A Empresa Nápoles começou operando na linha de Cajueiro , em abril de 1960 , com uma frota de 18 ônibus , sua garagem ficava próximo da Avenida Beberibe , no Fundão .
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terça-feira, 9 de março de 2021
Empresa Nápoles - parte 1 , os primeiros 10 anos
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
A padronização da pintura dos coletivos do Recife
Medida foi implantada em 1975
Sabemos que o transporte por ônibus no Recife já teve várias reguladoras , uma delas , antes da EMTU ser criada , foi o Departamento de Concessões e Permissões ( DCP ) , esse órgão emitiu uma portaria em junho de 1975 determinando a padronização das cores , logotipos e legendas na frota de cada empresa.
Isso foi decidido depois que uma verificação nas empresas de transporte que atuavam por aqui , constatou que as operadoras posssuíam pinturas diversas em suas frotas , dificultando por parte do usuário a identificação do ônibus de sua linha . Além desse fator , outro apontado entre os técnicos do DCP era a poluição visual urbana , causada pela diversidade de pinturas numa mesma empresa de ônibus.
Veja algumas que atuavam na época da implantação da medida.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021
A linha do meu bairro : Guabiraba
Servido nos anos 70 pela Expresso Oliveira ( 15 ônibus ) da linha Paratibe e pela CTU ( 14 ônibus ) , o bairro de Guabiraba teve sua linha criada ainda nos anos 60 .
Em 1973 a Empresa Pedrosa adquiriu da CTU o direito de explorar a linha , colocando 15 ônibus novos para operar no bairro .
Em julho de 1975 um grave acidente com o ônibus da Pedrosa que fazia a linha , deixou 27 feridos , quando o veículo ao tentar ultrapassar um elétrico da CTU deu de cara com um trator , no Largo Dom Luiz em Casa Amarela .
Em 1982 foi criado pela EMTU um itinerário secundário , integrando os ônibus diesel ao elétrico da CTU , fazendo baldeação no terminal da Macaxeira .
Em 1985 três ônibus da CTU faziam o trajeto Guabiraba / Macaxeira , beneficiando 3 mil pessoas por dia .
Nos dias atuais o bairro de Guabiraba é atendido por outras linhas , a Transportadora Globo faz a 640 - Guabiraba / Derby e a 642 - Guabiraba ( Córrego do Jenipapo ) , as vãs do transporte complementar fazem o itinerário Sítio dos Macacos / Guabiraba , linha 115 , criada em 2003.
Pesquisa : Diário de Pernambuco
domingo, 14 de fevereiro de 2021
Totó ( Abdias de Carvalho ) entra para o rol de linhas extintas , conheça outras que já deixaram de circular no Grande Recife
Em fevereiro de 1981 a EMTU criou a linha R - 323 Totó ( Abdias de Carvalho ) , com 10 ônibus , atendidos pela A.V.S .
Com isso foram extintas as linhas R - 255 Totó ( via Estância ) e a R - 252 Curado I ( via Jangadinha ) .
O itinerário da linha Totó ( Abdias de Carvalho ) era semelhante ao que existe hoje , com algumas modificações , veja :
Avenida Liberdade ( terminal ) ;
Rua Padre Ibiapina ;
Rua Aprígio Guimarães ;
Rua Paulino de Farias ;
Rua Juvêncio Marques Cunha ;
Rua 11 de Agosto ;
BR 232 ;
Rua Carlos Gomes ;
Rua Real da Torre ;
Rua José Osório ;
Ponte da Capunga ;
Rua Joaquim Nabuco ;
Rua Amaro Bezerra ;
Rua Jener de Souza ;
Praça do Derby ;
Avenida Carlos de Lima Cavalcanti ;
Avenida Conde da Boa Vista ;
Ponte Duarte Coelho ;
Avenida Guararapes ;
Rua Cleto Campelo ;
Rua Siqueira Campos ;
Avenida Martins de Barrros ;
Ponte Maurício de Nassau ;
Avenida Marquês de Olinda ;
Rua do Bom Jesus ;
Praça Artur Oscar - Arsenal ( ponto de retorno ) .
