintas na Região Metropolitana do Recife, acessar página >>

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Mobilidade nos bairros : Campo Grande

 Em 1876 trafegava pela Estrada de Belém os trens dos trilhos urbanos de Olinda, duas estações contemplavam o arrabalde: Belém e Hipódromo do Campo Grande. 

Provável lugar da Estação Campo Grande, clique na imagem

Campo Grande foi um dos primeiros subúrbios a possuir linha regular de ônibus, em 1943, por iniciativa da Auto Viação Santo Antônio.

Em 1947 os jornais denunciavam o mal estado dos ônibus de Campo Grande, operados pelas empresas Santo Antônio e Imaculada, sujos, duros, sem molas, sem freios. Figuras ilustres da sociedade pernambucana utilizavam da linha, a exemplo de Silvino Lopes e o poeta Ascenso Ferreira. 

A Auto Viação Santo Antônio inaugurou o itinerário Campo Grande ( Rua Nova ), deixando de atender ao Recife Velho, pois antes seu terminal era na Rio Branco, gerando protestos dos usuários, confira o novo itinerário da linha : 

Circular de Campo Grande, Estrada de Belém, Avenida João de Barros, Avenida Visconde de Suassuna, Rua do Hospício, Rua do Riachuelo, Rua Aurora, Ponte Duarte Coelho, Rua do Sol, Rua Nova, Avenida Dantas Barreto ( terminal ). Avenida 10 de Novenbro ( Guararapes ). 

ônibus da linha Campo Grande

Em 1949 a Linhas Unidas já operava no bairro, fruto da união da Auto Viação Santo Antônio com a Imaculada ( ver matéria ).

Em 1950 a linha de Campo Grande era atendida por lotações, ônibus e micro-ônibus de diversas carrocerias, inclusive Ford e Metropolitana.

Em 1959 a Empresa Petrópolis operava no bairro até a chegada da CTU, que em 1960 trouxe os elétricos para a linha de Campo Grande via Espinheiro e via João de Barros/Visconde de Suassuna, num total de 12 veículos. 

Em 1962 mesmo com a CTU assumindo as linhas do bairro, algumas lotações conseguiram concessão para rodar na linha. 

Em 1963 a CTU retirou os carros da linha Campo Grande via Suassuna para a linha de Peixinhos, ficando o bairro com apenas um itinerário, via Espinheiro.

Em 1975 a CTU acrescentou seis ônibus opcionais carroceria Caio Norte na linha de Campo Grande.

Em 1980 com o zoneamento de linhas da EMTU, o bairro de Campo Grande passou a ser servido pelo Consórcio Amapá/ Machado.

 Mercado imobiliário

Nos últimos anos o bairro tem crescido verticalmente, com  aquisição de terrenos sem uso e casas antigas. O último lançamento em Campo Grande fica no terreno da antiga Associação Atlética do Bandepe, está sendo construído um empreendimento de grande porte no setor imobiliário: o Belém Boulevard, com duas torres, da ACLF Empreendimentos que chega ao Recife depois de vários empreendimentos de sucesso em Paulista, na RMR Norte.

Terreno da antiga Associação Atlética do Bandepe

Perspectiva de como ficará o Belém Boulevard

Atualidade

O bairro hoje é atendido por diversas linhas e empresas de ônibus, que trafegam principalmente pela sua principal via, a Estrada de Belém. 

Linhas que atendem ao bairro : 

812 Sítio Novo ( Av. Norte )

821 Jardim Brasil I ( Estrada de Belém )

823 Jardim Brasil II ( Estrada de Belém )

825 Jardim Brasil / Joana Bezerra

827 Jardim Brasil ( Bacurau )

846 Águas Compridas ( Bacurau )

860 TI  Xambá ( Príncipe )

2920 TI Rio Doce / CDU

2930 TI Rio Doce / Dois Irmãos

Em amarelo os limites do bairro, em vermelho as ruas do bairro por onde circulam linhas de ônibus

 Além destas o bairro é atendido por linha de transporte complementar: 110 Campo Grande / Afogados e 112 Casa Amarela / Bomba do Hemetério / Shopping Tacaruna

 Pesquisa : Diário de Pernambuco 

 



quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Greve de 1959 - fatos da busologia pernambucana

 Na greve de 1959 até uma empresa da Paraíba veio ajudar no transporte dos recifenses para os bairros. 

A greve ocorreu em Maio e durou quase uma semana.

intervenção da prefeitura na garagem da Borborema
 

A Borborema  foi a primeira das grandes empresas a receber a visita dos funcionários da prefeitura para forçar a saída dos ônibus das garagens.

Ônibus das Forças Armadas dando apoio na greve, flagrante de jornal da época.
 

Borborema, Petrópolis, Pedrosa e Linhas Unidas eram as maiores empresas na época, e as que iniciaram a greve. Nas matas de Aldeia e Pau Ferro foram encontrados 63 ônibus e lotações de pequenas empresas que segundo os proprietários foram obrigados a aderir a greve.

Motivo da greve: aumento das tarifas, com a intervenção da prefeitura, que mandou recolher todos os ônibus que estavam em estado de má conservação, o que foi feito de forma violenta, até mesmo arrombando as garagens das empresas para apreender os ônibus e também para que fosse garantido o atendimento a população com o restante da frota.


segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Córrego do Abacaxi - história e mobilidade

Em 1946 o Córrego do Abacaxi pertencia a Caixa D'água no subúrbio de Beberibe.

Em 1951 aparecia também como pertencente a Casa Amarela.

Em 1962 já se localizava em Águas Compridas ( distrito de Beberibe ) .

Mas peraí  , o córrego mudou de lugar ? Não é bem assim , é que os bairros não tinham muita definição de limites e eram pertencentes a áreas maiores como grande Casa Amarela , grande Beberibe , etc . 

linha Córrego do Abacaxi
 

A linha de ônibus R - 761 Recife / Córrego do Abacaxi em 1980 passou a fazer parte da área 13 no zoneamento da EMTU , com isso passou a trafegar pela Avenida Presidente Kennedy .

O novo itinerário não agradou aos usuários da linha , que há mais de 30 anos utilizavam a Avenida Beberibe como via de deslocamento para o Centro do Recife.

linha Córrego do Abacaxi em 1980

Em 1981 a linha foi recriada pela EMTU com o itinerário acima e operada pelo Consórcio Machado / Amapá . Em setembro , com a criação da faixa exclusiva para ônibus na Avenida Cruz Cabugá , a linha passou a fazer ponto de retorno na Rua do Riachuelo .

Em outubro de 1989 a linha passou a ser operada pela Empresa Metropolitana , depois pela Rodoviária Caxangá , com a inauguração do TI Xambá a linha passou a ser alimentadora do terminal , passando a se denominar 894 Alto da Sucupira ( Córrego do Abacaxi ) / TI Xambá .

 


IMÓVEIS - La Vie , Moura Dubeux no bairro da Várzea

Bairro da Várzea ganha mais um Moura Dubeux

Imóveis Depois do Reserva Polidoro , a Moura Dubeux inicia a construção de mais um novo edifício na zona oeste do Recife . O La Vie é o mais...