Veja outras linhas que foram extintas do sistema de ônibus da Região Metropolitana do Recife . Visitar página >
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021
Do Expresso Metropolitano a Mobi - PE , conheça a história de uma das maiores empresas de ônibus de Pernambuco
A atual empresa de ônibus teve suas origens lá atrás , ainda nos anos 60.
Expresso Metropolitano
Em 1962 a Expresso Metropolitano era responsável pela linha nº 77 Cavaleiro . Em 1968 a empresa fazia também a linha de Jangadinha ( via Sancho ) .
Em 1969 os bens do Sr Francisco Monteiro , proprietário da Expresso Metropolitano foram disponibilizados à justiça , e constavam de 20 unidades de primeira classe.
Em 1979 a linha Cidade Universitária ( Casa Amarela ) também era atendida pela Expresso .
Nesse ano a Expresso Metropolitano já tinha como sócios a família Chaves ( Paulo , José e Aristeu ) ; e já operava a linha do Ibura .
Em 1981 mais uma linha , a R - 241 Vila dos Contínuos era operada pela empresa . Em maio a EMTU criou a linha Tejipió , e a Expresso ganhou concessão para operá - la .
Rodoviária Brasília
Em 1982 a Empresa Metropolitana Ltda , da família Chaves , adquiriu a Rodoviária Brasília , na época em que a EMTU dividiu a região metropolitana em 16 áreas , o chamado zoneamento , onde várias empresas pequenas saíram de circulação ou formaram consórcios . A Metropolitana ficou com a área 09 , região antes atendida pela Rodoviária Brasília e com a área 04 , corredor José Rufino . Para ficar por dentro do zoneamento que dividiu a região metropolitana em áreas operadas por empresas e consórcios acesse : https://www.transportes-daniel.blog.br/p/zoneamento-da-emtu.html .
A Metropolitana cresceu comprando outras empresas , antes da Brasília já havia adquirido a Bela Vista , a Lusitana e a Continental ( Zona Oeste ) .
Rodoviária Metropolitana x Empresa Metropolitana
Em julho de 1982 a Rodoviária Brasília teve sua denominação alterada para Rodoviária Metropolitana . Enquanto isso a Expresso Metropolitano teve a denominação mudada para Empresa Metropolitana Ltda . A Rodoviária Metropolitana iniciou suas atividades com 100 ônibus .
A Rodoviária Metropolitana operou linhas municipais em Camaragibe , com a marca Transmetro , com a inauguração do SEI Camaragibe , a Transmetro deixou de existir.
Em 1997 a ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos criou o prêmio ANTP de qualidade , e a Rodoviária Metropolitana foi a primeira vencedora . Em 1999 , mais uma vez a empresa foi coroada , feito comemorado de forma inédita pela RME , pois os clientes foram contemplados com um domingo inteiro de viagens gratuitas em todas as suas linhas ; no mesmo ano a RME conquistou a certificação ISO 9001 .
Em 2003 adquiriu a CRT ( oriunda da CTU ), época em que foi pioneira em inovações no transporte do grande Recife ; implantou câmeras internas , elevadores de acessibilidade para toda a frota e deu início ao uso do GPS no monitoramento dos seus ônibus .
Em 2008 expandiu suas fronteiras , adquirindo uma empresa de ônibus de São Paulo , do consórcio Unisul , com uma frota de 330 ônibus .
Em 2011 , começou a mudar seu nome fantasia, primeiramente no fretamento, utilizando Mobibrasil nos ônibus que atendiam às empresas de Suape ; nesse mesmo ano concorreu a licitação de Sorocaba e ganhou , adquirindo também uma empresa em Diadema , expandindo assim as operações no estado de São Paulo . Foi em São Paulo também , que a Mobi começou a operar os primeiros ônibus movidos a etanol no país .
Em 2013 houve a unificação da marca em Pernambuco , levando a Rodoviária Metropolitana e a CRT a adotar o nome em suas frotas .
Em 2014 , ao vencer a licitação do lote 02 das linhas do Grande Recife , passou a operar o Corredor Leste - Oeste ( sistema BRT ).
Pesquisa : Livro Mobi - histórias em movimento e Diário de Pernambuco ( acervo )
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